Finalmente é o que muitos adeptos portistas estarão a pensar depois de um defeso tranquilo onde tem reinado apenas as alegrias de quem chega de novo.
O FC Porto arrancou para a nova época com o objectivo de manter um grupo e uma equipa técnica que já conhecia o FC Porto e até ao momento o objectivo tem sido cumprido. Por isso mesmo muito da estabilidade e já da qualidade de jogo demonstrada durante os jogos de preparação advém desses objectivos traçados pela direcção.
Quanto há 1 semana atrás o FC Porto jogou com o Lyon foi perceptível a qualidade de jogo e a ambição dos jogadores. É certo que o FC Porto perdeu por 2-1, mas recebeu elogios do adversário e da comunicação social isenta de Portugal. Não é por acaso que vários jogadores do FC Porto continuam com muitos pretendentes por essa Europa fora.
Uma pré-época marcada por muitas ausências forçadas, primeiro Copa América, depois Mundial Sub-20, tem sido muito bem gerido pelo FC Porto, que mantém ainda um grupo extenso para os primeiros jogos da época. No inicio desta semana, chegaram Guarin e Falcão sob uma grande onda de entusiasmo dos adeptos portistas, oram não fossem 2 dos melhores da época passada.
E rapidamente se integraram que Vítor Pereira já conta com eles na primeira convocatória oficial da época 2011/2012.
As expectativas são elevadas até porque já deu para ver que pouco mudou relativamente à época passada. Os jogadores são praticamente os mesmos, dos 7 reforços, 3 ainda não se apresentaram (Danilo, Iturbe e Alex Sandro) e os restantes, Kelvin deverá ser emprestado e os já conhecidos do futebol Português, Bracali, Djalma e Kléber têm surgido entre os restantes merecendo igualmente a convocatória para o primeiro jogo oficial.
De fora desta primeira convocatória, para além dos ausentes (Cristian Rodriguez e Alvaro Pereira chegam amanhã) ficaram os jovens David Bruno, Addy e Atsu, provavelmente serão emprestados até final de Agosto, Beto, André Castro, Walter, aparentemente por opção e Fernando, que durante a semana teve alguns problemas físicos, ainda que possa ter sido igualmente por opção.
Estas ausências poderão ser já um sinal de quem não ficará no plantel, mas são esperada muitas e definitivas decisões para o inicio da próxima semana, sendo que estes jogadores poderão até ficar no plantel, caso se confirme alguns rumores, cada vez mais fortes, de não 1 mas sim 3 saídas importantes do plantel.
Mas para já a concentração de todos está no jogo de amanhã, por ser o primeiro jogo oficial, por ser o primeiro troféu da época e pela oportunidade de alcançar o 70º título oficial da história do FC Porto, naquela que poderá ser a 3ª conquista consecutiva da Supertaça, algo nunca alcançado por nenhum clube.
Independentemente das saídas que possam ocorrer, a concentração estão nestes objectivos, que por exemplo no caso de João Moutinho poderá ser o 5º troféu com a camisola do FC Porto em 1 ano de FC Porto, superando os 4 títulos conquistados no Sporting em 6 anos!
Vítor Pereira já tinha dado indicações que a equipa do último jogo com o Lyon seria praticamente a mesma para este jogo e faz todo o sentido. As novidades de Guarin e Falcão eram esperadas ainda que não seja previsível que entrem na equipa inicial.
Lista de convocados: Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Sereno, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.
Uma das alterações que Vítor Pereira quer incutir no FC Porto é uma maior agressividade, quando tem a bola e na procura da bola. O esquema tem sido o mesmo, se bem que foi possível em alguns momentos de alguns jogos de preparação o triângulo do meio campo ser invertido, foi assim com James Rodriguez a 10, e mais recentemente com Ruben Micael a 10, alterações, testes, que poderão ser observados ao longo da época.
O adversário de amanhã será totalmente diferente do da época passada. Primeiro porque a goleada sofrida continua no subconsciente dos jogadores e equipa técnica e este Vitória sofreu algumas alterações significativas nos 3 sectores. Muitos reforços (13) mas ainda assim não têm mostrado muita qualidade, factos o últimos resultados dos jogos de preparação e da eliminatória da Uefa, que o seu treinador insistiu em valorizar o adversário, mas qualquer adepto mais ou menos atento não aceitaria outro resultado que não a vitória da equipa Portuguesa. Assim aconteceu mas com muitas dificuldades, sobretudo no sector defensivo (algo permeável) e no sector atacante (sem grande eficácia no aproveitamento das oportunidades).
Destacar a contratação de Pedro Mendes, um homem da casa, mas que sozinho não conseguirá carregar este Vitória.
