quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço Ano 2010 * Modalidades

Hóquei em Patins

Eles reescrevem a história ano a ano. Sagraram-se Eneacampeões - por outras palavras, e para quem não sabe, chegaram ao nono título consecutivo -, deixando para trás um penta (1983-87), um tri (1989-91) e um bi (1999, 2000). Impermeáveis a qualquer mudança de modelo competitivo - com ou sem play-off - e indiferentes às contraridades de velhas ou novas regras, eles dominam a cena nacional de forma inédita e estão a apenas um campeonato de igualar o Benfica em número de títulos, não tendo rival.







Andebol

O F. C. Porto sagrou-se, Bicampeão nacional de andebol, depois de vencer de forma expressiva, por 37-25, o ABC, em Braga, em jogo da oitava jornada da fase final.
No final da partida, assistiu-se à comemoração efusiva dos jogadores e dos adeptos, que marcaram presença em bom número no pavilhão Flávio Sá Leite.

“Nunca duvidei da conquista deste título. Fomos a equipa mais regular e ganhámos com justiça. Tenho contrato e vou continuar no F. C. Porto”, garantiu o treinador Ljubomir Obradovic, instantes depois de se ter sagrado campeão, pela primeira vez, com o emblema do dragão, já que, na época anterior, era Carlos Resende o técnico da equipa.

Os dragões conquistaram o 15.º título do seu historial, ficando a dois do Sporting, que, com 17 triunfos, continua a ser o clube com mais vitórias na modalidade.

“Todos os jogadores foram importantes. Não falhamos nos momentos certos, tivemos cabeça, organização e fomos regulares. É uma alegria enorme, pois é o culminar de um ano de trabalho, onde tivemos que nos privar muito da família”, disse o guarda-redes Hugo Laurentino, um dos elementos fundamentais na conquista do título.

Ricardo Moreira, que apontou seis golos na partida da consagração, mostrou-se muito emocionado: “É um grande orgulho pertencer a este lote restrito de jogadores que se estão a sagrar bicampeões. As duas inesperadas derrotas no começo de época tornaram-nos ainda mais fortes, pois, a partir daí, praticamente ninguém nos conseguiu parar. Os adversários reconhecem que somos justos campeões e isso diz tudo sobre o que foi o nosso percurso ao longo da época”.

Basquetebol

Vencedores da Taça Hugo Santos

FC Porto 74 - Ovarense 53

O que me satisfaz é ver o sorriso dos rapazes." Foi assim que Moncho López explicou o que sentia após conquistar o primeiro troféu em Portugal e pelo FC Porto. O caso não era para menos, uma vez que os portistas há muito que não saboreavam uma vitória, e pairava no ar alguma urgência em consegui-lo.
A vitória na Taça Hugo dos Santos, que substituiu a Taça da Liga, foi justa e incontestável.


Vencedores Taça de Portugal

FC Porto 71 - Ovarense 70

O FC Porto somou o segundo troféu da época, ao conquistar a 12ª Taça de Portugal do seu historial, depois de bater a Ovarense num jogo pleno de emoção. Curiosamente, os vareiros já tinham sentido o poder de fogo dos dragões na final da Taça Hugo Santos, prova que veio substituir a Taça da Liga no calendário nacional. Mais uma vez, em provas a eliminar, a equipa de Moncho López revelou uma grande solidez colectiva, que contrasta com a irregularidade que foi evidenciada no campeonato, e que por conseguinte não conseguimos vencer.


Desporto Adaptado

FC Porto conquista 4ª Supertaça consecutiva de Ténis de Mesa

A equipa de desporto adaptado do FC Porto venceu, pela quarta época consecutiva, a Supertaça de ténis de mesa,
A equipa, orientada por Rui Vicente e Pedro Marques e constituída por António Macedo, António Santos e Eduardo Silva, derrotou o Clube de Gaia por 3-1.

Tri na Taça de Portugal de Ténis de Mesa

A equipa de desporto adaptado do FC Porto venceu, pela terceira época consecutiva, a Taça de Portugal de ténis de mesa.

Para erguer o troféu, a equipa orientada por Rui Vicente e Pedro Marques, e constituída por António Macedo, António Santos e Eduardo Silva, venceu o Clube de Gaia, por 3-0, e o Clubes Especiais da Madeira, por igual marca.

De recordar que o FC Porto é o actual campeão nacional de ténis de mesa por equipas. A formação treinada por Rui Vicente e Pedro Marques conquistou em 3 de Julho deste ano o ceptro no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim, onde António Macedo, Eduardo Silva e António Santos se superiorizaram à concorrência e garantiram o triunfo portista.

Bilhar

Faleceu Rosa de Fátima

Pioneira do bilhar feminino em Portugal, no âmbito da secção da modalidade do FC Porto, Rosa de Fátima Almeida faleceu a 4 de Fevereiro, em Angola, vítima de doença prolongada. Aos 47 anos, a antiga atleta e seccionista deixa um legado de cerca de duas décadas ao serviço do bilhar.

FC Porto no quarto lugar da Taça da Europa

O FC Porto classificou-se no quarto lugar da Taça da Europa de bilhar às três tabelas, que decorreu em Estrasburgo (França).

A equipa formada por Daniel Sanchez, Sayginer, Rui Manuel e Paulo Andrade foi derrotada nas meias-finais pelos espanhóis do Caseta Nova, por 3-1. No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, os dinamarqueses do BK Gröndal bateram os Dragões por 4-0.

FC Porto conquista Taça de Portugal

O FC Porto conquistou pela terceira vez consecutiva, a Taça de Portugal em carambola. A equipa formada por Rui Manuel, Paulo Andrade, Alípio Jorge e Fernando Cunha bateu o Clube de Bilhar da Amadora por 3-1, numa partida disputada no Estádio da Luz.


Sanchez tricampeão mundial

Daniel Sanchez, bilharista espanhol que representa o FC Porto, sagrou-se campeão mundial de três tabelas, tendo batido na final do torneio realizado em Sluiskil (Holanda) o belga Eddy Leppens. O catalão fez o tri na maior prova do mundo, que já vencera em 1998 e 2005, títulos que enriquecem um palmarés onde figuram três europeus e dois Jogos Mundiais. Sanchez termina da melhor forma uma época marcada pela irregularidade e em que ocupava o 12º posto no ranking mundial. O seu trajecto até à final passou por vitórias sobre A. Yu Duong (3-0), Jae Hyung (3-1), Dion Nelim (3-2), Dick Jaspers (3-0) e Sung-Won Chon (3-1). No jogo do título, recuperou de uma desvantagem de 0-2 (10-15, 5-15, 15-10, 15-1, 15-12).

Atletismo

FC Porto confirma fim da secção de atletismo

O FC Porto decidiu suspender a secção de atletismo devido à actuação “ilegal, intolerável e indecorosa ” do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), contra o clube azul e branco.

Fernando Oliveira, responsável pela secção de atletismo no clube dirigido por Pinto da Costa, anunciou que a modalidade dentro do FC Porto será “suspensa na sequência da mudança dos regulamentos do atletismo na assembleia-geral de 24 de Julho, mas apenas comunicada oficialmente a 1 de Setembro”.

Natação

Marta Marinho conquista medalha de prata na Taça Latina

Marta Marinho subiu ao 2º lugar do pódio nos 100 metros costas, ao fazer a marca de 1:04.49, na Taça Latina de natação, em Mar del Plata (Argentina).

FC Porto Dolce Vita vence Taça de Portugal

O FC Porto Dolce Vita conquistou a Taça de Portugal, depois de dominar os Campeonatos Absolutos de Verão/Open de Portugal, disputados no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra. Os Dragões obtiveram 14 títulos nacionais, bem como duas medalhas de prata e quatro de bronze, bem à frente da segunda equipa portuguesa, o Sporting, com cinco títulos.

Europeus: Sara Oliveira foi oitava na final dos 100m mariposa

Sara Oliveira, do FC Porto Dolce Vita, sagrou-se como a oitava melhor da Europa nos 100m mariposa. A nadadora obteve o tempo de 59.04s na final da especialidade, não conseguindo melhorar a marca obtida nas meias-finais (58.76s), que constitui recorde nacional.

A atleta do FC Porto Dolce Vita foi a primeira nadadora portuguesa a apurar-se para uma final dos Europeus de natação de 2010, que decorrem em Budapeste.

