domingo, 8 de janeiro de 2012

Medo de perder deu no empate!

Talvez tenha sido esta a estratégia para este jogo. Não perder. Mas talvez não, talvez tenha sido mesmo o limite desta equipa frente a um adversário mais forte.

Foi assim frente ao Benfica, foi assim frente ao Zenit, foi assim hoje, uma equipa sem soluções atacantes.

Vítor Pereira não surpreendeu no onze inicial, até porque James estava limitado, mas estaria assim tão limitado que não fizesse melhor do que Djalma? Curiosamente, um dos remates mais perigosos foi mesmo de James!
E se pensarmos que no banco as soluções eram James e Kléber, a pergunta coloca-se porque razão, com a equipa de rastos, se tira Cristian Rodriguez e coloca-se Kléber? Será que a estratégia era aproveitar os pontapés de canto e/ou livres? É que eles até existiram, mas quem esteve perto de marcar foi Otamendi e Maicon!

Aliás, neste jogo não foi só o sector atacante que esteve inoperante, o meio campo claramente tinha indicações claras para este jogo. Anular o Sporting era a missão. Fernando fez o seu habitual papel, Moutinho fez o mesmo papel de Fernando e Belluschi, ainda deu uma perninha na ajuda à sua defesa.

Ainda assim, com tantas preocupações defensivas, o FC Porto acabou por sofrer vários calafrios, dos quais 2 deles, os mais perigosos, por inoperância da nossa defesa, primeiro Maicon, depois Rolando e Otamendi. E quando não se consegue atacar e comete-se alguns erros defensivos, o empate se calhar até foi um bom resultado.

Com as equipas encaixadas do ponto de vista táctico, Domingos mexeu, tirou os extremos e colocou médios, alterando o seu sistema de jogo e com isso não perdeu o rumo. Vítor Pereira, satisfeito com o resultado, apenas alterou 3 nomes do onze inicial, ou seja, não teve coragem de mexer numa estrutura que estava presa por arames…

E quando se analisar individualmente a equipa e se chega à conclusão que Fernando e Alvaro Pereira estiveram num nível muito bom, muito acima dos restantes companheiros, percebe-se bem qual foi a estratégia do FC Porto para este jogo.



É certo que o resultado até é positivo. Sem dúvida. Mas será que este FC Porto com a sua dinâmica no meio campo habitual, não ganharia este jogo? Será que o Sporting é assim tão forte que não conseguiu derrotar o FC Porto em sua casa, um FC Porto que teve apenas 1 oportunidade clara de golo?

Vítor Pereira negou tudo no final do jogo. Disse que não estava satisfeito, disse que a equipa procurou ganhar, disse que não estava preocupado com a marca de 52 jogos sem perder, etc… mas não é nada disso que parece.


Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

O FC Porto não sai de Alvalade preocupado com o facto de perder o 1º lugar e ficar a 2 pontos dessa posição, até porque a ficar preocupado o que dizer do próprio Sporting. Mas deveria sair de Alvalade preocupado com o facto de o mercado estar aberto há 7 dias e ao contrário do seu rival deste jogo que colmatou 3 posições identificadas para serem reforçadas, ainda não fez nada para colmatar a sua principal lacuna, que já vem desde Agosto, com a saída de Falcão.

E pelas noticias que correm parece que, a ser verdade que vem aí um avançado, não está ainda contratado, ou então, já falharam algumas abordagens.

A juntar a isto, Vítor Pereira vai perder Djalma, a sua aposta pessoal para o ataque, durante o restante mês de Janeiro, o que certamente irá causar mossa na sua estratégia pessoal para colocar o FC Porto a ganhar! E agora Vítor?

Sem dúvida que a “limpeza” dos quadros está a ser feita, Miguel Lopes, Prediger, Walter já saíram, Fucile, Sapunaru, Varela e Guarin parecem estar de lado para saírem também, Cristian Rodriguez se sair já em Janeiro é um alivio para a SAD, pois significa que encaixou alguns euros e poupou cerca de 150 mil por mês, mas o reforço da equipa nem por isso.

Continua-se a exaltar a vinda de Danilo, um jovem de 20 anos, com 2 internacionalizações pela selecção principal do Brasil, que já disse que prefere fazer carreira a médio do que a defesa direito mas que já lhe foi dado o número mítico do FC Porto “2”. È certo, que os 18M e o facto de ter sido a 2ª maior contratação da história do FC Porto pesa e muito nesta SAD, mas será que este jovem tem capacidade e faz sentido carregar este peso aos ombros? Então no caso de Danilo, a estratégia da SAD imposta a James e Iturbe, já não faz sentido? Qual a diferença?

Parece que os 17 dias de paragem sem jogos oficiais não foi aproveitado para identificar alvos a virem reforçar o FC Porto.

É certo que todos percebem que não há dinheiro, mas também todos percebem que é incompreensível ter um jogador suplente de Alvaro Pereira que custou o dobro do que o próprio Alvaro Pereira. Ou ter actualmente 4 defesas direitos no plantel, dois deles, os de raiz, colocados de lado, curiosamente internacionais pelos seus países. Ou o facto de Varela não merecer a confiança para se sentar no banco, quando até hoje, quer Djalma, quer Kléber, mas sobretudo Djalma, também não têm merecido. Entre todos estes dilemas, nada habitual no FC Porto, junta-se o facto de um jogador de 20 anos, há 4 meses no FC Porto, ter dito que ia já a correr para um clube como o PSG, quando até tinha sido opção nos últimos jogos, ou então James que declarou no gala dos Dragões de Ouro a vontade de triunfar no Porto para chegar a um grande clube, ou mesmo Guarin ter afirmado publicamente que o FC Porto da altura parecia-lhe o FC Porto de Jesualdo Ferreira, na última época.