Mas ambas as equipas ainda não estão na sua melhor forma pelo que não é de esperar tantos desequilíbrios como os que ocorreram no Jamor há 3 meses atrás.
Vítor Pereira não deverá alterar o onze que entrou em jogo frente ao Lyon. Não sendo de esperar as entradas de Guarin e Falcão para o onze inicial, a única alteração possível será mesmo a utilização de Maicon em detrimento de Otamendi, isto se Vítor Pereira manter a ideia da época passada em utilizar Maicon nos jogos contra o Vitória.
Ainda que não seja claramente a equipa a utilizar na maioria dos jogos neste momento face ao momento dos jogadores disponíveis é provavelmente o onze mais forte que o FC Porto possa apresentar.
Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Otamendi e Rolando, Souza, Moutinho e Ruben Micael, Hulk, Varela e Kléber.
Antevisão de Vítor Pereira:
O jogo vai ser disputado em Aveiro o que faz com que a probabilidade de uma casa muito bem composta possa ser alcançada.
O ano passado terminou com a conquista do FC Porto e este ano é grande a ambição de começar a nova época tal como a que iniciou e terminou o ano passado. Será mais uma marca significativa para a história do clube que poderá chegar ao 70º título oficial e passado a ser um dos poucos clubes em todo o mundo com essa marca.
O jogo está marcado para as 21:00 e terá honras de transmissão em canal aberto e público, tal como aconteceu com um clube de Lisboa mas esse de preparação.
Seria interessante os horários dos jogos, sobretudo durante a semana e ao Domingo que não fossem marcados para horas tão tardias. Se querem pessoas no estádio então olhem para a Liga Inglesa ou Italiana, que hoje, foi disputada a Supertaça às 13:00. Um exemplo a seguir…
Força Porto.
Ricardo Jorge
3 comentários:
Boa tarde,
Amanhã o FC Porto entra em campo para disputar o primeiro troféu oficial da época.
Será uma oportunidade para tentarmos conquistar este troféu pela terceira vez consecutiva, algo nunca conseguido na história desta Supertaça.
O adversário é valoroso, manteve a estrutura técnica da época passada, e na maioria os jogadores mais influentes permaneceram. Também se reforçou bem, com Pedro Mendes, Leonel Olimpio, Fortes um jovem de grande valor, e com o tal "Hulk Argelino" de seu nome El Arbi Soudani.
Manuel Machado é um profundo conhecedor do FC Porto, e por conseguinte advinham-se dificuldades.
O FC Porto, apesar da saída de Villas-Boas, efectuou uma transição pacífica.
Vítor Pereira é um excelente treinador, e a equipa está bem física e psicologicamente para esta partida, que em condições normais, com maior ou menor dificuldade vencerá, respeitando sempre o adversário.
Vai ser mais um jogo entre equipas do norte, e espera-se uma grande festa, tal como na final da Taça de Portugal, e que só não será melhor, por causa do horário absurdo escolhido para esta partida.
Abraço e bom fim de semana
Paulo
Boas companheiros,
Depois da silly season estamos de volta aos jogos a doer ... depois da exibição contra o Lyon, apesar do resultado, estou confiante numa bela exibição amanha, apesar de ainda não remos o Palito, e do Falcão e o Guarin (do ano passado) ainda não estarem a carburar na maxima força. No entanto temos equipa para ganhar e trazer mais um caneco para o nosso museu que está quase aí.
Apesar de continuarmos a lutar contra tudo e todos e como senti na pele após de me terem bloqueado a pagina principal do FB vão continuar a ganhar.
Um abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Pois é, agora já é a doer, está em jogo o primeiro troféu da época e queremos começar bem. A pré-temporada, dentro das limitações relacionada com jogadores na Copa América e Campeonato do Mundo de sub-20 e que nos impede de tê-los todos disponíveis para o confronto de amanhã, não correu mal e a última imagem, mesmo que tenhamos sido derrotados, mostrou um Porto já muito bem, com sistema e modelo bem definidos, um Porto preparado para dar conta do recado e ganhar. Não será fácil e ninguém deve ir para Aveiro com o pensamento na final da Taça de Portugal e a contar, que, tal como aconteceu no Jamor, vai ser outra goleada. O Vitória é uma equipa com bons jogadores, já fez dois jogos oficiais e portanto, já tem um bom ritmo, está moralizado com a passagem ao play-off da Liga Europa, não vai arriscar tanto como em Maio último e será, ninguém tenha dúvidas, um osso duro de roer. Mas um bom Porto, consciente das dificuldades, atento e concentrado atrás, criativo e aplicado no meio-campo e contundente no ataque, tem fortes possibilidades de vencer e oferecer ao seu técnico o primeiro título, enquanto treinador de séniores.
Abraço
Enviar um comentário