quarta-feira, 6 de julho de 2011

FC Porto goleia antes da partida para Marienfeld

Publicado no jornal "O Jogo" e maisfutebol.iol.pt

O treino matinal do FC Porto, nesta quarta-feira, ficou marcado por vários episódios onde a boa disposição imperou. Nos 30 minutos abertos aos jornalistas, multiplicaram-se as gargalhadas entre os jogadores portistas.

O grupo reuniu-se inicialmente para uma conversa com o técnico Vítor Pereira, à saída dos balneários. Depois, o novo treinador principal seguiu para o centro do relvado em conversa com Kelvin, Addy e Hélton, procurando motivar os dois mais jovens.

Walter também esteve em foco. Com o sistema de rega ainda ligado, Hulk tentou molhar os companheiros. O seu compatriota vinha logo atrás e devolveu a gentileza. Ao longe, percebia-se um novo penteado. Walter rapou metade do cabelo e deixou um rasto em ziguezague atrás, ao jeito de um W, a primeira letra do seu nome.

O novo corte de Walter serviu de mote para novas gargalhadas numa manhã descontraída. A exigência tem sido enorme mas sobra espaço para estes momentos. Fernando e Beto, dois nomes que estiveram em destaque no defeso, contribuíram para a boa disposição.

O guarda-redes português foi mesmo um dos mais animados num curioso exercício promovido pelo preparador-físico Filipe Almeida: divididos em dois grupos, os jogadores tiveram de dar as mãos e correr a trocar a bola no ar, sem a deixar cair. Rapidamente, o exercício transformou-se numa saudável competição entre os grupos, com a equipa de Beto a perder entre protestos ruidosos.

Fernando Belluschi e Emídio Rafael continuam a recuperar de lesões. À entrada do Olival, adeptos portistas colocaram uma faixa a motivar a equipa. «Nem o Porto nem os sonhos têm preço», podia ler-se.

James Rodríguez «Quero dar muito mais este ano»


Ensaio com muitos golos frente ao Tourizense

Foi em ritmo de samba que o FC Porto deu início à temporada, com cinco dos sete golos apontados ao Tourizense a pertencerem a jogadores brasileiros. Hulk fez parte da equipa inicial e bisou durante a primeira parte, tornando-se a figura deste primeiro ensaio da era Vítor Pereira. Aliás, o técnico só recorreu a três dos onze jogadores mais utilizados na primeira parte (Helton, Otamendi e Hulk), numa equipa que manteve uma defesa - com Sereno, Otamendi, Maicon e Addy - consistente, apesar das ausências de Fucile e Álvaro Pereira. Rolando e Sapunaru só jogaram na segunda parte.

Num encontro em que o ritmo ainda não foi, naturalmente, o ideal, nem se pretendia que fosse dado nem se ter concluída a primeira semana de trabalho, Souza fez as funções de Fernando, num meio-campo com Castro e Rúben Micael. Na frente, Hulk, Walter e Christian Atsu, que é pretendido por Pedro Emanuel para a Académica. Vítor Pereira assistiu ao jogo-treino sereno, deixando os jogadores explorar espaços e dando-lhes liberdade para se exprimirem sem espartilhos. Maicon destacou-se ao marcar um golo, sinal de que já está na luta por um lugar.

Na segunda parte, já com várias alterações e quatro reforços em campo, a equipa não perdeu fulgor e manteve o estilo. Bracali foi para a baliza, Kelvin empurrou uma bola para o fundo das redes, Kléber sofreu uma falta que mereceu uma grande penalidade transformada por James e marcou de cabeça; Djalma esteve ligado ao último golo. Bem se pode dizer que todos saíram moralizados com este primeiro ensaio em que um autogolo fechou o marcador.

Reforços brilharam na segunda parte

A segunda parte do jogo de ontem ficou reservada para os quatro reforços que já estão a trabalhar com Vítor Pereira - Bracali, Kelvin, Djalma e Kléber -, mas também para os jogadores que chegaram mais tarde devido aos compromissos da Selecção Nacional, como são os casos de Rolando, Varela ou João Moutinho. Curiosamente, Fernando (ontem outra vez apontado ao Roma) foi o único dos titulares da última época que está a trabalhar no Olival desde o primeiro dia que não fez parte da equipa inicial de ontem, tendo o lugar de trinco sido ocupado por Souza. Além dos reforços e dos internacionais portugueses, também Beto, Kadú, Sapunaru, Tiago Ferreira, David, Fernando e James foram utilizados na segunda parte.