Independentemente de tudo, no passado dia 1 de Janeiro, 11500 adeptos estiveram no Dragão a assistir a pouco mais de 1 hora de treino. Hoje, a equipa teve a companhia de dezenas de adeptos de Lisboa durante o dia e junto ao Hotel e imediações. No estádio estavam perto de 3 mil adeptos, muitos deles espalhados pelas bancadas.

Por vezes sente-se a equipa unida mas também é verdade que estes factos não demonstram muita união nem um ambiente tranquilo que se exige a uma equipa para triunfar.

Nunca é demais lembrar que o FC Porto já perdeu de forma inglória e frustrante 2 competições e por isso mesmo a esta altura a SAD tinha a obrigação de ter já apresentado um avançado de qualidade para ataque à 2ª metade da época e ter resolvido os casos que criou, como são Fucile, Sapunaru, Varela e mesmo Guarin.

Será Djaló, como o Correio da Manhã noticiou? Estranho não ter visto um desmentido da SAD, quando até na véspera, entendeu publicar no site oficial, e bem, uma nota acerca de um comentário de Rui Santos. Muito provavelmente poderá ser o substituto de Djalma, durante a sua estadia na CAN!

As férias do Natal e do Ano Novo já terminaram e ao ter assistido ao jogo de hoje se calhar a antecipação do jogo da primeira jornada da Taça da Liga não foi uma vantagem para o FC Porto.

Uma nota para Pedro Proença, que mais uma vez, preocupa-se mais com a imagem dele do que com a justiça das decisões. Ao não expulsar Polga, depois de dar um conjunto de amarelos que nem se comparam com a ausência daquele que seria o segundo e consequente expulsão, demonstrou que queria sair do clássico sem que as suas decisões tivessem um impacto no resultado. Depois desse lance foi a natural compensação…

Parabéns a todos os adeptos e em especial aos adeptos de Lisboa que estiveram durante o dia com a equipa junto ao Hotel. Parabéns igualmente ao ambiente que rodeou este clássico, sem fogos, sem agressões, sem atrasos dos adeptos na entrada do estádio, ou seja, um exemplo que os arruaceiros do outro lado da 2ª circular nunca irão conseguir fazer igual.

Força Porto.
Ricardo Jorge

4 comentários:

100% Dragão disse...

Boas

Sendo pragmático, empatar em Alvalade não é nenhum drama, o que me incomoda é a maneira como jogamos, demasiados defensivos.

A liderança pode fugir mas ainda falta muito Campeonato... quem ri por ultimo ri melhor.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

dragao vila pouca disse...

Talvez tivesse colocado a fasquia para o jogo de ontem demasiado alta, tendo em conta que vinhamos de uma pausa competitiva de 17 dias e isso pesa, mas sinceramente esperava mais. Espera um sinal diferente, de força, pelo menos na mesma linha dos últimos jogos e no jogo de ontem, sem voltarmos aos tempos do Apoel, Olhanense, Académica, voltamos a ser pouco consistentes, pouco soltos, trapalhões e atrapalhados.
Aguardemos pelos próximos jogos para ver se apenas acusamos a paragem ou se é mais qualquer coisa e aproveitemos para arrumar a casa. Depois, empatar em Alvalade não é um drama, na época passada foi igual.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Esperava muito mais do FC Porto, e claro uma vitória.
Foi um mau jogo de futebol, muitos individualismos, e os defesas e guarda redes venceram os avançados sem dificuldade.
Um árbitro com um trabalho fraquinho quer técnicamente, quer disciplinarmente.
Muito mal VP no final com uma análise redutora do que foi o jogo. O FC Porto não empatou porque o Polga não foi expulso, empatamos sim, porque o barco ruma para onde a ambição do seu capitão quer que ele rume.
Faltou ambição, entramos muito a medo, e o individualismo de Hulk chegou a ser penoso para qualquer portista.
Destacaram-se individualmente os jogadores da nossa defesa e Fernando.
O melhor em campo foi Palito. O uruguaio galgou quilómetros e tantas vezes cruzou para o ponta de lança inexistente.
Para quando o ponta de lança que saiba responder a cruzamentos, que saiba jogar de costas para a baliza, rodar e tabelar com os médios que vem de trás.
Espero que o mercado feche rápido, para que se defina o plantel. É preciso concentração competitiva para atacar o título.
Hoje vamos por certo perder o primeiro lugar, mas a equipa não pode esmorecer, pois o empate em Alvalade acaba por não ser mau de todo.
Nota muito positiva para o civismo entre adeptos, grande festa em Alvalade.

Abraço e boa semana

Paulo

Espertinho disse...

O jogo pareceu-me terrivelmente equilibrado. Logo o resultado é justo, mas o VP fez questão de tentar ajudar o Sporting ao colocar o Kléber e assim ficamos 10 contra 11. O Iturbe continua a não ser opção, não sei porquê e a falta de notícias de possíveis pontas-de-lança continuam a ser preocupantes. Pode-nos ter fugido o Campeonato ontem. Espero que não...