sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Porto ferido estreia-se no Dragão

Depois de uma entrada a ganhar na Liga frente a um adversário complicado o FC Porto estreia-se hoje à noite no Dragão frente a um Gil Vicente que cometeu a proeza de recuperar de uma desvantagem de 2 golos frente ao clube do regime.

Jogo que foi antecipado para hoje derivado à participação do FC Porto na próxima sexta-feira frente ao Barcelona na final da Supertaça Europeia no Mónaco.

Ainda que Vítor Pereira tenha referido que o próximo Barcelona é o Gil Vicente é certo que os jogadores já devem estar a pensar nesse jogo, que irá ser o tal jogo que todos os jogadores e adeptos querem que chegue rapidamente.

Para além deste pequeno grande pormenor, Vítor Pereira tem o desafio de motivar a equipa para este jogo sobretudo depois da rajada de vento que passou pelo Dragão ontem e que levou em definitivo Radamel Falcão e Ruben Micael e que segundo a imprensa Inglesa, levará amanhã Alvaro Pereira e Moutinho.

Se a estes casos juntarmos o facto de Vítor Pereira, por falta de opções, ter convocado Fernando e Walter, aparentemente não contavam para este plantel e ainda ter jogadores com expectativa de saírem como Rolando e Guarin então não é de todo absurdo pensa-se que logo à noite será um verdadeiro teste à capacidade de resposta do grupo de trabalho.

É impossível na antevisão deste jogo não focar a questão do mercado. Aliás, se este jogo ganhou algum interesse adicional, será mesmo como se vai apresentar o FC Porto, animicamente e claro, como é que os adeptos irão receber a equipa.

Corre uma onda de consternação pelo dia de ontem que confirmou as saídas já referenciadas e as possíveis saídas de Alvaro Pereira e Moutinho, que serão autênticas facadas nas costas. Facadas dadas pelos jogadores, sobretudo Falcão pelas declarações, facadas dadas por Jorge Mendes e facadas também dadas pela aparente falta de capacidade negocial da SAD.

Sim, pela SAD. Não se compreende como é possível afirmar na estação do FC Porto, entre outras declarações, que Falcão só sairia pela Clausula, tal como os outros, e todos os adeptos terem assistido a este verdadeiro cenário, que será certamente caricaturado pelos rivais de Lisboa e toda a comunicação social em geral, isto para além de terem sido péssimos negócios.

Em relação a Falcão o Atlético de Madrid estava entalado e podíamos ter esticado a corda até ao jogo da 2ª mão da Liga Europa e eles pagariam mais 5M. Quanto ao Ruben, face ao cenário de estar a ser convocado pela selecção e ir provavelmente ao Europeu de 2012, deveríamos ter inflacionado o passe para os 10M, até porque o FC Porto só tinha 80% do passe.

Algo se passou, pois não acredito na teoria da incompetência, mas que algo poderia ter sido evitado aquando da renovação de Falcão e de Ruben Micael, tipo, este ano não poderiam ser exercidas as cláusulas de rescisão, ou seja, não saiam este ano.

O caso de Ruben Micael é mais gritante, não pelo qualidade incomparável do jogador, mas pelo facto de ser um dos médios que não se esperava sair e assim poderia ser opção para as saídas prováveis de Moutinho e Guarin.

Mas este tema já é passado, até porque os jogadores já nem tinham sido convocados para este jogo com o Gil Vicente. Importante agora, com o desafogo financeiro, a sair alguém não entrar em negociações.

As inclusões de Fernando e Walter poderão significar que os jogadores, face a este cenário estarão nas contas para esta época, mas não é certo, até porque não existiam muitas mais opções disponíveis.

Lista de Convocados: Bracali, Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Djalma, Hulk, Kleber, Varela e Walter.

Ainda que ferido o FC Porto tem tudo para conquistar mais 3 pontos e assim estrear-se no Dragão frente aos sócios com uma vitória e praticando um jogo com mais qualidade do que aquele que fez em Guimarães. Mais, é imperativo, face ás emoções que neste momento invade os adeptos, um FC Porto forte e com muita qualidade de jogo.

O adversário está ao alcance deste FC Porto, ainda que mereça todo o respeito, não só pelo resultado que fez na primeira jornada, mas sobretudo pela imagem que já tinha dado em Janeiro na Taça da Liga, quando também empataram a 2 golos com o FC Porto.

Vítor Pereira não deverá fazer poupanças ou grande gestão tendo em vista o jogo com o Barcelona. Primeiro porque não tem muitas opções para o fazer. Segundo o campeonato é e será sempre o primeiro grande objectivo do FC Porto e sabendo que os nossos adversários reforçaram-se muito para esta época, é fundamental, nestes jogos teoricamente mais acessíveis, vencer.

Face ao observado em Guimarães é provável que Vítor Pereira mexa no sector atacante, sobretudo nas alas, onde Varela continua abaixo da forma ideal. Djalma poderá ser aposta de inicio. No meio campo a dúvida é Moutinho. Face às notícias do interesse do Chelsea e a ser verdade que está um emissário no Porto, poderemos ver Moutinho no banco e avançar para o onze Belluschi.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Otamendi e Rolando, Souza, Guarin e Moutinho, Hulk, Djalma e Kléber.

Antevisão de Vítor Pereira


Ainda que nenhum de nós tenha deixado de ser Portista ou que tivesse passado pela cabeça não ir ao Estádio dizer que é muito importante estarmos no estádio e apoiarmos os jogadores que entrarem com a camisola do FC Porto. Mas também será importante mostrarmos o descontentamento direccionado para a SAD, no que diz respeito aos negócios realizados, que claramente poderiam e deveriam ter sido bem melhores para o FC Porto.

Agora, quem ficou no FC Porto e os mais recentes reforços merecem todo o nosso respeito e apoio incondicional.

Ultima nota, não posso desejar a Falcão e a Ruben Micael felicidades para este novo desafio, até porque não é um desafio! A saída de Falcão deveria ter sido tratada pelo próprio com mais respeito à instituição. Quanto a Rúben Micael, muito provavelmente será emprestado, pelo que ainda torna mais ridículo a opção que teve.

Agradeço tudo o que deram ao FC Porto na esperança que tenham a humildade de reconhecer no FC Porto um clube que lhes proporcionou todos os sucessos.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Gaspar Lança disse...

Não apostaria na inclusão do Djalma no onze titular mas sim no varela, que tem vindo a desempenhar a função já desde a época transacta, regularmente.

Apesar de crer ver o jovem jogador a 'espalhar magia', penso que começará por entrar no decorrer das segundas partes.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois de uns dias turbulentos no mercado, com a saída de Falcao e Ruben e a entrada de Mangala e Defour, o FC Porto recebe hoje um Gil Vicente motivado, sem nada a perder, que vem ao Dragão para tentar pontuar.

Espero que este "entra e sai" não tenha afectado o grupo na sua concentração para este jogo.

É importantíssimo ganhar hoje, mas para tal é necessário ser mais agressivos e mais pressionantes, do que fomos em Guimarães.

O Gil tem bons jogadores, com destaque para Hugo Vieira, ao qual nenhum clube do topo da tabela prestou a devida atenção no mercado de transferências.
Paulo Alves é um treinador jovem e ambicioso, e por conseguinte é necessário empenho e concentração, para levar de vencida o Gil.

Espera-se uma boa casa, e com um grande apoio à equipa.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

P. Ungaro disse...

Boas,

Antes de mais discordo da analise a SAD. Temos que ter alguma racionalidade no meio da nossa paixão, e se bem se lembram á cerca de um mes atras o Falcao podia ter saido por 30 M€ e não por 40 + 7 M€, se isto é um acto de má gestao o que dizer dos outros clubes. Clarop que muita gente cai no facilitismo de ouvir a CS sem raciocinar, mas não contem comigo para esse peditorio.
Quanto ao Ruben sejemos serios ... é um bom jogador mas tirando a fase inicial onde se impos na equipa, de lá para cá tem jogado a espaços e é incomparavelmente inferior ao resto dos medios que temos na equipa. E o facto de jogar na selecção para mim não vale muito porque não ha mais opções.
Quanto ao jogo de logo, optimismo a cima de tudo, em nossa casa mandamos nós e mai nada.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com