domingo, 6 de maio de 2012

Bilhar * FC Porto apura-se para a fase final da Taça da Europa de Clubes

Três equipas francesas, uma belga, uma portuguesa e uma equipa alemã qualificaram-se para a fase final da Taça da Europa de Clubes, a disputar em Schiltigheim (França), entre 8 e 10 de Junho.

A grande surpresa das rondas de qualificação foi a eliminação, pelos belgas do BC Deurne, da “Dream Team” turca do Bahceli Four Istanbul, que contava nas suas fileiras com Tayfun Tasdemir, Lütfi Cenet, Adnan Yüksel e Murat Naci Coklu.

Seis equipas vão entrar nas finais no primeiro fim-de-semana de Junho.
Os franceses do AGIPI actuais campeões europeus que já se encontravam apurados para final.
O FC Porto que no Salão do clube, na Praça General Humberto Delgado, venceu o grupo D, deixando pelo caminho a poderosíssima equipa alemã do Horster Eck.
Os belgas do BC Deurne que venceram o grupo A.
Os alemães do BC Grüner Tisch Buer 1931 que venceram o grupo C.
Os franceses do Clichy-Montmartre que venceram o grupo E.
E finalmente, os também franceses do Billard Club d’Andernos que venceram o grupo B.

O FC Porto contou com o campeão mundial e europeu Dick Jaspers (Holanda), que se estreou pelo clube, o espanhol Daniel Sanchez e Rui Manuel nos três jogos. Alípio Jorge, Santos Oliveira e João Ferreira fizeram um jogo cada.
A ronda de qualificação mais espectacular foi a que se disputou no Salão do FC Porto, na Praça General Humberto Delgado, onde o FC Porto e o Horster Eck, duas das melhores equipas europeias proporcionaram uma emocionante luta pelo apuramento.
FC Porto consegue o apuramento no desempate de carambolas, depois de vencer os italianos do Consagno por 4-0.
Thorsten Frings podia ter levado o Horster Eck à final, mas o alemão perdeu o seu último jogo diante de Ahmet Alp da equipa turca Etasys Bilardo Spor Kulubu por 40-35, tendo assim a equipa alemã registado o mesmo resultado dos portistas (3-1).
Assim as equipas terminaram empatadas, mas o FC Porto no confronto directo com o Horster Eck obteve uma melhor média geral.
O FC Porto fez 459 carambolas contra as 423 carambolas do Horster Eck.

"O presidente Pinto da Costa ficou bem feliz com o resultado. Ele anseia, como nós, este título europeu", confidenciou, após a qualificação ficar assegurada, Alípio Jorge, vice-presidente do FC Porto e responsável pelo bilhar no clube. O dirigente-jogador, que no primeiro dia enfrentou o campeão mundial de juniores Kim Jik Haneg (Coreia do Sul), que representou a equipa alemã, mostrou-se ambicioso para o assalto ao ceptro europeu: "Andámos à procura dele há muito tempo. Temos os nossos argumentos e, se calhar, a melhor equipa de sempre".  

Post Scriptum:
Os vermelhos que disputavam o grupo B ficaram na última posição.

2 comentários:

trufas disse...

ótimo blog, parabéns...

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo Trufas,

Obrigado pela simpatia, em nome de todos os membros do pronuncia.

Volta sempre:)

Abraço

Paulo