quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Andebol * Águas Santas 24 - FC Porto 29

20ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado no jornal "O Jogo"

O FC Porto ultrapassou com distinção aquele que se previa ser o encontro mais difícil que ia ter na segunda volta da primeira fase do campeonato, mostrando alguns dos atributos que lhe valem o tricampeonato que ostenta. Com esta vitória, os dragões já venceram esta fase, mas têm ainda dois jogos em que são amplamente favoritos - Sporting da Horta, em casa, e Fafe, fora - e ficam à espera de algumas partidas entre rivais directos, como o Águas Santas-Madeira ou o Benfica-Sporting.

Quanto ao jogo, confirmou-se complicado, com o Águas Santas a revelar também os argumentos que o levaram a liderar a prova por várias semanas e a chegar a esta partida na segunda posição.

Apenas os primeiros 10 a 12 minutos foram atípicos, com os maiatos demasiado presos na defesa e muito chegados à linha dos seis metros, o que permitiu aos portistas uma entrada fortíssima, chegando rapidamente aos 4-0 e aos 7-1. Um time-out de Jorge Borges conduziu os atletas da casa a uma atitude defensiva mais agressiva e subida no terreno, o que complicou as ações ofensivas dos dragões, equilibrando a partida, que assim se manteve durante largos minutos.

Apenas uma vez, aos 19-19, com mais um golo de Pedro Cruz, os maiatos conseguiram uma situação de igualdade, não a repetindo pouco depois porque Hugo Laurentino fez uma defesa espantosa a um remate aos seis metros de Nuno Pimenta. Esse foi um lance decisivo e que embalou os dragões para um forte sprint final - com dois golos importantes de Tiago Rocha e outros tantos de Gilberto Duarte, mais um de Wilson pelo meio - que deixou o Águas Santas, com menos argumentos, apeado.

O lateral-direito Pedro Spínola e o pivô Tiago Rocha marcaram sete golos cada e evidenciaram eficácia assinalável. Ainda assim, pertenceu ao Águas Santas o melhor marcador da partida, pois o central Pedro Cruz apontou 11 golos.

Ljubomir Obradovic "Águas Santas lutou e jogou muito bem"
"Já sabem que não gosto quando entramos assim nos jogos, porque a seguir a situação complica-se, com os jogadores a pensarem que o jogo ficou fácil, quando isso não é verdade", explicou logo Obradovic, elogiando em seguida o Águas Santas: "Demonstrou que não é por acaso que está em segundo lugar: lutou e jogou muito bem." 

A duas jornadas do final da primeira fase o FC Porto é líder, com 56 pontos, mais cinco do que o Benfica, que ultrapassou o Águas Santas na segunda posição.
Na próxima jornada, dia 25 de Fevereiro pelas 18h00, o FC Porto recebe o Sporting da Horta.

Sem comentários: