domingo, 18 de março de 2012

Basquetebol * FC Porto na final da Taça de Portugal

Meia-Final da Final-Oito da Taça de Portugal

Benfica 62 - FC Porto 66

Benfica (62): Marcus Norris (3), Theodore Scott (13), João Gomes (19), Frederick Gentry (3) e Seth Doliboa (12). Jogaram ainda Heshimu Evans (2), Diogo Carreira (4), Miguel Minhava Elvis Évora (6).

FC Porto (66): Reginald Jackson (12), Carlos Andrade (13), João Santos (10), Robert Johnson (19) e Gregory Stempin (5). Jogaram ainda Diogo Correia (3), José Costa, Miguel Miranda (4), David Gomes e João Soares.

Marcha do marcador: 21-15 (primeiro período), 38-32 (intervalo), 48-47 (terceiro período) e 62-66 (resultado final).

Assistência: cerca de 1.500 espectadores.

Arbitragem de Fernando Rocha e Paulo Marques, do Porto, e Pedro Rodrigues, de Lisboa.

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Ferpinta está na final da Taça de Portugal após uma enorme vitória sobre o Benfica (66-62). Os Dragões saíram em desvantagem dos três primeiros parciais mas nunca deram grande margem ao adversário e aproveitaram para se superiorizar no quarto e último período de jogo.

A tarde parecia começar bem para o FC Porto quando Rob Johnson fez o primeiro cesto da partida, mas o Benfica rapidamente tomou a dianteira no marcador devido às constantes falhas ofensivas da equipa azul e branca, o que redundou num resultado de 15-21 no final dos primeiros dez minutos.

A falta de eficácia, personalizada nos curtos 34% de lançamentos concretizados, continuou a castigar os Dragões por mais algum tempo, enquanto ao rival tudo parecia correr bem. Greg Stempin, reconhecidamente um finalizador de qualidade, era o rosto da infelicidade portista ao intervalo: tinha apenas um ponto, fruto de inúmeras bolas no aro.

O reatamento foi amigo e conselheiro do FC Porto e permitiu aos atletas de Moncho López ganharem terreno ao adversário: o terceiro parcial fechou nos 47-48 a favor do Benfica, mas já aí se notava que a postura do cinco azul e branco estava fortalecida e ia recuperar a sorte que merecia por direito próprio.

No momento de todas as decisões, a qualidade, a garra e a crença dos Dragões aliou-se ao forte apoio do público afecto ao FC Porto: entre bola cá e bola lá, o que deixou o Pavilhão Municipal de Fafe com um ambiente electrizante, o FC Porto passou para a frente da partida e viu Rob Johnson (19 pontos e sete ressaltos), Carlos Andrade (13 pontos) e Reggie Jackson (12 pontos) destacarem-se entre os melhores.

Johnson foi mesmo considerado o MVP desta meia-final, não só pelos pontos marcados mas também pelo espectacular ressalto que permitiu ao campeão nacional garantir a posse de bola numa fase crucial do jogo: a menos de dez segundos do fim, com um ponto a separar as duas formações, o norte-americano travou um lance ofensivo dos lisboetas e permitiu ao FC Porto ampliar a vantagem, segurando, definitivamente, uma vitória mais do que merecida: justa.

Moncho López "Em todas as finais da época"
"Estamos muito contentes. Chegámos a todas as finais possíveis esta época. Vencemos mais uma meia-final, mas não ganhámos mais nada do que isso." Para o treinador portista, o êxito tem uma explicação simples: "Fizemos um excelente trabalho defensivo. Pouco a pouco fomos construindo a vitória, jogando muito bem, sobretudo no último período."

Portistas festejaram
Finalmente o Multiusos de Fafe viveu a grande festa da Taça de Portugal, com os adeptos portistas e benfiquistas a quase lotarem as bancadas. O jogo foi emocionante, como até nas expressões dos técnicos Moncho López e Carlos Lisboa ficou evidente, mas no fim a festa foi portista. Com direito a invasão de campo...

O FC Porto Ferpinta defronta este domingo, no jogo decisivo, a Académica, que bateu o Sampaense (67-65).

Sem comentários: