quinta-feira, 28 de julho de 2011

FC Porto adquire a totalidade do passe de Danilo

Publicado em maisfutebol.iol.pt

O FC Porto já tinha anunciado o acordo para a contratação de Danilo por 13 milhões de euros.
O Santos veio a público, nessa altura, lembrar a necessidade de discutir ainda alguns detalhes sobre o tema. Nesta quinta-feira, foi formalizada a transferência.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o F.C. Porto confirma a aquisição da totalidade do passe por 13 milhões de euros. Danilo assina contrato até 2016, ficando com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros - clica para visualizar.

Danilo encontra-se actualmente na Colômbia a disputar o Mundial de sub-20. O jogador só viajará para o Porto em Dezembro, depois de representar o Santos no Mundial de Clubes.

Entrevista de Danilo ao site Mais Futebol

Em entrevista ao Maisfutebol, o internacional brasileiro sub-20 lamenta ter de ficar até Janeiro no Santos. E partilha alguns sonhos

Processo longo, complexo, a exigir arrebatadores dotes de diplomacia aos negociadores do F.C. Porto. O desenlace demorou, foi duro, mas Danilo chega em Janeiro a Portugal e vai ser dragão por cinco temporadas. No dia em que todo o processo foi oficializado pelos dragões na CMVM, o internacional sub-20 concede uma entrevista ao Maisfutebol. A primeira, aliás, a um jornal português.

E, para que não restem dúvidas, o atleta preferia mesmo seguir para o Dragão logo a seguir ao Mundial que se joga na Colômbia. A inflexibilidade do Santos adiou por cinco meses uma viagem que, segundo nos diz, «é a realização de um sonho muito sério».

«Não fui eu que escolhi ir para o F.C. Porto apenas no início de 2012», faz questão de referir Danilo. «Na verdade o meu desejo não era esse. Seria preferível integrar-me já no trabalho da equipa, conhecer todas as pessoas do clube e ficar desde logo à disposição do técnico. No entanto, o Santos vai disputar o Mundial de Clubes e o presidente não abdica de mim para essa prova. Peço desculpa aos adeptos portistas, mas só posso mesmo ir em Janeiro.»

Naturalmente «ansioso» por conhecer o clube e a cidade que o albergarão nos próximos anos, Danilo tem utilizado a internet para percorrer as calçadas graníticas da urbe portuense. «Já percebi que é um lugar lindo e tranquilo. Também vi fotos do estádio e fiquei embasbacado. É o mais bonito que já vi. Imaginar aquelas bancadas cheias é incrível. Qual é a lotação? Cinquenta mil? Maravilhoso mesmo.»

«Espero vir a ser um ídolo como é o Hulk»

Não raras vezes, os unanimismos escondem uma faceta mais perniciosa. Talvez por isso, Danilo não se dá bem com elogios. Foge deles, evita-os quase a todo o custo, apesar das evidentes faculdades timbradas no seu futebol. Desafiado a tecer um auto-retrato, o novo dragão recua, recua, até se render e responder ao desafio.

«Sou um jogador maduro, equilibrado», vinca o futebolista de 20 anos, peneirado nas escolas do América Mineiro. Uma pepita quase no seu estado mais puro. «Acho que é fácil perceber quais são as minhas características. Sem equilíbrio não vamos a lado nenhum. Gosto de colocar raça nas minhas acções e prometo, desde já, dedicação total ao F.C. Porto em todos os jogos.»

A adaptação, essa, será facilitada pela miríade de brasileiros que já fazem parte do plantel. Helton, Bracali, Maicon, Kelvin, Fernando, Kléber, Walter mas, muito especialmente, Souza e Hulk. «Conheço todos de nome e já os vi jogar. O Souza acompanhei bastante quando estava no Vasco da Gama. É um bom jogador, elegante, será um prazer tê-lo como colega de equipa.»

E Hulk, Hulk merece palavras de profuso entusiasmo. Não fosse o Incrível já um dos principais elementos no mapa futebolístico do Brasil. «Espero vir a ser um ídolo como o Hulk já é. Tem uma qualidade impressionante e, sinceramente, estou ansioso por partilhar o dia-a-dia com ele no F.C. Porto.»

«Sou médio e só depois lateral»

A transparência nas palavras de Danilo permite apreciar uma personalidade decidida, impermeável aos formalismos e indiferente à estranheza. O aviso surge eloquente, resolvido sem delongas.

«Sou médio e prefiro jogar no meio-campo», esclarece o internacional brasileiro em entrevista ao Maisfutebol. A capacidade de ser polivalente permite-lhe jogar a lateral direito, uma posição que não lhe é indiferente, mas apenas inserida num plano-B.

Danilo explica. «Em grande parte da minha carreira joguei na defesa mas, a partir do momento em que passei para o meio-campo, no Santos, melhorei bastante. Foi também por essa mudança posicional que evoluí. Naturalmente que, caso seja necessário, posso jogar a lateral direito. Aliás, aqui no Mundial de sub-20 vou actuar nessa posição.»

Confrontado com o 4x3x3 implementado e estabilizado há várias temporadas no reino do Dragão, Danilo desembaraça-se e simplifica a resposta. «Posso encaixar no trio de centrocampistas ou jogar mais à frente, numa ala. Não vejo qualquer problema nisso. Sempre aceitei bem as indicações dos meus treinadores, ainda me dou bem com todos eles e no F.C. Porto vai ser igual. O essencial é servir bem o clube.»

«O Alex Sandro tem uma força impossível de controlar»

O Brasil inicia o Campeonato do Mundo de sub-20 frente à Guatemala. A partir da madrugada de sexta-feira, Danilo e Alex Sandro, recém-dragões, podem ser vistos com redobrada atenção pelo público português. «Vai ser óptimo saber que as pessoas nos podem conhecer melhor», aquiesce Danilo, pronto a reeditar a dupla com o seu «grande amigo Alex».

«Conhecemo-nos no Santos, estamos na selecção e vamos jogar juntos em Portugal. Temos falado quase todos os dias sobre o F.C. Porto aqui na Colômbia. Aliás, o Alex Sandro até diz que eu devia ir já com ele», explica Danilo, todo sorrisos, antes de falar um pouco sobre o inseparável cúmplice.

«Não tenho dúvidas que o Alex Sandro será essencial no F.C. Porto. Ele possui uma força impossível de controlar. É um lateral de grande qualidade e possui tudo o que é necessário para triunfar», descreve o ainda jogador do Santos.

«Respeito o Benfica, mas o Porto foi a melhor escolha»

Pergunta obrigatória no diálogo: por que motivo escolheu Danilo o F.C. Porto? «Eu sempre disse aos meus representantes que só saía do Brasil para representar um clube ganhador», reage, bem documentado sobre os azuis e brancos.

«Além de dominar o futebol português há vários anos, sei que também apresenta bons resultados nas competições europeias. Depois, naturalmente, também pensei nas condições financeiras. O F.C. Porto dá-me totais garantias em todos os aspectos.»

Numa revisitação a outros episódios do género, a disputa pelos serviços de Danilo teve Porto e Benfica num ombro a ombro de fricção. A guerra fria está em ponto de ebulição, Danilo já o percebeu e não tem pruridos em abordar o assunto.

«É verdade que conversei com representantes do Benfica. Respeito o clube, sei que tem uma grande tradição, mas na verdade o F.C. Porto foi muito mais forte na abordagem e fiz a escolha certa. Foi o melhor para mim e para o Santos, sem qualquer dúvida.»

Danilo «13 milhões? Mais orgulho que pressão»

É sem medo que o mais recente reforço do F.C. Porto fala sobre o «investimento elevado» dos dragões.
O rótulo é monstruoso, fantasmagórico: a mais cara contratação de sempre do F.C. Porto. Quase se ouve o soprar do assustador anúncio. A imagem, metafórica, foi colocada na frente de Danilo. O que sente o reforço dos dragões ao saber que custou 13 milhões de euros aos cofres azuis e brancos? «Sinto mais orgulho do que pressão, na verdade», afirma, categórico, em entrevista ao Maisfutebol.

«Quero justificar o avultado investimento e provar que as pessoas não se enganaram sobre mim. É um valor alto e compreendo perfeitamente as altas expectativas dos adeptos», sublinha Danilo, o menino de ouro da cidadezinha de Bicas, lá nas profundezas do Estado de Minas Gerais.

A transferência para o F.C. Porto, pelo que nos diz, não apanhou completamente de surpresa a família e os amigos. «Já há algum tempo que falávamos sobre esta possibilidade. Para a minha família é também um desafio, pois vêm comigo para Portugal e é tudo uma novidade.»

Danilo tem orgulho das origens humildes e da vida de muito trabalho dos seus pais. Mais recentemente, já com o salário auferido no Santos, o novo jogador do F.C. Porto montou uma loja de desporto e criou mais uma fonte de rendimento para o aglomerado familiar. E até o próprio Danilo salta para trás do balcão para vender sapatilhas, chuteiras e afins.

«Ajudo lá sempre que vou a Bicas. Tudo o que ofereço aos meus pais é mais do que justo, pois eles sempre me deram total apoio nas minhas decisões. É com enorme prazer que os vejo bem nesta altura da vida.»

Danilo jogou cinco anos no América Mineiro e saltou da III divisão até ao escalão máximo do Brasil para vestir o manto sagrado do Santos. A partir de Janeiro, a teoria da evolução natural irá trazê-lo para a cidade do Porto. O encontro fica, desde já, marcado.

«A espera vai valer a pena.»

Sem comentários: