domingo, 29 de maio de 2011

Natação * FC Porto participa no 29º Meeting Internacional do Porto

Publicado em ANNP 

Foi apresentado em conferência de imprensa o 29.º Meeting Internacional do Porto, que se realiza nos dias 3 e 4 de Junho, na Piscina Municipal de Campanhã, e que permite a obtenção de mínimos para os próximos Campeonatos do Mundo de Absolutos (24 a 31 de Julho em Xangai, China) e de Juniores (16 a 21 de Agosto em Lima, Peru).

A prova portuense vai contar com a participação de 398 atletas (224 masculinos e 174 femininos) em representação de 50 equipas provenientes de Espanha, Itália, França, Suíça, Dinamarca, Kuwait e Portugal, entre os quais 4 nadadores do GCST – João Barroso, Miguel Pinto, Rute Teixeira e Tiago Coelho.

“Apesar da conjuntura atual, temos mais 70 participantes do que no ano passado”, afirmou Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte Portugal, que realçou a “longevidade e qualidade da prova” e a possibilidade de, no próximo ano, alargar a competição “para três dias”. “Se fossemos aceitar todas as inscrições, dois dias é muito pouco”, acrescentou o líder associativo.

Entre os portugueses, destaque principal para a presença da olímpica Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), recordista nacional de todas as distâncias de mariposa e já com «passaporte» para os Mundiais de Xangai. No sector feminino, Nádia Vieira (Gesloures), pré-selecionada para esta última competição, é outra das figuras no Meeting do Porto, tais como Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), com mínimos para os Mundiais de juniores de Lima, e Marta Marinho (FC Porto/Dolce Vita), recordista nos 50 e 100 costas que procura um lugar nos Campeonatos do Mundo de Xangai. 

No sector masculino, Paulo Santos e João Carvalho (FC Porto/Dolce Vita), Adriano Niz e Jorge Maia (Famalicão), Alexis Santos e Gustavo Santa (Sporting), César Faria (Bairros dos Anjos/Mr. Pizza), e Fábio Pereira (Fluvial Vilacondense) são alguns dos nomes portugueses mais cotados em competição.

Do lote de estrangeiros, a equipa da Lombardia, vencedora das últimas edições, apresenta-se para atacar de novo o triunfo coletivo com os recordistas do meeting Alberto Catalano, Davide Cova, Elisa Apostoli e Stefano Iacobone. A Itália é ainda representada pelo Grupo Sportivo Modena e o Rane Rosse Aqvasport. O Comite Ile de France de Natation, Team Grand Ouest e Stade Francais Natation são as equipas francesas em competição. Esta última tem como principal referência o senegalês Malick Fall, que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim e foi medalha de prata nos 50 bruços e de bronze nos 100 bruços durante os Campeonatos de França de Elite recentemente realizados. De Espanha vem o Club Natacion Santa Olaya e da Suíça o Schwimmclub Aarefisch Aarau. O Farum Svømmeklub, da Dinamarca, e o Kuwait Swimming Association estreiam-se no Meeting do Porto.

Aníbal Cabral Pires criticou ainda a Federação Portuguesa de Natação por não se apresentar com uma Seleção Nacional: “Este Meeting devia ser mais utilizado e procurado para que os melhores atletas portugueses estivessem presentes. Não entendo a razão da Federação não aproveitar o Meeting para trazer uma Seleção Nacional”.

Por sua vez, Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara Municipal do Porto frisou o “forte envolvimento e a capacidade organizativa da Associação do Norte” e espera que a presença de várias equipas estrangeiras tenha, do ponto de vista económico, “impacto na cidade”. “Esperamos que o tempo ajude”, acrescentou o responsável autárquico.

A probabilidade de serem estabelecidos novos recordes do meeting é elevada, já que 14 tempos de inscrição estão abaixo das melhores marcas da competição. A prova de 1500 metros livres femininos está pela primeira vez incluída no programa, tendo como objetivo a tentativa de obtenção de mínimos para os Mundiais de Lima. Inscreveram-se Angélica André (Leixões) e Andreia Gomes (V. Guimarães). 

O FC Porto/Dolce Vita, com 39 inscritos, é a equipa com maior número de atletas na 29.ª edição da prova.

A Lombardia, com 19 nadadores, é a formação estrangeira mais representativa.

As provas começam a 3 deJunho às 9h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais), enquanto a 4 de Junho se iniciam às 9h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais). O Instituto Português da Juventude disponibiliza voluntários para apoio organizativo à competição.

O 29.º Meeting Internacional do Porto, inscrito no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN) e da Federação Internacional de Natação (FINA), é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e Câmara Municipal do Porto.

Sem comentários: