quarta-feira, 16 de março de 2011

Os quartos de final aqui tão perto...

Sem dúvida que o resultado em Moscovo, na primeira mão, foi muito positivo e sobretudo moralizador para este segundo jogo, hoje no Dragão. Não só, porque o FC Porto soube resistir no terreno do adversário, soube controlar o jogo e soube sobretudo fazer a diferença marcando o único golo do jogo.

É caso para dizer... Os quartos de final aqui tão perto...

E está perto porque efectivamente o FC Porto é melhor equipa, tem mais experiência e tem o factor psicológico e motivador de fechar as contas dos oitavos de final no Dragão, que esperamos todos, tenha uma grande moldura humana para apoiar este FC Porto, que continua a dar imensas alegrias aos adeptos.

Ainda assim, não será um jogo fácil. O CSKA, que iniciou agora a nova temporada, não tem o desgaste de jogos nas pernas, mas também não tem o ritmo de jogo que qualquer equipa europeia tem nesta altura. Vantagens e desvantagens que um FC Porto forte poderá descobrir.

Uma das grandes dificuldades que o FC Porto teve no jogo da primeira mão, foi encaixar no inicio do jogo no esquema táctico do adversário. Com dois avançados móveis, foi complicado alinhar a estratégia do adversário. É esperado no Dragão, um CSKA muito semelhante aquele que jogou em Moscovo, ainda que inicie o jogo em desvantagem.

Será necessário um FC Porto mais trabalhador e mais concentrado do que no jogo contra o Sevilha no Dragão, onde sem dúvida que dominou e criou muitas oportunidades de golo, mas também é verdade que permitiu algumas oportunidades ao adversário. Será necessário um FC Porto cerebral que permita ler o jogo, e que arrisque nos momentos certos, pois este CSKA é forte a jogar fora de casa e sobretudo em contra-ataque. Certamente não terão as dificuldades do terreno que o FC Porto teve em Moscovo.

Sem poder contar com Alvaro Pereira, que cumpre o 2º jogo de castigo e de forma surpreendente, com Maicon por opção, Villas Boas, convocou os restantes jogadores disponíveis com excepção de Walter que continua de fora dos convocados em jogos oficiais.

Lista de convocados: Helton, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Surpreendente de facto a ausência de Maicon. Sem Alvaro Pereira e com 6 médios na convocatória surpreende o facto de Maicon não ser opção, quando à partida, a única opção de banco para o sector defensivo será Sereno.

Villas Boas deverá manter o seu esquema preferencial. Se não mudou em Moscovo, não será no Dragão que o irá fazer. Sapunaru, Otamendi e Fernando regressarão ao onze inicial, após não terem sido opções no último jogo do campeonato sendo mais que provável que James regresse ao onze por troca com Varela, que voltou a decepcionar no último jogo, mostrando mais uma vez uma apatia muito grande em campo.

Com o tridente Hulk, James e Falcão, o FC Porto poderá durante o jogo, dinamizar o seu esquema táctico, permitindo variar entre o 4X3X3 clássico e o 4X4X2, com James nas costas de Hulk e Falcão, baralhando o adversário no seu sector mais defensivo.

Mas sem dúvida que a chave estará no meio campo. E aqui será a grande dúvida de Villas Boas, se optar por mais força e poder de remate, com Guarin, ou mais posse de bola e capacidade técnica, com Belluschi. Se no caso do jogo de Moscovo, adivinhava-se Guarin em campo, neste jogo já subsistem mais dúvidas, no entanto, e face à motivação de Guarin, é provável que Villas Boas opte pelo Colombiano.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Otamendi e Rolando, Fernando, Moutinho e Guarin, James, Hulk e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas e Fucile:



O FC Porto, independentemente das opções, possui matéria humana suficiente para levar de vencida esta equipa. Contudo, a concentração não pode falhar e caso o FC Porto jogue como jogou em Olhão, em casa com o Vitória de Guimarães e recentemente com o União de Leiria, equipas que criaram dificuldades ao ponto de levar o nulo até ao intervalo, levará de vencida o CSKA, pois predominará a paciência, concentração e eficácia nos momentos chave.

Esperam os jogadores e equipa técnica por mais uma noite de magia com um apoio massivo de adeptos portistas no Dragão.

O jogo está marcado para as 20:05 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto. Rumo aos quartos de final.
Ricardo Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mesmo com a vantagem conseguida em Moscovo, nada está decidido e só um Porto de qualidade superior, tacticamente rigoroso, concentrado e a defender bem, criativo no meio e objectivo no ataque, pode conseguir o resultado que lhe interessa e seguir em frente.
Importante e fundamental também, o apoio do público, mas um público paciente, capaz de perceber que é um jogo muito complicado - mais que o Sevilha -, frente a um adversário experiente, recheado de bons jogadores - por exemplo, regressam Tosic e M. Gonzalez, que não jogaram na capital russa - e que, normalmente, faz melhores jogos e resultados fora de casa, talvez porque um relvado natural favoreça mais a capacidade técnica da grande maioria dos seus jogadores.
Não estou pessimista, acredito que vamos passar, mas estou preparado e consciente, que vai ser muito difícil.
Lá estarei a ajudar...

Um abraço

P. Ungaro disse...

Boas,

Espero que o jogo cá com o Sevilha tenha sido o alerta de que realmente não podemos baixae os braços. Temos equipa para o CSKA e depois de tudo de brilhante que temos feito esta epoca espero uma vitoria e mais um belo jogo de futebol.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje temos um jogo difícil.

Estamos no final da primeira parte de uma eliminatória, e estamos em vantagem.

Temos o passaporte na mão para os quartos de final.

Todavia, logo temos de ser mais eficazes do que fomos diante do Sevilha, para marcarmos e não andar na corda bamba até final do jogo.

Esta equipa russa provou na primeira mão, que pela qualidade dos seus atacantes, pode marcar em qualquer campo.

O Dragão vai ter mais uma boa casa, e com o apoio importante do público vamos seguir em frente.

Nós somos superiores no computo geral e temos uma vantagem que nos permite chegar aos quartos de final, e vamos lutar e vencer... estou convicto que assim será!

Abraço e boa semana

Paulo