domingo, 13 de março de 2011

Mais um Castelo para conquistar...

Depois de mais um jogo para a Liga Europa e de mais um excelente resultado, volta novamente as emoções da Liga.

Após a última jornada a diferença pontual para o segundo classificado ter aumentado para 11 pontos, e já hoje o Portimonense ter empatado em Lisboa, faz com que o FC Porto dependa apenas de si próprio para ser campeão em Lisboa.
Esse é sem dúvida o pensamento de todos, mas há que manter a concentração e ser inteligente ao ponto de gerir o esforço dos jogadores uma vez que pelo meio ainda temos o 2º jogo da eliminatória da Liga Europa que poderá permitir a chegada aos quartos de final.

Este jogo de amanhã, bem como o próximo jogo em casa com a Académica fecha um ciclo de 5 jogos, 3 para o campeonato e 1 eliminatória da Liga Europa. Depois existirá tempo suficiente para recuperar e preparar o jogo de Lisboa, quem sabe a consagração do 25º título.

O União de Leiria fez uma primeira volta estupenda, muito acima do que era esperado, até pelos próprios dirigentes. Após o mercado de Janeiro e depois de ter perdido alguns jogadores chave, o União de Leiria passou por um ciclo muito negativo, que parece que ainda não terminou, ora não fosse os três últimos resultados, uma derrota e dois empates. Ainda assim, a equipa conta com 29 pontos a 4 pontos de um lugar europeu.

As grandes fragilidades estão no sector defensivo, onde continua com um saldo negativo de golos marcados e sofridos. E deverá ser por aqui que o FC Porto irá explorar, ora não fosse o ataque mais forte da Liga.

Apenas com Rafa indisponível, Villas Boas não teve muitas dores de cabeça para a convocatória, onde se destaca as saídas de Sapunaru, Sereno e Souza. No caso de Sapunaru claramente a gestão entre os 3 laterais disponíveis, uma vez que Alvaro Pereira não foi despenalizado para o jogo com o CSKA, Sereno e Souza por troca com Mariano e Alvaro Pereira.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

No jogo de Moscovo, Guarin e Hulk saíram com algumas queixas e apesar de Villas Boas ter dito em conferência de imprensa que não iria haver poupanças, no caso de Guarin, que deverá ser titular novamente no jogo da 2ª mão, deverá dar o lugar amanhã a Belluschi. No caso de Hulk é uma incógnita, mas não devemos ficar surpreendidos por não ser titular.

De esperar igualmente e dada as características do jogo, que Maicon volte à titularidade, uma vez que é o central mais veloz e muito provavelmente teremos uma União de Leiria vocacionada para o contra-ataque. A ser esta a opção é provável que desta vez seja Rolando a ficar no banco, uma vez que tem sido o central que não tem rodado.

Em resumo, faz todo o sentido Villas Boas refrescar os sectores da equipa, sem descaracterizar a mesma. O FC Porto tem soluções fortes e faz sentido, já, nesta fase da época, gerir um plantel que permita continuar a lutar pelas competições que restam.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Belluschi, Varela, James e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas:


Esta é mais uma final até à conquista matemática do título. Muito importante esta e as próximas duas jornadas uma vez que antecedem a próxima fase da Liga Europa, que esperam todos os portistas que o FC Porto esteja presente.

Última nota para apelar a todos os Portistas da zona centro que se desloquem amanhã a Leiria para apoiar massivamente o nosso clube. É certo que é uma segunda-feira, mas é igualmente a oportunidades para os Portistas do centro de apoiarem o clube, num estádio que habitualmente está deserto.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto. O título está muito perto.
Ricardo Jorge

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Cansado, mas feliz, depois de um jogo complicado, desgastante e a que se juntou uma longa e cansativa viagem, o F.C.Porto regressa aos jogos caseiros para defrontar a UDL, em partida referente à 23ª jornada e que se disputa no estádio Dr.Magalhães Pessoa, na cidade do Lis, amanhã, segunda-feira, pelas 20:15.
Com uma "performance", até ao momento, extraordinária de 20 vitórias e 2 empates, em 22 jogos, tendo marcado 51 golos e sofrido apenas 7, o conjunto orientado por André Villas-Boas sabe que tem de dar o máximo, pois se já era importante e prestigiante ganhar ao melhor clube português, com este percurso notável, ser a primeira equipa a travar o líder, é fazer história.

Para que isso não aconteça e consigamos a terceira vitória consecutiva, neste mini ciclo de cinco jogos, que ainda vai passar pela Académica no Dragão e termina na Luz, é fundamental uma equipa concentrada exclusivamente na UDL, sem poupanças, com atitude e o espírito de conquista que tem caracterizado esta equipa do F.C.Porto. Se for assim, acredito que vamos ganhar, manter este rumo e cobrir de ridículo todos aqueles que procuram desvalorizar os nossos méritos, nem que para o fazerem, tenham de baixar ao nível de ratos de sarjeta.
Vamos Porto, só falta um bocadinho assim...!

PS de última hora - Espero que depois do que aconteceu ontem na Luz e antes do decisivo jogo de quinta-feira com CSKA, a equipa do F.C.Porto não desligue e não descomprima. É fundamental manter a atitude, a concentração e encarar o jogo frente ao Leiria, como fosse o mais importante da época.

Um abraço