sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vítor Pereira quer a equipa mais subida

Publicado no jornal " O Jogo"

Aos poucos, o treinador impõe novos princípios de jogo à equipa, retocando a filosofia que transitou da época passada.
Sempre com a preocupação de não cortar com o passado, a ideia é efectuar uma actualização de processos que passa por subir a equipa ainda mais no terreno: a defesa, por exemplo, foi posicionada no limite do fora-de-jogo; os médios receberam indicações para circular a bola com rapidez, de preferência ao primeiro toque e tendo o ponta-de-lança como referência - Kléber esteve em destaque neste particular -; e os homens dos corredores tinham de jogar no dois para um e com constantes trocas de flancos.

O ritmo não baixa e, à medida que a preparação avança, Vítor Pereira vai deixando a componente física para segundo plano, para se centrar nas questões técnico-tácticas.
Ontem dividiu o plantel por posições: seis elementos da defesa com coletes laranja, nove médios sem colete e mais seis avançados de azul. Por uma questão de equilíbrio de forças, David e Fucile foram incluídos no sector intermediário. Beto e Helton ficaram encarregados das balizas, enquanto Bracali e Kadu treinavam à parte com Wil Coort.

O exercício era simples: três defesas de cada lado (Rolando, Otamendi e Sereno numa equipa; Maicon, Addy e Sapunaru na outra) tentavam impedir que a bola circulasse e que fossem criados desequilíbrios. Do outro lado, a bola saía dos pés de um dos médios e começava a rodar por todos, tendo a preocupação de tocar no ponta-de-lança (Kléber de um lado, Walter do outro) antes de chegar às alas. Aí, Vítor Pereira insistiu com os jogadores, chegando a interromper para voltar a explicar o que pretendia: "Cria o dois para um nos corredores". Aí, havia duas opções: ou davam profundidade na linha para o cruzamento ou remate; ou o extremo entrava em diagonal curta para ganhar espaço para a finalização.

Depois, Vítor Pereira alterou a saída da bola, dando ordens para que os guarda-redes a repusessem rapidamente em jogo, de preferência na direcção dos homens da frente. Desta vez, marcaram-se poucos golos. Walter, Varela e Castro foram os únicos a balançar as redes, sendo que o brasileiro facturou com um toque em habilidade, embora estivesse sem qualquer marcação na altura.




Princípios ensaiados

* DEFESA muito pressionante e subida, actuando no limite do fora-do-jogo

* TROCAS constantes de corredores com passes longos

* CIRCULAÇÃO rápida, de preferência a um toque, entre os médios

* APOSTA no dois para um nos corredores entre os alas e os laterais

* SAÍDAS rápidas para o ataque a partir de passes longos dos guarda-redes para o avançado

Belluschi quase operacional
Duas novidades nos relvados de Marienfeld: Fucile e Belluschi. O uruguaio fez o primeiro treino com os companheiros, terminadas as férias concedidas pelo clube, depois de ter estado ao serviço da sua selecção e a recuperar de um problema na clavícula sofrido em Moscovo. Pelo menos na meia hora em que foi permitida a presença dos jornalistas, o lateral trabalhou sem qualquer limitação e não foi poupado a nenhum dos exercícios. Ao contrário de Belluschi; o médio começou a sessão com o grupo de trabalho, mas depois do aquecimento isolou-se para trabalhar sob as ordens do recuperador-físico. Se tudo evoluir favoravelmente, o argentino poderá cumprir os primeiros minutos de competição ainda durante este estágio na Alemanha.
Sendo assim, Rafa continua a ser o único cliente do departamento médico.

Vítor Pereira cancela um dos treinos de sexta-feira
Equipa tem mais um teste no sábado frente ao Borussia Mönchengladbach
Vítor Pereira decidiu cancelar um dos dois treinos que estavam previstos para esta sexta-feira, em décimo dia do estágio do F.C. Porto, em Marienfeld, na Alemanha.
Assim, os dragões treinam apenas às 17 horas locais, a última sessão antes do jogo com o Borussia Mönchengladbach que está marcado para sábado, penúltimo dia do estágio.

Sem comentários: