sábado, 21 de maio de 2011

Hóquei em Patins * FC Porto afastado da final da Liga Europeia

Liga Europeia * Meia Final

Sports Hall Andorra la Vella, em Andorra

Árbitros: Gianni Fermi e Alessandro da Prato (Itália)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Reinaldo Ventura, Pedro Gil, Pedro Moreira e André Azevedo
Jogaram ainda: Emanuel Garcia, Filipe Santos e Gonçalo Suíssas e Nélson Filipe (g.r.)
Treinador: Franklim Pais.

LICEO DA CORUNHA: Malian (g.r.), Lamas, Grasas, Bargalló e Ricardo Barreiros
Jogaram ainda: Pedro Afonso, Sergio Miras, Pablo Alvarez e Eduard Lamas
Treinador: Carlos Gil

Ao intervalo: 1-3
Marcadores: Ricardo Barreiros (6m), Borgallo (7m), Lamas (23m), Reinaldo Ventura (23m e 30m) e Gonçalo Suíssas (35m)
Grandes penalidades: Reinaldo Ventura (defesa de Malian), Miras (3-4), Pedro Gil (4-4), Ricardo Barreiros (defesa de Filipe Magalhães), Emanuel Garcia (defesa de Malian), Pablo Alvarez (defesa de Filipe Magalhães), Filipe Santos (defesa de Malian), Lamas (4-5) e Pedro Moreira (defesa de Malian)

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança perdeu esta sexta-feira o acesso à final da Liga Europeia, no desempate por grandes penalidades com o Liceo da Corunha (4-5). Depois de recuperarem de uma desvantagem de três golos, os portistas ficaram a um pequeno passo do jogo decisivo, numa segunda parte que dominaram e na qual só faltou o quarto tento.

Logo aos quatro minutos, um remate de Pedro Gil até deu a ilusão de golo, mas a bola só tinha abanado as malhas laterais. No minuto seguinte, o espanhol dispôs de nova situação de perigo. O FC Porto parecia estar por cima do jogo, mas, de rajada, o Liceo da Corunha fez dois golos. Aos sete minutos, os Dragões já tinham pela frente uma tarefa complicada.

Os portistas arregaçaram as mangas e dispuseram mesmo de um livre directo (11 minutos) e de uma grande penalidade (13), que Reinaldo Ventura desperdiçou. Pedro Gil também acertou no poste. O FC Porto carregava, sem muita sorte, correndo ainda o risco de sofrer com o contra-ataque espanhol.

Seriam mesmo os galegos a fazer por 3-0, por Lamas, mas, na jogada seguinte, Reinaldo Ventura fez o 3-1, com um “tiro” de meia-distância. O encontro estava assim relançado para a segunda parte, em que Gonçalo Suíssas teria um papel importante.

Bem cedo no segundo tempo, o FC Porto reduziu para 3-2, numa combinação entre André Azevedo e Reinaldo Ventura, que “bisou”. Com Edo Bosch seguro, como habitual, na baliza, os azuis e brancos lançaram-se para um período absolutamente dominador. E, aos 35 minutos, numa jogada de contra-ataque, Gonçalo Suíssas não perdoou na cara de Malian. Dois minutos depois, o avançado esteve perto da reviravolta e, aos 40 minutos, Pedro Gil não conseguiu converter o livre directo correspondente à décima falta dos espanhóis.

O Liceo não conseguiu acompanhar o ritmo do FC Porto na segunda parte, mas foi capaz de preservar a igualdade. O prolongamento foi de carácter eminentemente calculista por parte das duas formações e o 3-3 também não se desfez aí. Nos penaltis, os galegos foram mais felizes e garantiram o acesso à final. O destino foi ingrato para uma equipa que nunca vira a cara à luta e que esteve perto do seu eterno sonho.

Resumo do FC Porto - Hockey Club Liceo

Parte 6 * Penaltis



Parte 1 (clica para visualizar)


Parte 2 (clica para visualizar)


Parte 3 (clica para visualizar)


Parte 4 (clica para visualizar)


Parte 5 (clica para visualizar)

Franklim Pais "Merecíamos jogar a final"

"Ao contrário do jogo com o Barcelona, não entrámos bem, não defendemos tão bem e consentimos três golos. Reagimos e na segunda parte estivemos a um bom nível. Falhámos alguns golos, um livre directo, um penálti e no prolongamento tivemos melhores oportunidades, mas sem concretizar, o que nos levou à lotaria dos penáltis. E os penáltis são assim. Podiam cair para o nosso lado, mas caíram para o lado do Liceo. Creio, no entanto, que pelo que fizemos merecíamos estar na final", comentou Franklim Pais. O treinador portista, na hora da despedida, lembrou ainda o carinho do público: "Foi um bom apoio, o dos adeptos. Contribuíram para a nossa vitória frente ao Barcelona e para este jogo de entrega, que foi muito desgastante". Com o campeonato português a três jornadas do fim, o técnico sublinhou: "Uma final-eight com esta intensidade deixa sequelas. Com alguns jogadores que ainda não estão a cem por cento, temos de nos concentrar na recuperação da equipa para o que resta em Portugal". Na final, não torcerá por ninguém, mas apostou: "Estão na final os grandes candidatos ao título de Espanha e se calhar poderá acabar também nos penáltis".

Um abraço a Franklim Pais


Esta final-eight ficou marcada pela presença de duas equipas portuguesas, uma estreante e outra que há muito persegue o sonho de voltar a ser campeão. Esta equipa é o FC Porto e este ano, apesar de estar a jogar a 1200 quilómetros de casa, encheu metade do pavilhão de azul e branco, com emigrantes e outros adeptos que se deslocaram a Andorra para apoiarem o eneacampeão português. Espanha é aqui ao lado, mas hoje, com o Liceo e o Réus na final, as bancadas estarão mais vazias, porque foram os portistas a animar o Polidesportivo. Ontem, alguns deles recordavam os tempos antigos, em que outras estrelas brilhavam. Acreditaram na final, mas, mesmo com o FC Porto eliminado nos penáltis, aplaudiram e no final abraçaram Franklim Pais junto ao banco dos suplentes. Não revelaram as palavras, mas a emoção era muita. Todos garantiram que para o ano voltam a apoiar e hoje, se uns regressam a casa, outros... iniciam a viagem para o Jamor!

2 comentários:

100% Dragão disse...

Boas

Foi pena, merecíamos passar!

Saímos de cabeça erguida!

Agora é garantir o DECA!

Dragus Invictus disse...

Boa noite amigo,

De facto foi pena. Podíamos ter resolvido no tempo regular. Os penaltis são uma questão de sorte. Depois de termos eliminado o Barça, acreditava que poderíamos conquistar a Liga Europeia ... foi azar. Agora temos de apoiar os eneacampeões no caminho para o Deca!

Abraço e bom fim de semana

Paulo