Sara Oliveira deu três recordes ao Estadual do Rio de Janeiro

Sara Oliveira, nadadora do FC Porto Dolce Vita, venceu os 50, 100 e 200 metros mariposa do Campeonato Estadual Absoluto de Verão do Rio de Janeiro, estabelecendo novos recordes da competição nas três distâncias, antes de respirar fundo e concluir os 100 metros livres na terceira posição.

Sara, que se distinguiu como a nadadora «mais eficiente» da prova brasileira, condição que lhe valeu a conquista de mais um troféu, contribuiu decisivamente para a vitória absoluta do Fluminense, somando 314 pontos na competição, na qual participou com o acordo do FC Porto e autorização federativa.

O Campeonato Estadual Absoluto de Verão do Rio de Janeiro – Troféu Dr. Rogério Carneiro, decorreu no Parque Aquático Maria Lenk, na zona oeste da cidade.

FC Porto Dolce Vita domina Torneio Speedo

O FC Porto Dolce Vita venceu destacado o XXI Torneio Speedo, que se disputou na piscina de Paços de Ferreira. Nas dez provas de absolutos cumpridas, o FC Porto venceu nove, conseguindo o pleno no sector feminino. Em 90 pontos possíveis, a equipa Portista obteve 88 (97,7%), seguido pelo Sporting com 63 e pelo Clube de Natação da Amadora com 60.

Destaque especial para o recorde nacional absoluto conseguido pelo quarteto feminino (Sara Loureiro, Alexandra Oliveira, Joana Rodrigues e Marta Marinho) nos 4x200m livres.

Tricampeão Nacional Feminino e Vice-Campeão Nacional Masculino

Sem surpresa, FC Porto/Dolce Vita, em femininos, e Amadora, em masculinos, dominaram e renovaram os títulos.
Mas as portistas, que chegaram ao Tri pela quarta vez nos 33 anos de história da prova, fizeram-no com requinte: bateram o recorde absoluto de pontos (138) num campeonato de clubes, só não ganhando três das 16 provas disputadas, e ainda festejaram os únicos três recordes absolutos da competição: 100 costas por Marta Marinho, 4x100 livres no sábado e ontem os 4x200 livres, com Sara Oliveira, Sara Loureiro, Joana Rodrigues e Marta Marinho a nadarem em 8m14,13s,melhorando em mais de quatro segundos o tempo que tinham há menos de um mês (8.18.69).
Se as portistas afinal deixaram a descoberto a fragilidade das adversárias, ganhando com 40 pontos de vantagem sobre o Sporting, em masculinos o Clube de Natação da Amadora, mesmo sem Carlos Almeida, dilatou a vantagem que já ostentava no primeiro dia e bateu a outra equipa do FC Porto, terminando com uma vantagem folgada de oito pontos. 


Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 2010 no Dubai

Sara Oliveira bateu três recordes nacionais no Mundial, nos 50 (26.78), 100 (58.31) e 200 metros mariposa (2:08.54)

Ouro e mínimo europeu no Meeting de Maribor

Marta Marinho ganhou o ouro no Meeting de Maribor, que se disputou nessa cidade Eslovena, enquanto a júnior de primeiro ano Paula Oliveira, além de conseguir dois pódios, conseguiu um mínimo para os Campeonatos da Europa da categoria.

Marta Marinho venceu os 50 e os 100m costas e ainda os 100m livres, sempre com tempos muito próximos do seu melhor. A jovem Paula Oliveira (14 anos) foi medalha de prata nos 50m e bronze nos 100m bruços, com um tempo que é mínimo para o Europeu Júnior.

Superleague Formula

Álvaro Parente conquistou 4 vitórias para o FC Porto na Superleague Fórmula, terceira do pecúlio pessoal do piloto portuense.
Álvaro Parente terminou o ano com 35 mil euros amealhados e o sétimo lugar da tabela de pontos. O Anderlecht foi o campeão e teve mais de 1,6 milhões de lucro.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Feliz Ano Novo.

Um abraço

Anónimo disse...

Grande revista do ano Portista, numa atenta resenha do que foi amealhado. Para o ano continua!

Entretanto, votos de boa passagem de ano e um Feliz Ano Novo, é o que desejo a todos vocês em geral e ao amigo Paulo Silva em particular, como a todos os amigos que neste blogue se têm ganho.

Abraço.