sábado, 2 de julho de 2011

Bilhar * Rui Manuel assustou Legazpi

Publicado em worldcuportobilliard.com

Eram 11 horas em ponto, tal como previa o programa do torneio, quando foi dado início à cerimónia de abertura da Taça do Mundo de Bilhar, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Os jogadores foram apresentados um a um, primeiro os que ultrapassaram as qualificações, depois os 16 que tiveram entrada directa no quadro principal, e onde se destacam os portugueses Rui Manuel (FC Porto) e Pedro Simões (Leixões), que usufruíram de wildcards.

Finalmente, o presidente da União Mundial de Bilhar, o belga Jean-Claude Dupont, declarou oficialmente aberta a Taça do Mundo de Bilhar. Minutos depois, às 12h00, entrava na competição o nº 1 do ranking mundial, Dick Jaspers, defrontando o vietnamita Duong Anh Vu, vindo das qualificações.

Rui Manuel assustou Legazpi

Rui Manuel, do FC Porto, e Pedro Pais, do Leixões, os dois representantes portugueses na Taça do Mundo do Porto/Matosinhos, através de dois wild card da organização, foram eliminados na primeira ronda do quadro principal, disputada esta sexta-feira no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

O número 1 do FC Porto ainda “assustou” o bem mais cotado espanhol Ruben Legazpi (28º jogador mundial), também ele jogador dos dragões. Rui Manuel (número 73 do Mundo) só cedeu na negra (2-3) e esteve mesmo a vencer por 2-1.

Pedro Pais (271º do ranking da União Mundial de Bilhar), uma estreia absoluta no melhor quadro de uma Taça do Mundo, não teve argumentos para o categorizado belga Jozef Philipoom (12º do Mundo). A derrota líder do ranking nacional e detentor da Taça de Portugal foi natural diante de um dos jogadores mais experientes do circuito.

Na generalidade não houve surpresas nestes dezasseis-avos-de-final. Passaram os favoritos, com excepção do alemão Martin Horn, finalista há um ano e já eliminado, pelo belga Eddy Leppens.

O espanhol Daniel Sanchez, jogador do FC Porto, sentiu algumas dificuldades e só na negra bateu o compatriota Sergio Jimenez. Mais autoritário esteve outro portista, o sueco Torbjorn Blomdahl, que “derreteu” o holandês De Bruijn.

Hoje disputam-se-se os oitavos-de-final, com jornadas às 11 horas e às 14h30, e os quartos-de-final, marcados para as 20h30. Uma verdadeira maratona do melhor bilhar três tabelas do Mundo, que vai merecer transmissões directas na Sport TV às 14h30 e às 20h30.

Declarações dos jogadores portugueses

Rui Manuel (FC Porto) – “O factor sorte é importante ou mesmo preciso em jogos equilibrados, e hoje não esteve do meu lado. A capacidade física do Legazpi é melhor, mas lutei ate ao fim porque essa é uma das minhas características. O Ruben já é e vai continuar a ser um dos melhores da Europa nos próximos anos, até por tratar-se de um jovem. Depois, há essa enorme diferença entre treinar oito horas por dia e oito horas por mês”.

Pedro Pais (Leixões) – “Foi uma experiência muito bonita e quero repetir, porque para evoluir é fundamental jogar provas deste nível e defrontar jogadores deste nível. Gostei e quero repetir, num ano em que sou primeiro do ranking, outra circunstância que me deixa muito feliz e perseguia há uns anos, é um esforço recompensado. Nós, jogadores portugueses, precisamos de mais contactos internacionais, aprender com alguns destes mestres e falta-nos em Portugal uma escola, um percurso de aprendizagem que existe nos países do pelotão da frente desta modalidade. Espero lá chegar, e porque sei que só será possível com estas organizações, que além de muito profissionais são óptimas para o bilhar português, acho justo felicitar o FC Porto por isto, apesar de eu nem ser jogador do clube”.

Jogos dos oitavos-de-final (hoje)
11 horas
Dick Jaspers (HOL)-Eddie Leppens (BEL)
Jeremy Bury (FRA)-Torbjorn Blomdahl (SUE)
Nikos Polychronopoulos (GRE)-Filipos Kasidokostas (GRE)
Ruben Legazpi (ESP)-Frédéric Caudron (BEL)

14h30 horas
Kim Kyung-Roul (COR)-Roland Forthomme (BEL)
Daniel Sanchez (ESP)-Tayfun Tasdemir (Turquia) (Sport TV)
Cho Jae Ho (COR)-Marco Zanetti (ITA)
Jozef Philipoom (BEL)-Eddy Merckx (BEL)

Sem comentários: