terça-feira, 19 de abril de 2011

Enganar o destino há muito já traçado



Este será o 5º confronto directo entre as duas equipas. Para trás ficam 4 jogos, 3 vitórias para o FC Porto e 1 para o adversário. E se estes números não são suficientes para demonstrar superioridade e importância destas vitórias então é fundamental fazer o raciocínio para se perceber que as 3 vitórias do FC Porto garantiram 2 troféus.

Para além desta superioridade há que juntar o facto de o nosso adversário de amanhã ter o treinador sentado no banco graças a um castigo que termina hoje às 24:00. Situação limite que bafejou de sorte o adversário de amanhã.

E se alguém pensa que isto foi um acto isolado de pura felicidade então o que dizer da avaliação do árbitro do ultimo confronto directo? Muito bom…

Mas sem dúvida que o grande mérito do clube do fair Play e do clube que luta intensamente pela verdade desportiva é ter um meio de comunicação interno que promove esse fair Play e incentiva o bom comportamento dos adeptos.

Mas o nosso adversário não para de surpreender desde o último confronto em Lisboa, no inicio do mês. Se nesse jogo anunciou a proibição de adereços alusivos ao FC Porto, desta vez ameaçou a entrada dos adeptos, tudo porque avançou na comunicação social que o FC Porto era devedor mas afinal mais tarde percebeu-se que, feitas as contas, o FC Porto passou de devedor para credor.

E sim, estamos a falar de um jogo de futebol e não de um conjunto de anedotas num circo montado onde para além dos palhaços existem igualmente ursos para entreter os espectadores.

Será que quando João Gabriel, director de comunicação do nosso adversário de amanhã, solicitou uma conferência de imprensa do FC Porto, na passada segunda-feira, estaria a referir-se a estes factos?

Amanhã o FC Porto fecha um ciclo de 6 jogos no espaço de 17 dias. O balanço não podia ser melhor, 5 jogos, 5 vitórias, 18 golos marcados, 8 golos sofridos, a conquista do 25º título de campeão nacional, a passagem às meias-finais da Liga Europa e a 15º vitória consecutiva para a Liga, num ritmo alucinante de futebol de ataque e sempre apresentando uma equipa competitiva.

Perfeito será amanhã enganar o destino há muito já traçado, que começou há 2 meses e meio mas que amanhã terá o seu desfecho final.

Único ponto negativo nesta fase de vitórias foi sem dúvida a onda de lesões que se instalou no grupo de trabalho. Primeiro foi Belluschi, depois Fucile foi vítima de um terreno de jogo pouco habitual nas grandes competições da Europa e mais recentemente Helton e Guarin, se bem que o caso de Guarin não é da mesma gravidade dos restantes mas ainda assim impossibilita-o para o jogo de amanhã.

Antevisão de Villas-Boas:



Villas Boas perante este conjunto de impedimentos não teve muitas dificuldades na convocatória, com apenas 19 jogadores disponíveis, o sacrificado foi Maicon.

Lista de convocados: Alvaro, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

Se no último jogo para o campeonato o FC Porto entrou para ganhar e ganhou amanhã o objectivo é o mesmo. Apesar de não ser suficiente ganhar pela vantagem mínima a diferença de dois golos poderá ser suficiente para passar, isto no caso de o FC Porto marcar mais do que 2 golos.

Mas a concentração do FC Porto só pode estar na vitória, se assim for tudo poderá acontecer e nem mesmo os vários lesionados condicionaram esse objectivo. A possibilidade de alcançar a 4ª final consecutiva, pela primeira vez na história do clube, e a tripla vitória consecutiva nesta prova, para além de ser mais um título para o FC Porto e menos 1 para o adversário, constituem objectivos ambiciosos para os jogadores que entrarem em campo.

Será sem dúvida um FC Porto á semelhança do último jogo, concentrado e com iniciativa de jogo e no seu esquema habitual. Na defesa regressarão Sapunaru e Otamendi e no meio campo Fernando e Ruben Micael, que bem tem jogado nos últimos jogos, estarão no onze inicial. Dúvidas no sector atacante para fazer companhia a Hulk e Falcão. Varela tem estado muitos furos abaixo nos últimos jogos, prova disso é as sistemáticas substituições para um dos jogadores do ataque com menos minutos nas pernas, sendo que é possível que Villas Boas opte por outro jogador. Face ao adversário é bem possível que surja Cristian Rodriguez no onze inicial.

Na baliza vai estar Beto e não acredito que existam portistas que estejam preocupados com este facto. Beto é um grande guarda redes e só não é titular no FC Porto porque o melhor guarda redes a jogar em Portugal, há alguns anos, chama-se Helton.

Equipa provável: Beto, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho e Ruben Micael, Hulk, Cristian Rodriguez e Falcão.

O estádio não vai estar cheio, esperemos com adeptos do FC Porto, às escuras ou às claras estes jogadores vão querer festejar a passagem à final.

Ultima nota para os adeptos do FC Porto que tenham o mesmo comportamento que tiveram no último confronto, ou seja, façam a festa e deixem a imagem das pedradas e das agressões ficarem associadas a tons encarnados.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

6 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Apesar das lesões na nossa equipa, da desvantagem de 2 golos na eliminatória ... eu acredito que iremos passar à final ... Este é o nosso destino ... vencer, vencer ... vencer!

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Penta disse...

Caríssimo(s),

a minha mais forte convicção para o encontro de logo é que os "Coentros e os rabanetes não se sentarão à mesa do rei" - que é como quem "escreve": não haverá espaço para abébias, pelo que aposto num novo apagão ;)

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo I

P. Ungaro disse...

Boas,

Mais uma vez vamos defrontar o clube do xistrema !!! é castigos ridiculos ao treinador, são arbitragens como se viu da ultima vez que la fomos, são os vandalos que apedrejam desde policias a casas ... a esse clube tudo é permitido.
Mas mais uma vez a nossa equipa se estiver com a atitude, a raça e a determinação que nos caracteriza vamos ganhar.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

Rage disse...

Todos esperamos que a nossa equipa ganhe hoje mas não será fácil pois a desvantagem de dois golos com que partimos para esta partida são obstáculos difíceis de superar. De resto somos melhores em tudo, adeptos, treinador, equipa, Dirigentes, etc..

Cumprimentos e também sou dos que acredito SEMPRE na minha equipa até ao ultimo segundo.

Anónimo disse...

Permita-me uma pequena correcção ao post: escreveu que "A possibilidade de alcançar a 3ª final consecutiva, pela primeira vez na história do clube...", quando na verdade o mágico Porto assegurou a 4ª presença consecutiva no municipal de Oeiras, e não a 3ª, como escreveu, embora tenhamos perdido da primeira vez.

Saudações campeâs, mas com muita Luz, para toda a gente ver,

Ricardo

Dragus Invictus disse...

@Ricardo

Bom dia amigo,

Obrigado pela chamada de atenção, já corrigimos:)

um abraço e volte sempre campeão

paulo