sábado, 7 de maio de 2011

Andebol * Tricampeões Nacionais!

ng1155432

Águas Santas 29 - FC Porto 33

8ª. Jornada da Fase Final

Pavilhão do Águas Santas, na Maia
Assistência: cerca de 1500 espectadores.

Sob a arbitragem da dupla Flávio Carvalho/João Malhado, as equipas alinharam e marcaram.

Águas Santas (29)
António Campos, Joel Rodrigues (4), Eduardo Salgado (2), Juan Couto, Eduardo Ferreira (1), Marco Sousa (4), Pedro Cruz (9), Jorge Sousa (5), Jorge Carvalho (3), Nuno Pimenta (1), Vasco Nogueira e Alexandre Teixeira

FC Porto (33)
Hugo Laurentino, Ricardo Moreira (4), Filipe Mota, Inácio Carmo (7), Tiago Rocha (3), Nuno Grilo (4), Dário Andrade (8), Gilberto Duarte (1), Augusto Pedro, Pedro Spínola (2), Elias António, Wilson Davyes (4) e Alfredo Quintana (gr)

O FC Porto confirmou neste sábado a conquista do 16.º título de andebol, o terceiro consecutivo, com uma vitória 33-29 na visita ao Águas Santas.

A precisar de apenas uma vitória nas derradeiras três jornadas, os bicampeões foram determinados e consistentes a resolver já o “problema”, impondo-se de forma categórica.
O ponta esquerda Dário Andrade foi o motor da eficácia “azul e branca”, autor de oito golos no primeiro tempo, seis em contra-ataque, com os quais os “dragões” tinham o jogo resolvido ao intervalo: 19-11.

Com uma defesa agressiva e coesa, o FC Porto revelava-se intransponível e provocava erros sucessivos aos maiatos, recuperando muitas bolas que eram concluídas em bem sucedidos contra-ataques.
O primeiro desconto de tempo foi pedido aos 8m27s com o resultado em 8-2, após o 4-0 inicial dos forasteiros.

O Águas Santas, sexto e último do grupo A, ia respondendo como podia, encontrando, a espaços, brechas nas quais ía tentando manter-se em “jogo”: ao intervalo, os portistas já sentiam a festa, que se fazia antecipadamente nas bancadas.

Com o desafio controlado e com oito golos de vantagem, os pupilos de Ldjubomir Obradovic surgiram mais relaxados e com ritmo de treino, permitindo a recuperação adversária.
Depois de 11 golos alternados, o Águas Santas começou a acreditar e chegou a reduzir para 22-26, a 15 minutos do fim.

Ainda assim, os portistas mantiveram a vantagem com serenidade e triunfaram por 33-29.

darioandrade1
Figura
Dario Andrade
Mais vale cedo do que tarde

Com 20 minutos de jogo já tinha dado o seu contributo para o título ficar definitivamente carimbado. Foi nesse período de tempo que marcou os seus oito golos e que se tornou o protagonista do letal contra-ataque portista. Depois, foi concentrado a defender (o que se pedia). A mais já não era obrigado.

Fotos-0035

Por entre o champanhe e os festejos, o www.fcporto.pt falou com três dos obreiros do tricampeonato. O treinador Obradovic, o capitão Ricardo Moreira e Dario Andrade, melhor marcador no encontro em Águas Santas, destacam o espírito da equipa, que todos consideram ser uma verdadeira família. Esta época, a Taça de Portugal é outro troféu para conquistar.

Ljubomir Obradovic: “Ainda podemos progredir muito”
“Na primeira parte conseguimos uma boa vantagem e na segunda tentámos acalmar e controlar o jogo. Este título é produto de uma família. Quando é assim, é mais fácil. Ainda podemos progredir muito. Esta é uma equipa bastante jovem e com espaço para crescer. Temos fome de crescer. Vamos procurar aquele golo que nos faltou para chegar à Liga dos Campeões. Portugal tem de participar e, se conseguirmos o apuramento, sabemos que o campeão português estará qualificado para o ano seguinte. O FC Porto joga um andebol rápido, com uma boa defesa, contra-ataque e a cabeça cheia de ideias no ataque.”

Dario Andrade: “Vamos pensar na ‘dobradinha’”
“Esta vitória é fruto de mais um ano de trabalho duro. Penso que fomos a melhor equipa ao longo do ano. Festejar assim, com tantos adeptos, é muito gratificante. O momento decisivo foi o jogo com o Benfica, em que conseguimos ganhar uma margem confortável no campeonato, mas este é o prémio para mais de 30 jogos. Ainda temos a Taça de Portugal, mas agora vamos festejar. Vamos primeiro pensar na tão desejada ‘dobradinha’ e só depois na próxima época.”

Ricardo Moreira: “Igualamos a melhor equipa de sempre”
“Este título tem muito significado, porque igualamos a melhor equipa do FC Porto de sempre, com três títulos consecutivos. Estamos a fazer história. Este é um grupo muito humilde e com vontade de trabalhar. Acho que não houve nenhum jogo decisivo, mas sim vários momentos em que tivemos vontade de ser melhores. Agora, queremos muito a Taça. No próximo ano, vamos tentar conseguir outra vez o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.”

No dia 14 de Maio às 18h00, o FC Porto recebe o ABC de Braga, em jogo da 9ª. jornada da fase final do campeonato nacional.

class

Estive presente no Pavilhão de Águas Santas, e o FC Porto proporcionou me mais uma enorme alegria.

A equipa entrou no jogo para se sagrar tricampeã já hoje, e impôs um ritmo inicial muito forte chegando a uma vantagem confortável, que lhe permitiu gerir o jogo até final.

Dario Andrade foi  jogador preponderante neste arranque da partida.

Grande presença de massa adepta do FC Porto, que fez a festa em Águas Santas, sem problemas com os adeptos da casa, que para abono da verdade, também muitos eram portistas. Cantaram-se os parabéns a Filipe Mota, houve festa de parte a parte. Foi bonito o ambiente no pavilhão.

É tocante a proximidade dos atletas com os adeptos, em particular com alguns que permanentemente acompanham as modalidades. E estes grandes portistas bem merecem!

Fui em clima de grande festa entre adeptos e jogadores que se festejou o Tri.

Uma palavra de apreço para as forças de autoridade presentes, que mantiveram a ordem sem impedir que nós adeptos em euforia, entrassemos no piso para abraçar os herois.

2 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Realmente foi uma boa entrada em jogo. O Dario este perfeito no contra-ataque. Depois com duas exclusões infantis do Tiago o Aguas Santas equilibrou, no entanto a vitoria nunca esteve em perigo.

Mais um titulo, para este grande clube, que tiveste o prazer de presenciar ao vivo com os jogadores mais uma vez a reconhecerem o apoio dos adeptos.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Anónimo disse...

CAMPEÕES, CAMPEÕES, NOS SOMOS TRI-CAMPEÕES!!!!