sábado, 30 de abril de 2011

Muito mais do que cumprir calendário…

De volta as emoções da Liga Portuguesa, mais arrefecidas depois da conquista do campeonato, depois dos festejos em terras Algarvias e depois da conquista frente ao Sporting. Mas amanhã o FC Porto, visita Setúbal e será um jogo que significará muito mais do que cumprir calendário.

Amanhã, o FC Porto tem a oportunidade de quebrar mais um recorde. Em caso de vitória será a 16ª consecutiva quebrando o anterior recorde de António Oliveira com 15 vitórias consecutivas, numa época com 18 equipas.

E para além desta possibilidade, o FC Porto continua com o objectivo de terminar pela primeira vez a Liga Portuguesa sem qualquer derrota, feito nunca alcançado na história do clube. Há ainda a possibilidade de o FC Porto alcançar a melhor marca de golos marcados na Liga, caso consiga ultrapassar a barreira dos 70 golos.

A nível individual, quer Falcão, quer Hulk têm a possibilidade de se tornarem o melhor marcador da época, em todas as competições oficiais, desde os tempos de Jardel, chegando à marca dos 40 golos e Hulk tornar-se o melhor marcador da Liga Portuguesa.

Mas não será um jogo fácil amanhã no Bonfim. O adversário ainda luta pela permanência na Liga, apesar de ter 5 pontos de vantagem é certo que terá que defrontar o FC Porto, Sporting e na última jornada o Portimonense que ainda poderá estar a lutar pela permanência.

Adicionalmente e uma vez que estamos a 3 jornadas do fim da Liga torna-se aliciante para os adversários do FC Porto, amanhã o Vitória de Setúbal depois Paços de Ferreira e Marítimo na última jornada, ficarem com o estatuto de terem sido a única equipa a vencer o FC Porto para a Liga.

O FC Porto voltou hoje ao trabalho depois de mais uma noite histórica no Dragão na passada quinta-feira. A confiança era muita mas seriam poucos os que pensariam que o FC Porto voltasse a marcar 5 golos. Foi um jogo que obrigou a jogar nos limites físicos pelo que o tempo de recuperação foi muito reduzido para o confronto de amanhã.

Ainda assim o foco foi sobretudo no treino de recuperação e nem tanto na análise do adversário e definição da estratégia para amanhã. Os objectivos são concretos, o adversário é conhecido e os jogadores convocados são praticamente os mesmos.
Villas Boas fez apenas 3 alterações para o jogo de amanhã. Sapunaru e João Moutinho por motivos disciplinares não podem dar o contributo e Helton por opção foram substituídos por Pawel, Sereno e Mariano, ou seja, todos os jogadores fisicamente disponíveis do plantel foram convocados.

Lista de convocados: Maicon, Alvaro, Guarín, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

Face ao resultado com o Villarreal que deixa o FC Porto praticamente apurado para a tão desejada final de Dublin é de esperar algumas alterações ao onze a iniciar o jogo amanhã mas não são esperadas alterações radicais.

Na linha atacante residirá as grandes alterações sendo previsível que Hulk e/ou Falcão possam dar o seu lugar a outros colegas, nomeadamente James Rodriguez e Walter, este último visivelmente mais motivado e preparado uma vez que tem marcado presença nas últimas convocatórias de Villas Boas.

Na defesa, sendo o sector mais debilitado Villas Boas poderá apostar em Mariano Gonzalez para o lado direito permitindo a Sereno render Alvaro Pereira no lado esquerdo.

Equipa provável: Beto, Mariano, Maicon, Otamendi e Sereno, Souza, Guarin e Ruben Micael, James, Varela e Walter.

Uma das mais-valias este ano do FC Porto é sem dúvida a qualidade do seu plantel, potenciado, como muitas vezes Villas Boas diz, pelo colectivo. Prova disso tem sido a rotatividade dos jogadores e a qualidade de jogo sempre evidenciada. Alguns exemplos têm sido a rotatividade de Sapunaru/Fucile/Alvaro Pereira, Rolando/Maicon/Otamendi, Fernando/Guarin, João Moutinho/Belluschi/Ruben Micael e no ataque Varela/James/Cristian Rodriguez que tão bons resultados têm dado.

Antevisão de Villas-Boas:


Estes últimos jogos irá permitir igualmente aos jogadores menos utilizados de mostrar o seu real valor e garantir um lugar no plantel da próxima época.

Em risco para o jogo da festa e último no Dragão, já na próxima semana com o Paços de Ferreira estão Fernando, Guarin, Rolando e Otamendi convocados por Villas Boas.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Mais uma oportunidade para os adeptos do Sul poder assistir ao vivo a um jogo do FC Porto, num estádio que habitualmente regista pouca assistência de adeptos.

Ultima nota para a inauguração da casa do FC Porto dos Dragões da TAP, pelo Presidente Pinto da Costa que terá inicio amanhã pelas 12:30 que seguirá com um almoço convívio. A todos aqueles que possam estar presentes não faltem.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vamos tentar numa lógica de rotatividade necessária do plantel, conseguir alcançar o objectivo de terminar sem derrotas este campeonato.

Mas o mais importante neste momento, é rodar os jogadores, pois a Liga Europa é o nosso maior objectivo.

O Setúbal precisa de pontos e fará um jogo de luta pelos mesmos.

Os jogadores do Porto que amanhã jogarem, têm uma oportunidade de mostrarem a Villas-Boas que pode contar com eles.

Esperamos uma vitória, embora eu deseje do fundo do coração que o Setúbal permaneça na primeira liga. É um clube com que simpatizo, e um clube histórico do nosso futebol, com uma massa adepta fiel e com muito desportivismo.

Vai ser uma oportunidade para os portistas residentes na região verem o seu Porto.

Abraço e bom fim-de-semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com

100% Dragão disse...

Boa Noite

Para amanha espero uma vitória, o Nosso Grande Treinador irá certamente fazer alguma rotação, por exemplo o Guarín parece-me cansado, mas ira manter um certo numero de titulares como alias tem feito nos últimos jogos do Porto.


Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

dragao vila pouca disse...

A quem joga um frente a uma grande equipa, como é o Villarreal e numa meia-final de uma prova europeia; faz um jogo notável e consegue um resultado fantástico; descansa um dia, no outro treina de manhã e de tarde viaja para Palmela; só podemos dizer:
- malta, calma, sem stress, nem fobias por recordes que só servem para ser batidos.
O profissionalismo é coisa séria e nós não brincamos em serviço, mas este jogo, entre dois jogos importantíssimos, obriga a todos os cuidados e a não corrermos nenhum tipo de riscos. A nossa "guerra" já está ganha, a "guerra" dos outros não nos diz respeito. Espero, portanto, um Porto a jogar para ganhar, como sempre, mas a poupar os jogadores mais influentes e os mais desgastados.

Um abraço