Os golos

1-0 Hulk | Assistência de Rúben Micael para Hulk, que, à entrada da área, remata com estilo, abrindo o marcador.

2-0 Hulk | Livre directo do brasileiro. Sem hipóteses de defesa para o guarda-redes do Tourizense.

3-0 Maicon | Outro livre de Hulk, agora apontado à cabeça de Maicon, que ganha nas alturas e fecha o marcador na primeira parte.

4-0 Kelvin | Sapunaru avança pela direita e cruza para Kelvin. Foi só empurrar, no primeiro golo do reforço contratado ao Paraná.

5-0 James | Kléber domina e sofre carga. Penálti assinalado. James foi o escolhido para o marcar e não falhou.

6-0 Kléber | O cruzamento é de Varela e sai direitinho à cabeça de Kléber, que se estreia nos golos pelo FC Porto

7-0 Autogolo | Djalma, na direita, cruza e um defesa do Tourizense empurra para onde não queria: a baliza.


O treinador do Tourizense ficou surpreendido com a «dinâmica muito forte» evidenciada pelo FC Porto no jogo-treino.

«Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser mais forte. Demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época», elogiou Tonau, em declarações à Antena 1.

«Quer a primeira quer a segunda equipa revelaram uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase», admitiu.

O ensaio frente à equipa da II Divisão (Zona Centro) completou mais um dia de trabalho dos Dragões, que já haviam efectuado um treino de manhã.

Para amanhã está marcado apenas um apronto, da parte da manhã, a decorrer à porta fechada.

Durante a tarde, a comitiva viaja para Marienfeld, onde cumpre o estágio de pré-temporada. O voo é às 15h30, com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, estando a chegada a Münster prevista para as 18h45 locais (17h45 em Portugal Continental).

Na Alemanha, Vítor Pereira continuará a avaliar o plantel e a preparar a temporada 2010/11. Os dragões podem viajar com 27 jogadores da comitiva, incluindo os lesionados Belluschi e Emídio Rafael.

O grupo portista regressou ao trabalho na semana passada, com 22 elementos. Na sexta-feira, Djalma juntou-se ao grupo, depois de expirar o seu vínculo contratual com o Marítimo. No início da semana, mais quatro nomes: o reforço Kléber e os internacionais Rolando, João Moutinho e Varela.

Vítor Pereira chamou três jovens para observar durante a pré-época (David, Tiago Ferreira e Christian Atsu), mantendo-os no grupo mesmo quando o leque de soluções aumentou. Com Beto indefinido, Kadú apresenta-se como o provável terceiro guarda-redes dos dragões.

David Addy e Castro foram integrados depois de períodos de empréstimo mas a continuidade de ambos não está assegurada. Faltam ainda Alvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Freddy Guarín e Radamel Falcao, os representantes portistas na Copa América.

Jorge Fucile não estará com a selecção do Uruguai na prova devido a lesão. De qualquer forma, uma vez que esteve envolvido nos trabalhos da equipa nacional, foi autorizado a apresentar-se mais tarde no FC Porto.

O reforço Iturbe ainda não passou por Portugal, estando agora a preparar o Mundial sub-20 com a Argentina. James Rodriguez também estará na competição, ao serviço da Colômbia. O extremo abandonará em breve o grupo portista. As competições sul-americanas condicionam a pré-época dos dragões.

Plantel provisório que parte para Marienfeld:

Ausentes:
Alvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Freddy Guarín e Radamel Falcao (Copa América), Juan Iturbe (Mundial sub-20), Fucile (autorizado)

Presentes:
Guarda-redes: Beto, Bracali, Helton e Kadú;
Defesas: Sapunaru, Sereno, David, Tiago Ferreira, Rolando, Maicon, Otamendi, David Addy e Emídio Rafael;
Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Castro, Rúben Micael e Belluschi;
Avançados: Kelvin, Hulk, James Rodriguez, Walter, Christian Atsu, Djalma, Varela e Kléber

Sem comentários: