sábado, 26 de março de 2011

Andebol * 4 reforços para o plantel portista

Publicado em fcporto.pt e jornal "O Jogo"

Quatro novos nomes vão integrar a equipa de andebol azul e branca. O cubano Alfredo Quintana (guarda-redes) e os angolanos Edvaldo Ferreira (primeira linha), Elias Nogueira (ponta esquerda) e Adelino Pestana (ponta direita) são os jogadores cuja contratação o FC Porto Vitalis já assegurou.

Alfredo Quintana é o grande destaque, até porque Edivaldo e Elias já marcaram presença na convocatória para o último jogo no Dragão Caixa, onde o FC Porto Vitalis derrotou o Benfica.

Quintana, de 23 anos, será reforço para a baliza portista. De origem cubana, já integrou por várias vezes a selecção do seu país e do seu currículo desportivo consta o terceiro lugar nos Jogos Panamericanos de 2007, o primeiro lugar na mesma competição, no ano seguinte, e a quarta posição em 2010, integrando sempre a equipa sénior. Em 2009, participou no Campeonato do Mundo, disputado na Croácia.

Os três angolanos, com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos, trazem na bagagem conquistas no campeonato africano e presenças nas selecções, júnior e sénior.

Sobre estes três atletas Angolanos, José Magalhães referiu "Fico satisfeito por ter visto no projecto 2013-2020 da Federação duas medidas que o FC Porto já utiliza. Uma tem a ver com as ligações aos países de língua portuguesa e nós temos excelentes relações com Angola e Moçambique, a outra diz respeito às ligações com as autarquias e o FC Porto faz isso com Resende, na pessoa do presidente António Borges, com quem temos mantido excelentes relações."

Alfredo Quintana Bravo (guarda-redes)

É o primeiro cubano da história do andebol português e assinou por quatro temporadas com o FC Porto. Chama-se Alfredo Quintana Bravo, é guarda-redes, tem 2,01 metros - passa a ser o mais alto do campeonato na posição e é apenas superado por Vucicevic (Benfica), Álvaro Rodrigues (ABC) e Zelenovic (Sporting), que têm 2,02m -, pesa 98 kg e é habitual titular da selecção do seu país. Em 2009 esteve no Mundial da Croácia, sendo nessa altura o segundo guardião mais utilizado dos três que Cuba inscreveu, tendo conseguido a melhor percentagem de eficácia (37%, com 28 defesas em 76 remates). Esteve ainda em três Panamericanos.

Alfredo Quintana, que fez 23 anos no passado dia 20 de Março, está a trabalhar com a equipa desde há alguns dias, estando já em condições de actuar, se o técnico Ljubomir Obradovic assim o entender, hoje, em Resende, na partida que o FC Porto vai disputar frente ao Sporting da Horta, relativa à 22ª e última jornada da fase regular do Andebol 1.

Trata-se do último reforço para esta temporada, apostados que estão os dragões em mercados emergentes, por via de um grande controlo orçamental. E é mais um jogador com o perfil em que o director-geral José Magalhães tem apostado nos últimos anos, ou seja, jovem e com bastante potencial.

"O FC Porto é o máximo. Aqui há muito respeito, é um clube grande, com grandes jogadores e treinadores", disse Alfredo Quintana.

José Magalhães
"Outro jogador cubano deu-me excelentes referências"

"Tenho tido a sorte de ter boas relações no mundo do andebol e um outro jogador cubano deu-me excelentes referências do Alfredo Quintana. Fui vê-lo e gostei. É um guarda-redes com grandes condições para a prática da modalidade e esperamos que a adaptação se faça o mas rápido possível", referiu José Magalhães.

O director-geral dos portistas viu Quintana no Panamericano de 2010, disputado no Chile. "Trata-se de um jogador que vem de um mundo completamente diferente, mas com grandes capacidades. Se o FC Porto não acreditasse, não estava o tempo que esteve à espera dele, pois começámos a tratar disto em 2009".

Edvaldo Emanuel dos Santos Ferreira “ Moreno ” (primeira linha, ex 1º. de Agosto)

Data e local de nascimento: 28 de Maio de 1990 – Lobito (província de Benguela)

Altura: 1,94

Peso: 84 kg

Posição em que joga: Meia distância lateral esquerdo e direito

Títulos Nacionais:

02 Títulos de campeão provincial

01 Título de vencedor da taça de Angola

Nº de internacionalizações:

06 Jogos na Taça dos Clubes Campeões de África

12 Jogos nos Campeonatos de África das Nações (Juniores)

06 Jogos em Campeonatos do Mundo (Juniores)

O atleta Edvaldo Emanuel dos Santos Ferreira " Moreno " está a representar desde o dia 10 de Fevereiro 2011, a equipa de seniores masculinos do Futebol Clube do Porto.

Edvaldo "Esta é uma oportunidade para jogar ao mais alto nível"

Aos 20 anos e com boa estatura física, (possui 1,94 metros de altura) iniciou a pratica desportiva com 16 anos no clube Z.A.C do Lobito da província de Benguela.

No ano de 2008, Moreno deixou a sua cidade natal, a bela cidade portuária do Lobito, passando então a residir e representar o nosso clube, inicialmente na equipa de juniores, ascendendo no ano passado (2010) para a equipa principal.

Dedicação do professor Filipe Cruz, coordenador da área masculina.

A sua integração na nossa equipa, efectuou-se na sequência da observação feita pelo professor Filipe Cruz, coordenador da área masculina do andebol. O desafio na altura foi o de aproveitar as suas qualidades físico-atléticas, melhorá-las e potencia-lo em termos técnicos e tácticos no projecto de renovação que está em execução.

Desde então, o atleta tem evoluído em todos os aspectos do treino desportivo, e representa de forma regular as selecções de juniores, estando enquadrado também no projecto de renovação da selecção principal.

Segundo o professor Filipe Cruz, cuja intervenção foi fundamental para o seu ingresso no FC Porto, dada a sua influência e prestigio no Andebol português, (onde evoluiu ao mais alto nível), o objectivo inicial é enquadrá-lo numa equipa profissional constituída por atletas mais evoluídos, como é o caso do FC Porto, actual líder da liga portuguesa.

A primeira etapa será por um período experimental de 3 meses a fim de ganhar conhecimento e maturidade, e depois definir-se o seu futuro em função do desempenho actual e perspectivas de evolução num futuro breve, por se tratar de um jogador bastante jovem, e neste âmbito poder também enquadrar a nossa equipa de seniores masculinos nas principais fases das provas nacionais, continentais e também ser uma opção importante para a selecção nacional.


Elias Nogueira (ponta esquerda, ex Interclube de Luanda)

Elias tem 23 anos, é ponta-esquerda e jogava no Interclube de Luanda. "Estar no FC Porto é pensar o meu futuro enquanto jogador de andebol", referiu.

Adelino Pestana (ponta direita, ex Interclube de Luanda)

Adelino Pestana, de apenas 19 anos, joga a ponta-direita, também era do Inter e considera que "estar no FC Porto é um sonho que se concretiza".

1 comentário:

Anónimo disse...

Em vez de apostarem nos nativos portugueses, vão buscar africanos, enfim... estão a destruir a nossa identidade nacional.

Resta aos Nacionalistas prosseguir - cerrar fileiras e preparar para o pior: mentalizar quantos indígenas for possível para que se desliguem, emocionalmente e não só, destas actuações nos bastidores para africanizar e terceiro-mundizar o País, nomeadamente pela via do desporto. Que em cada taberna, café ou bar em que alguém celebre alguma vitória alcançada por atletas africanos com farda portuguesa, haja igualmente alguém a dizer «mas qual é o interesse? Essa gente não me diz nada, não é portuguesa.»