domingo, 19 de junho de 2011

Bilhar * Jaspers superou Sanchez

Publicado no jornal "O Jogo" por Augusto Ferro

Os quartos-de-final do Campeonato da Europa individual de três tabelas, que termina hoje na cidade do Porto, tiveram um momento particular de emoção.
Isso ocorreu no encontro que colocou frente a frente o campeão da Europa, Dick Jaspers, e o campeão do mundo, Daniel Sanchez.
Foi a única partida em que o vencedor desta fase cedeu algum set. O holandês esteve mesmo a perder por 2-1, mas nas duas últimas partidas mostrou uma superioridade intocável, que o reforça como um dos favoritos deste campeonato.

O jogo mais ansiado de ontem teve um momento-chave. No quarto set, Sanchez comandou o marcador até aos 7-4, mas após o adversário ter empatado a sete cometeu um falhanço que o afectou. Jaspers embalou de seguida e o espanhol não pontuou mais nesse set. Na "negra", Jaspers abriu com uma sequência de sete carambolas e já pouco mais havia a fazer.

Dos outros três jogos destacou-se a exibição segura - bem ao seu timbre - de Eddy Merckx, que se revelou implacável perante um Martin Horn que foi um adversário valoroso. Curiosamente, no jogo dos oitavos-de-final, da manhã, o belga esteve a perder por 2-0 frente a Filipos Kasidokostas, mas uma posterior desconcentração do grego permitiu-lhe virar o resultado.

A Bélgica só não conseguiu levar três homens até à meia-final porque Jozef Philipoom cedeu perante Torbjorn Blomdhal. Neste jogo, registe-se a curiosidade de o sueco ter estado a vencer o terceiro e derradeiro set por 14-0 e a seguir ter falhado sete vezes a bola de jogo, o que levou Philippom a ainda discutir essa partida.

Já o encontro entre Frederic Caudron e Jeremy Bury foi sempre dominado pelo primeiro. O campeão francês ainda resistiu inicialmente, mas com o decorrer da partida foi-se resignando.

O ranking europeu individual provou a sua competência neste campeonato e, assim, foram os seus mais bem classificados a chegar à meia-final

Lutar mesmo até ao fim
Paulo Andrade deu luta ao número oito do ranking europeu e chegou a dar indicações de que poderia surpreender nos oitavos-de-final. Esteve perto de vencer o primeiro set (13-15), ganhou o terceiro e no derradeiro perdeu por uma única carambola. Uma boa presença para o campeão nacional, que reconheceu terem existido dois momentos marcantes no seu derradeiro encontro: "No segundo e quarto sets podia ter virado o jogo".
O bilharista conimbricense pensa agora nos próximos compromissos pessoais e nos do seu clube, o FC Porto. Para ele, vêm aí o Mundial e o nacional de equipas.

Resultados:
OITAVOS-DE-FINAL
F. Caudron - T. Tasemir 3-2
M. Zanetti - J. Bury 2-3
D. Jaspers - L- Cenet 3-1
S. Sidhom - D. Cortez 2-3
M. Horn - R. Burgman 3-1
F. Kasidokostas - E. Merckx 2-3
T. Blomdahl - A. Efler 3-1
P. Andrade - J. Philipoom 1-3 (13-15; 10-15; 15-12; 14-15)

QUARTOS-DE-FINAL
F. Caudron - J. Bury 3-0; 15-14, 15-10 e 15-8)
D. Jaspers - D. Sanchez 3-2 (15-6; 5-15; 8-15; 15-7 e 15-4)
M. Horn - E. Merckx 0-3 (10-15, 4-15 e 13-15)
T. Blomddahl - J. Philipoom 3-0 ( 15-7, 15-12, 15-13

Hoje: MEIAS-FINAIS
F. Caudron - D. Jaspers 10h00
E. Merckx - T. Blomdahl 12h00

FINAL: 17h00

Sem comentários: