quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Check in para a próxima fase

Depois da primeira ronda no grupo concluída e com 3 vitórias, o FC Porto tem já amanhã a oportunidade de garantir o apuramento e caso o Rapid não vença o CSKA e o FC Porto vença o seu jogo, garantir igualmente o primeiro lugar.

Esta conjugação de resultados seria ouro sobre azul. Permitiria ao FC Porto dar prioridade absoluta para o campeonato e taça de Portugal, nos jogos que intercalam com os 2 próximos desafios da Liga Europa, depois de amanhã.

Mas fundamental é o FC Porto garantir os 3 pontos e manter-se nesta caminhada perfeita em todas as competições que tem jogado.

Não será o mesmo Besiktas, do último jogo, que o FC Porto irá encontrar. Agora que conta com alguns jogadores que não jogaram, para além de estar mais forte, está sob maior pressão, pois em caso de não ganhar e o Rapid vencer o seu jogo, poderá ficar em posição delicada, com igualdade pontual com este Rapid.

Mas não é esperado um Besiktas dominador e balanceado para o ataque. Esta equipa não joga assim fora de casa e não será frente ao FC Porto que o fará, até porque um empate será um resultado positivo para o Besiktas.

O FC Porto para além desta motivação de poder fechar já amanha as contas tem outra preocupação em mente, que é o jogo do próximo domingo. Apesar de não quererem demonstrar será claro durante o jogo essa preocupação, no bom sentido, preocupação no ritmo do jogo e na escolha dos jogadores. E faz sentido que assim seja. Uma equipa de alto nível e um treinador atento não pode estar apenas preocupada com o próximo jogo. Há que planear a curto prazo os jogos, os cartões, o esforço dos jogadores, tudo, agora ao nível da concentração, o próximo objectivo é de facto o Besiktas.

Para este jogo, Villas Boas já sabia que não podia contar com Fernando e Maicon, expulsos no último jogo e no caso de Fernando igualmente limitado fisicamente, pelo que as entradas e saídas, comparativamente com a última convocatória acaba por não demonstrar poupanças para o jogo de domingo. No caso de Sapunaru e Fucile, continua a rotação, desta vez, foi Sapunaru a ficar de fora de jogo, o que poderá ser um indicador que Sapunaru será titular no domingo.

Lista de convocados: Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, Walter, Souza, Beto, Castro, Rúben Micael e Otamendi.

Jogando em casa e com vontade de assumir o jogo e vencer, Villas Boas deverá apostar no esquema habitual 4X3X3 mas com alterações de protagonistas. João Moutinho não deverá ser titular e no ataque Cristian Rodriguez deverá substituir Varela ou Hulk. Falcão é outra das dúvidas na titularidade, nos 5 jogos na Liga Europa só não marcou no jogo da segunda mão frente ao Genk. Outra alteração que Villas Boas poderá apresentar é na baliza, com Beto a assumir a titularidade.

Equipa provável: Beto, Fucile, Alvaro, Otamendi e Rolando, Souza, Guarin e Belluschi, Varela, Cristian Rodriguez e Walter.
A venda de bilhetes tem estado muito concorrida mas presume-se que seja mais pelo jogo de domingo do que propriamente para o jogo de amanhã, mas nunca é demais incentivar os adeptos, sobretudo os que estão mais perto do Dragão a estar presentes a apoiar a nossa equipa.

A SIC volta a transmitir o jogo do FC Porto (20:05), o que por um lado significa que o FC Porto irá vencer, por outro, que vai voltar a insultar os jogadores do FC Porto, chamando-lhes Gaitan e companhia... fica o apelo para o corte no som da televisão ou então, assistir aos comentários de uma estação turca ou inglesa...

Força Porto.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Logo espera-se que o Porto, apesar da necessária gestão do plantel depois do fisicamente exigente jogo de Coimbra, consiga os 3 pontos, que garantam definitivamente a qualificação.

O ideal será resolver a contenda na primeira parte, para que na segunda se possa dar o necessário descanso aos mais jogadores mais utilizados.

O Porto tem pois de entrar dominador e controlador desde o primeiro minuto para levar de vencida esta aguerrida e lutadora equipa turca.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Apenas a 72 horas de um jogo contra o Benfica, que não sendo decisivo, é muito importante, um clássico de grande emoção e com uma rivalidade extrema, que F.C.Porto frente ao Besiktas, sabendo-se que uma vitória coloca o conjunto de Villas-Boas na fase seguinte da Liga Europa?

Espero que um Porto capaz de fazer o que é necessário para resolver, desde já o problema e seguir em frente.

Um abraço