sábado, 28 de janeiro de 2012

Primeiro os 3 Pontos, depois os recordes…

Depois de ter ultrapassado de forma categórica o Vitória de Guimarães, num jogo em que muitos acreditavam que a ausência de Hulk iria fazer mossa, o FC Porto tem amanhã mais um jogo de dificuldade elevada, mais um sem Hulk.

O jogo de amanhã, para além de imperatividade de conquistar os 3 pontos, tem como aliciantes a possibilidade de o FC Porto ficar a apenas 1 jogo para estabelecer um novo recorde de 57 jogos sem perder para a Liga. 
A vitória amanhã pode ainda significar a melhor série de vitórias consecutivas esta época, 4 no total, que poderá embalar a equipa para uma caminhada vitoriosa, quando faltam 4 jornadas para o embate com o principal rival.

Numa semana que ficou marcada pelo regresso em força de especulações de entradas e saídas, sobretudo no que diz respeito ao meio campo Portista, ficou também marcada por confirmação da ausência de Hulk e dos restantes lesionados que já vinham da semana anterior, com excepção de Cristian Rodriguez que integrou a convocatória para amanhã, sendo mais uma opção para o ataque aos 3 pontos em Barcelos.

Mas se no ataque há agora mais uma opção, no meio campo existe menos uma. Fernando por castigo fica de fora e resta saber se os rumores sobre Belluschi o colocarão numa posição de não poder ajudar a equipa, ainda que esteja convocado.

Vítor Pereira apenas fez uma alteração aos convocados. Saiu Fernando e regressou Cristian Rodriguez.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Rolando, Varela, James Rodríguez, Mangala, Souza, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour e Vion.



Foi de facto uma semana que se andou às voltas com o meio campo do FC Porto. Primeiro era certa a saída de Guarin. A Juventus desistiu, agora apareceu o Inter, mas sem grande consistência. E quando se pensava que Guarin ia sair mesmo, eis que surge o rumor que Belluschi tem tudo acertado com o Génova, um clube que está actualmente na 10º posição, mas que conseguiu, a ser verdade, cativar o nosso Belluschi, que dizia em Dezembro que renovaria até 2015!

Mas não só de saídas se falou. Também para o meio campo surgiram os nomes de Lucho e Ganso. Se no primeiro caso o rumor é consistente, sobretudo pela forma que a comunicação social francesa referiu os contactos entre Pinto da Costa e o jogador, já no caso de Ganso, parece pouco consistente. Primeiro o jogador não têm as caracteristicas naturais para jogar no meio campo do FC Porto, é um jogador muito atacante que recupera muito pouco.
Segundo, é um jogador caro, muito caro e se para um avançado não se avançou para grandes jogadores pelo preço proibitivo, não faria sentido avançar-se para um jogador do meio campo. Certo é, que segundo noticias de hoje, Ganso ficou agradado com a possibilidade de vir para o FC Porto e já se fala em proposta ao jogador, depois de os clubes chegarem a um entendimento.

Será que Fucile poderá entrar neste negócio?

Hoje surgiu a noticia ainda mais surpreendente. O FC Porto estará interessado, também por empréstimo, em Liedson. Sim o levezinho que andou por terras Nacionais, reforçado pela vontade do jogador actuar em Portugal para ir ao Europeu.

Ora, se Paulo Bento não o convocou mais desde que ele foi para o Brasil, e até fez uma grande época, porque haveria de o convocar agora? Só porque está mais perto, fisicamente?

Muito rumores que vieram em força neste final de semana, o que significa que o FC Porto ainda não tem os alvos definidos, o que contraria aquilo que se pensava face à ausência de rumores nas ultimas semanas.

Para já é preciso concentração máxima para o jogo de amanhã. O Gil Vicente, que está a 2 pontos da linha de água, ainda que tenha uma das piores defesas do campeonato é um facto que nos jogos contra o Benfica e o Porto esteve muito bem tacticamente e ofensivamente. É uma equipa aguerrida e em sua casa estará ainda mais motivada. Por outro lado, sendo uma equipa que gosta mais de jogar em transições rápidas, tendo a iniciativa do jogo, poderá ficar mais vulnerável.

Mais um jogo sem Hulk, mas depois da brilhante vitória no ultimo jogo, as expectativas são optimistas para o jogo de amanhã. E se a chave do sucesso no ultimo jogo foi a capacidade de recuperação e criativa do meio campo, amanhã será concerteza novamente a chave do sucesso.

