quarta-feira, 30 de março de 2011

Andebol * Calendário Fase Final * Rumo ao Tri

Publicado em www.fpa.pt

A recepção do ABC de Braga ao Sporting e o "clássico" SL Benfica - FC Porto Vitalis marcam a primeira jornada do grupo A da fase final do Andebol 1, cujo sorteio decorreu esta tarde nas instalações da RTP – Rádio Televisão de Portugal, em Lisboa.

O anfitrião RTP fez-se representar pelo administrador José Marquitos, e pelo sub-director para a área do Desporto, Paulo Sérgio; enquanto a FAP – Federação de Andebol de Portugal esteve representada pelo seu presidente, Henrique Torrinha; Filipa Santos e Luís Pacheco que teve a seu cargo a condução do sorteio.

Depois de ter realçado a importância que parceiros como o grupo RTP encerram para o desenvolvimento e divulgação da modalidade, Henrique Torrinha formulou votos de que "o melhor seja campeão". Por seu turno, o presidente do Conselho de Arbitragem da FAP, António Galambas, fez votos para que os seus agentes ‘sejam garantes da verdade desportiva’.

Antes da cerimónia do sorteio propriamente dito, foi a vez de Filipa Santos passar em revista vários dados estatísticos relativos à época em curso, no que respeita ao que já se encontra disputado do Andebol 1, comparando-os com a época finda.

Quanto ao sorteio, foi condicionado por um único motivo que se prende com a estratégia das transmissões televisivas – FC Porto e ABC de Braga, por um lado, e SL Benfica e Sporting, por outro, foram "desencontrados" de maneira a não jogarem simultaneamente em casa na mesma jornada.

Na primeira jornada – grupo A, destaque para o "clássico" SL Benfica - FC Porto Vitalis e para a recepção do ABC de Braga ao Sporting. Madeira e Águas Santas completam a ronda, numa partida agendada para o Funchal.

No entanto, e devido à participação do SL Benfica nas Challenge Cup, com a realização dos dois jogos em Portugal, já este fim-de-semana, a partida referente à primeira jornada da fase final terá de ser adiada para data posterior. Outros clássicos a acompanhar com interesse na primeira volta ocorrem na segunda jornada (Sporting - FC Porto); quarta (ABC de Braga - FC Porto Vitalis) e quinta (SL Benfica - Sporting).

Quanto ao grupo B, que decide a equipa que desce à II.ª divisão, a primeira ronda engloba as partidas Liberty S.Bernardo-Sporting da Horta e Xico Andebol-CF Belenenses. O jogo entre Xico Andebol e Liberty São Bernardo está agendado para o dia 16 de Abril.

Os clubes participantes na fase final, grupos A e B, devem proceder à marcação do horário dos jogos e indicação de pavilhões até ao dia 29 de Março, directamente no Portal da FAP.

Os portistas arrancam para o momento decisivo da competição com 30 pontos e no primeiro lugar, agora partilhado com o ABC de Braga, que ganhou meio ponto no processo de arredondamento.

O calendário azul e branco na fase final:

1.ª jornada

Benfica-FC Porto Vitalis

2.ª jornada
Sporting-FC Porto Vitalis

3.ª jornada
FC Porto Vitalis-Águas Santas

4.ª jornada
ABC Braga-FC Porto Vitalis

5.ª jornada
FC Porto-Madeira SAD

6.ª jornada
FC Porto Vitalis-Benfica

7.ª jornada
FC Porto Vitalis-Sporting

8.ª jornada
Águas Santas-FC Porto Vitalis

9.ª jornada
FC Porto Vitalis-ABC Braga

10.ª jornada
Madeira SAD-FC Porto Vitalis


Sem comentários: