sábado, 1 de janeiro de 2011

Eles estão de volta...

Dia de ano novo, dia de treino e logo com uma assistência de 6 mil adeptos, bem mais do que muitos estádios da primeira liga ao fim de semana. Os adeptos estão com a equipa e aqueles que estavam mais perto não perderam a oportunidade de ir ver estes campeões.

A competição volta já amanhã com a Taça da Liga, estreia oficial esta época do FC Porto na 4ª edição da mesma. O adversário amanhã é o Nacional, mas nesta fase o FC Porto irá encontrar no Dragão o Beira Mar e em Barcelos o Gil Vicente.

Esta fase irá ser jogada neste mês de Janeiro, mês que irá ter 7 jogos oficiais, dos quais 5 serão no Dragão. Oportunidade única para os adeptos do FC Porto verem a equipa em acção em 3 frentes: Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal.

O ano de 2010 terminou contudo a vontade de ganhar e a motivação para conquistar títulos aumentou, pois 2011 será sem dúvida o ano da confirmação do excelente término da época passada bem como o arranque exemplar já desta época.

E é com este espírito que amanha o FC Porto irá entrar em campo, naquele que à partida é o jogo mais difícil desta fase. Uma vitória significa um passo importante para a próxima fase e sobretudo a garantia de jogar na próxima fase em casa.

O Nacional, pelas declarações que saíram na comunicação social, está apostado em contrariar o poder do FC Porto. Trata-se de uma equipa com bons jogadores, mas tem sido bastante irregular na Liga. Já este ano as duas equipas defrontaram-se na Madeira e foi um jogo em que claramente o FC Porto dominou.

Pela convocatória de Villas Boas percebe-se que ao contrário das primeiras 2 edições da Taça da Liga, em que o FC Porto não deu prioridade às mesmas, este ano será mais um troféu que o FC Porto ambiciona, apesar do número elevado de indisponíveis. Mas só amanhã com o onze inicial poderá se perceber em concreto a prioridade que o FC Porto irá dar a esta competição. Faz todo o sentido que seja mais uma prova para conquistar, não obstante que o Campeonato e a Liga Europa sejam as apostas fortes.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Sereno, Walter, James, Sapunaru, Souza, Castro, Ukra, Rúben Micael e Kieszek.

Com Beto, Alvaro Pereira, Falcão e Cristian Rodriguez lesionados, Fernando e Varela, apesar de estarem aptos, não possuem ritmo, Mariano ainda sem a inscrição confirmada pela Liga e Otamendi por opção, todos os restantes jogadores estão na convocatória, com destaque para André Castro, que hoje se falou num jornal diário que iria neste fim-de-semana assinar pelo Gigon, um contrato de empréstimo com opção de compra, o que a ser verdade, será um mau acto de gestão por parte da SAD.

Não conhecendo em pormenor, como Villas Boas conhece, a condição física dos convocados é de esperar um onze forte para defrontar o ambicioso Nacional. Na defesa é de esperar a titularidade de Kieszek e Fucile, este último que renovou o contrato durante a semana que passou. No meio campo é de esperar o trio mais forte, Guarin, Moutinho e Belluschi. No ataque, dadas as limitações, Hulk, Walter e James deverão alinhar de início.

Equipa provável: Kieszek, Fucile, Rafa, Rolando e Maicon, Guarin, Moutinho e Belluschi, Walter, Hulk e James.

Para dirigir este encontro foi nomeado Olegário Benquerença, naquele que será um regresso aos jogos do FC Porto, depois de más arbitragens quer de jogos do FC Porto quer dos adversários directos, estes últimos com claros benefícios, na época passada. Mas este árbitro é o tal do Vitória Guimarães-Benfica, o tal crucificado por não ter feito nesse jogo o que fez o ano passado, durante toda a época, principalmente num jogo da Taça da Liga entre Benfica-Nacional.

Esperemos que não se verifique tão má arbitragem e que possa no final do jogo passar à margem do mesmo.

O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.

Ricardo Jorge

Sem comentários: