sexta-feira, 4 de março de 2011

Novo duelo com Espanhóis...

Com baterias carregadas depois de um descanso de 1 semana, o FC Porto regressa à competição que mais ambiciona ganhar, a Liga Portuguesa.

E nada melhor do que recordar o último jogo, onde principalmente na segunda parte, o FC Porto demonstrou o poder ofensivo e segurança ofensiva que permitiu neutralizar o adversário, marcando 3 golos, podiam ser muitos mais, e garantindo a ausência de golos sofridos.

É um FC Porto a este nível que será necessário amanha e que todos os portistas, que deverão encher o Dragão, pretendem ver. E será necessário porque vamos defrontar uma equipa que aparenta ser muito forte, dada o posicionamento na classificação, mas sobretudo, não podemos esquecer que foi no jogo da primeira volta, que se soube, que o empate com o FC Porto valeu um dos maiores prémios de jogo até então por aquelas bandas.

Pensar-se que poderá estar relacionado com os amigos de Lisboa, é pura e ingénua especulação!

Apesar de estar em 5º lugar a 1 ponto do 3º lugar, não quer dizer que estejamos perante um forte adversário. É bem mais evidente o facto de ter menos golos marcados do que sofridos nesta prova, e igualmente, dizer que a Taça da Liga foi eliminado por SC Braga e Paços de Ferreira e que na Taça de Portugal, não está ainda garantido o lugar na final.

Mas nestes jogos, ainda que a inspiração não seja muita, a grande dificuldade vai ser mesmo a motivação para retirar pontos ao FC Porto. Quem pense que amanhã o Guimarães vai fazer o jogo apático que fez no confronto com os amigos de Lisboa e que só não foi goleado porque os amigos não estavam muito para aí virados e Nilson foi gigante, engane-se, pois vai ser um Guimarães muito fechado, matreiro e que se tiver oportunidade de ganhar o jogo não irá arriscar segurar o empate. Ou seja, um Guimarães à imagem do jogo da primeira volta.

Esquecendo um pouco o ciclo das 5 vitórias criado por Villas Boas, o FC Porto entra amanhã num ciclo de 5 jogos que serão determinantes na campanha da Liga e da Liga Europa. São 3 jogos em casa (Guimarães, CSKA Moscovo e Académica) e 2 jogos fora (Leiria e CSKA Moscovo). São 5 jogos em 15 dias que antecedem o confronto da 25ª jornada, com os rivais.

Contudo os últimos jogos do FC Porto têm demonstrado muita qualidade e concentração, foi assim em Braga, no confronto directo com o Sevilha e em Olhão.

Não é indiferente o facto de Álvaro Pereira e Falcão terem regressado às opções, eles que tinham sido até à lesão que os afastaram, dos melhores do FC Porto. Com este regresso o FC Porto está mais forte, com mais opções e não será a ausência de Hulk neste jogo que irá estremecer a força e a vontade de ganhar.

O FC Porto conta apenas com 2 ausências para este jogo. Hulk que cumpre 1 jogo de castigo pelo quinto amarelo e Rafa que continua a fase de recuperação da lesão. Apenas uma alteração na convocatória com a entrada de Cristian Rodriguez para o lugar de Hulk.

Lista de convocados:
Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Fucile, Rolando, Varela, James, Sapunaru, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Apesar dos bons indicadores dados pela equipa na segunda parte em Olhão e num esquema táctico de 4X4X2, não é previsível que Villas Boas entre em campo neste esquema táctico, mas será com certeza uma opção a ter em conta no decorrer do jogo.

Na defesa Fucile, que entrou bem no jogo em Olhão, dinamizando o lado direito e com segurança defensiva é candidato a titular, relegando Sapunaru para o banco, depois de ter feito talvez um dos piores jogos da época em Olhão. A outra alteração não resta dúvidas que será a entrada no onze de James Rodriguez para o lugar de Hulk, formando assim com Varela e Falcão a tripla ofensiva.

Esta tripla ofensiva permite igualmente alterar o esquema táctico colocando James atrás de Falcão e Varela, mais centrais, possibilidade que Villas Boas, depois do sucesso em Olhão, não deverá desperdiçar caso seja necessário baralhar o adversário.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando e Otamendi, Fernando, Moutinho e Belluschi, James, Varela e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas:



Se o FC Porto jogar com a qualidade e os níveis físicos que tem apresentado então, com maior ou menor dificuldade, a vitória não deverá escapar, porque somos melhores e porque a diferença de 27 pontos tem de explicar a diferença entre as duas equipas.

Sendo este um fim-de-semana prolongado para muitos é de esperar que os adeptos portistas possam estar em massa amanhã no Dragão, apoiando o nosso clube do inicio ao fim. É um jogo importantíssimo e de elevada dificuldade. É aqui que temos de estar presentes.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto. Rumo à 2ª vitória das 5 que faltam.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Apesar do adversário de amanhã ser complicado, pois tem bons executantes, e é bem orientado pelo Manuel Machado, acredito que se tivermos uma atitude ganhadora desde do primeiro segundo, iremos vencer o jogo, pois somos mais fortes. Temos de ser pressionantes, aguerridos e lutar pela vitória.
Única contrariedade é a ausência de Hulk, que é um jogador que cria desequilíbrios.
É um jogo sem margem para falhas, temos de vencer e dar mais um passo rumo à conquista do título.
Em dia de clássico de hóquei, cujos bilhetes já esgotaram, espera-se um Estádio do Dragão cheio e a apoiar a equipa para mais uma vitória.

Um abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Queremos ganhar sempre, isso é óbvio e nesta altura é importante para manter distâncias e dar mais um passo rumo ao título. Mas há mais outra e fortíssima razão: não esquecemos que estes tipos da cidade berço, uma espécie de filial nortenha do clube do regime, tentaram colocar o F.C.Porto fora da Champions de 2008, competição cujo direito a participar conquistamos com brilhantismo. Sabemos que não vamos enfrentar aquele Guimarães da Luz, amorfo, macio, sem raça e sem alma, antecipadamente derrotado. Não, vamos ter de derrotar uma equipa que para além do valor que tem, veja-se o campeonato que está a fazer, estará fortemente motivada e tudo fará para nos causar um dissabor. Não temos Hulk, paciência, não vamos jogar com dez. O seu substituto, tenho a certeza, tudo fará para que ninguém sinta a falta do Incrível.
Dar continuidade ao que de bom fizemos em Olhão, ganhando e se possível com uma boa exibição, seria óptimo. Manteria bem altos os níveis de confiança e seria um excelente tónico para o jogos seguintes, a começar pelo de quinta-feira próxima, em Moscovo, frente ao CSKA.
É um sábado gordo, com Basquetebol às 15, Hóquei às 17:45 e Futebol às 19:45.
Lá estarei... nos três.

Um abraço