segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Andebol * Reale Ademar 33 - FC Porto 27


Oitavos-de-final da Taça EHF * 2ª. Mão

Publicado no jornal "O Jogo" por R.G.

Reale Ademar 33 (15+18)
Losert, Álamo, Costa (3), Stranovsky (8), Castresana (2), Montoro (4), Mikel (6), Castro, Carou, Chernov, Buntic (2), Goñi (1), Andreu, Krivoschlykov (7)

FC Porto Vitalis 27 (13+14)
Laurentino, Andrade (3), Moreira (5), Rocha (3), Grilo (1), Mota (2), Carmo (6), Duarte (3), Augusto (2), Silva, Pesqueira, Spinola (2)

Parciales: 3-2, 5-5, 7-6, 10-8, 14-10, 15-13, 17-16, 20-17, 23-20, 26-22, 29-26, 33-27

O FC Porto foi afastado da Taça EHF, pelo Ademar Leon, de Espanha, uma das equipas candidatas a vencer a prova. Com sete estrangeiros no plantel (dois russos, um eslovaco, dois croatas, um argentino e o português Ricardo Costa), a formação de Jordi Ribera era amplamente favorita, perante um FC Porto com um plantel bem mais curto e que esteve privado de Wilson Davyes, viu Tiago Rocha voltar a lesionar-se, desta vez na anca, e ficou sem o capitão Ricardo Moreira, desqualificado, desde os 40 minutos.

Se os dragões tinham surpreendido em casa, ao vencerem por 26-25, ontem quase iam mais longe, discutindo o jogo até cerca de seis minutos do final, quando Filipe Mota, aos seis metros falhou uma bola que poderia colocar o resultado em 28-26... No contra-ataque, os espanhóis sentenciaram a partida, ganhando a batalha, e a guerra, perante uns guerreiros - como Obradovic apelida os atletas - que mostraram enorme capacidade de luta e caíram de pé. Os diversos sistemas defensivos usados pelos dragões fizeram mossa no ataque da casa, que, perante 4500 adeptos, apenas no fim respirou de alívio, com um resultado enganador.

Figura
Hugo Laurentino
Homem das mãos de ferro
O guarda-redes do FC Porto voltou a fazer uma excelente exibição. Bem apoiado pelos colegas, Laurentino terminou o encontro com 18 defesas, para 33 golos sofridos, o que resulta em 35% de eficácia, perante alguns dos melhores rematadores espanhóis.

Ljubomir Obradovic
"Fizemos dois jogos muito bons"
"Entrámos bem, mas depois o nosso principal pivô lesionou-se e fomos obrigados a mudar o sistema de jogo, com quatro laterais, o que não é igual", começou por explicar Ljubomir Obradovic. "Mais tarde perdemos o nosso capitão, perdemos alguma concentração e o jogo. Há que dar os parabéns ao Ademar e desejar sorte para o que resta da competição", disse ainda o técnico sérvio, considerando que "o FC Porto fez dois jogos muito bons" e que esta foi uma "grande experiência para uma equipa jovem como esta". A finalizar, explicou: "Somos uma equipa de guerreiros, que luta do príncipio até ao fim, sempre ligada ao jogo. Mas depois de perder Moreira e Tiago não é fácil...".

No dia 2 de Março às 20h00, o FC Porto desloca-se Lisboa, para defrontar Belenenses em jogo da 19ª. jornada do campeonato nacional.

2 comentários:

Dragão penafiel disse...

Eu fui um dos Dragões que fui ver o jogo a León, um jogo difícil mas os nosso guerreiros lutaram até ao fim! quem vê o resultado não imagina o que eles lutaram contra o Léon e contra a outra equipa... os Ucranianos .
Deixo os meus para bens a equipa e o treinador
Já agora sábado temos um jogo de hóquei contra um clube da segunda circular ....apareçam para fazermos a vida deles um inferno !!!

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo,

Infelizmente, nós em termos de andebol somos muito pequeninos na europa. Quando jogamos o apuramento para a EHF Champions League no Dragão Caixa, diante do Dinamo de Misnk, fomos roubados indecentemente por uns dinamarqueses encomendados.
Ainda hoje, acho que o golo do Ricardo Moreira que nos dava o apuramento, invalidado por milésimos de segundo foi legal. Eu estava atrás da baliza e ele remata antes do toque de final de partida. Durante o jogo os bielorussos usaram e abusaram do físico e esses “encomendados” dinamarqueses só deram a primeira exclusão ao Dínamo aos dois minutos e meio da segunda parte!!!!

Enfim temos de continuar a lutar no andebol, um apuramento para a EHF Champions League é essencial para obtermos reconhecimento e mérito internacional.

E como disse o nosso treinador Ljubomir Obradovic, nós somos"Um clube de guerreiros"


"Eu gosto de guerreiros, de pessoas que lutam e se entregam às coisas, e o FC Porto é um clube de guerreiros: os jogadores são guerreiros, os directores são guerreiros, os adeptos são grandes guerreiros e estão sempre connosco",

No Sábado é um jogo essencial. O Dragão Caixa tem de estar em labaredas, temos de vencer os mouros.

Este ano estamos menos bem, por culpa própria, e também por erros de arbitragem que nos prejudicaram (o jogo com o Candelária em que empatamos, o roubo foi gritante).

Os mouros, que fizeram uma época anterior desastrosa, reforçaram-se bem esta época, mas ...depois de termos vencido na Luz (6ª. jornada), pensei que iríamos retomar a caminhada imparável rumo ao 10º. título consecutivo, mas o empate caseiro com o Candelária (7ª. jornada), fez nos tremer, e na 11ª. e 15ª. jornada quando perdemos com a Juventude de Viana e Oliveirense do nosso Tó Neves, as coisas complicaram-se ainda mais, assumindo o Benfica a liderança, e a Oliveirense a vice liderança.

Mas eis que o Benfica também perdeu pontos, e temos tudo ao nosso alcance para recuperar os pontos perdidos. Se vencermos o Benfica, daremos um passo decisivo na discussão pelo título, e poderemos valer a nossa experiência na luta final.

Espero que consigamos conquistar o histórico 10º. titulo consecutivo.

Abraço

Paulo