Sem Fernando no eixo defensivo, é provável que Vítor Pereira altere o triângulo do meio campo. João Moutinho e Defour jogarão lado a lado com James Rodriguez no eixo do ataque, na posição que mais gosta. Não quer isto dizer que o FC Porto estará mais ofensivo, mas é provável que o Gil Vicente reforce a sua linha defensiva pelo que Vítor Pereira poderá encaixar logo de inicio a equipa no esquema do adversário.

Se assim for, é provável que Cristian Rodriguez avançe para o onze inicial. Tudo depende da parte física para alinhar de inicio, mas uma vez que está convocado é porque estará mesmo em condições. Nesse caso, fará companhia a Varela e Kléber.

Na defesa, não deverá ocorrer alterações. Maicon deverá manter-se no lado direito.

Equipa Provável: Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Rolando e Otamendi, João Moutinho, Defour e James, Cristian Rodriguez, Varela e Kléber.

Os preços dos bilhetes não têm o valor que a direcção do Feirense colocou à venda para o jogo de hoje, pelo que é importante que os adeptos compareçam em massa a Barcelos. O campo é de dimensões reduzidas o que faz com que o apoio que os jogadores sentem tem mais impacto junto deles, pela natural proximidade.

O FC Porto, ainda que tenha estado em baixo de forma em alguns jogos, para a Liga mantém o estatuto de depender de si próprio. É preciso manter esse estatuto e continuar a mostrar qualidade no futebol praticado para que a equipa ganhe motivação extra para os confrontos difíceis que estão aí a chegar.

O jogo está marcado para as 19:15 de amanhã e terá transmissão na SportTv 1.

Força Porto.
Ricardo Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã o FC Porto tem uma deslocação complicada a Barcelos.

O Gil Vicente é uma equipa muito bem orientada por Paulo Alves, um treinador manhoso que percebe muito de futebol.

Hugo Vieira é o jogador em destaque no Gil. Muito rápido, cria imensos desequilíbrios.

Mas este Gil Vicente tem algo que nos pode ser favorável. Os gilistas são uma equipa de futebol positivo, e por conseguinte não irão meter o autocarro lá trás.

Temos de ser aguerridos como diante do Guimarães, pois se assim for estou convencido que conquistaremos os 3 pontos.

O árbitro da partida será o manhoso Bruno Paixão, por isso os nossos jogadores terão de ter muita calma.

Espera-se um excelente jogo de futebol, com muito apoio portista e com a conquista de mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

eumargotdasilva disse...

gostei do neologismo: se é imperioso e com necessidade de grande atividade transforma-se em imperatividade!...

dragao vila pouca disse...

No meio de um turbilhão de notícias próprias de um mercado de transferências que está perto do fim, o F.C.Porto viaja até Barcelos para defrontar o Gil Vicente. A equipa da cidade que tem o galo como uma das suas atracções, é historicamente um adversário difícil para o F.C.Porto. Sem recorrer aos arquivos, lembro-me de três derrotas portistas frente ao clube agora presidido por A.Fiusa: 1-0, era C.Alberto Silva o treinador; 2-1 com Fernando Santos; 2-0 com Mourinho, este jogo disputado em Guimarães; sem esquecer o empate na época passada para a Taça da Liga, 2-2. Assim e numa altura que não pode perder pontos, sobe pena de ficar em situação complicada na luta pelo título, tem de estar no estádio Cidade de Barcelos um Porto ao seu melhor nível; um Porto preparado para um adversário bem organizado, fechado e à procura do contra-ataque; um Porto consciente que é melhor, mas que ser melhor na teoria, não chega, se a atitude, a determinação e a vontade de vencer não estiverem dentro das quatro linhas.
Se os atributos que esta equipa do F.C.Porto tem e que já mostrou, por exemplo, no último jogo, aparecerem em Barcelos, então, com mais ou menos dificuldades, somaremos os três pontos e continuaremos bem sólidos na luta pelo bicampeonato.
Deixemos os gansos, levezinhos e "luchos" para depois e concentremo-nos no galo que não vai ser fácil de meter no tacho.

Abraço

Ana Andrade disse...

Boas,
O jogo não se adivinha fácil, não só porque o Gil Vicente é uma boa equipa, mas também porque o árbitro do encontro tem uma longa história repleta de roubos ao FC Porto. Vamos ver o que acontece.

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com