domingo, 10 de junho de 2012

Bilhar * FC Porto derrotado na final da Taça da Europa de Clubes

O FC Porto perdeu a final da Taça de Europa de bilhar carambola frente ao AGIPI, equipa de Estrasburgo (França), que revalidou o título pela oitava vez, jogando em casa. 

A derrota dos campeões nacionais traduziu-se num 3-0, após Dick Jaspers, João Ferreira e Rui Manuel terem cedido perante os respectivos adversários.

Depois de uma campanha brilhante até à final, fomos incapazes de bater os franceses, que contam nas suas fileiras com dois grandes bilharistas franceses, um dos quais está no top dez dos melhores do mundo, um belga com grande experiência competitiva nas três tabelas, e um italiano com uma longa carreira de sucesso, e que assim o Agipi venceu pela oitava vez consecutiva a Taça da Europa de Clubes. 

Frederic Caudron efectuou uma partida brilhante “cilindrando” o portista Dick Jaspers por 40-14. Jérémy Bury e Christoph Roux derrotaram João Ferreira e Rui Costa por 40-29 e 40-34, respectivamente. Por sua vez Marco Zanetti empatou com Dani Sánchez por 25-25.

Classificação final da Taça da Europa de Clubes
FC Porto, Caseta Nova e Clichy-Montmartre, tentaram quebrar a hegemonia dos franceses nos últimos anos, mas o Agipi tem usado o factor casa (a final desta prova tem lugar na sala do campeão em título), e a sua equipa composta por excelente executantes, e conquista assim o oitavo título europeu consecutivo.
  
O FC Porto saiu desta competição a exigir às entidades internacionais que a final desta prova deixe de ter lugar na sala do campeão em título, facto que tem levado o AGIPI a ser o anfitrião nos últimos sete anos e a utilizar sistemas de organização que colidem com as normas internacionais.

Alípio Jorge "A Taça da Europa beneficia sempre a equipa da casa"

O segundo lugar na Taça da Europa não pode ser considerado um mau resultado para o bilhar do FC Porto, mas, ainda assim, deixa algo a desejar. Ser campeão europeu era um dos grandes objectivos da temporada, só que os franceses do AGIPI e as condições à volta da final não permitiram esse feito aos Dragões. Alípio Jorge, responsável pela secção, tece críticas à organização da prova.

Frustração e dificuldade enorme
"Ser vice-campeão europeu é muito, muito difícil. Só quem joga bilhar é que tem a noção do que representa esse segundo lugar, mas a frustração que sentimos por não termos sido campeões europeus é incompatível com esta dificuldade enorme. A verdade é que não ganhámos, ficámos pela terceira vez com a medalha de prata, e isso aconteceu apesar de uma excelente prestação desportiva. Foi talvez a melhor prestação desportiva do FC Porto a nível internacional."

Factores impeditivos
"O clube tem um currículo invejável a nível mundial e mantém o sonho de ganhar o campeonato da Europa, que vai conseguir certamente. O problema é que há vários factores a contribuir para que as dificuldades extra-jogo aumentem. Eu já disse e repito, de forma veemente, em nome do FC Porto, que estas condições de competição são desvantajosas para toda a gente menos para o clube da casa."

No pano usado cai a nódoa
"O bilhar é o único desporto no mundo em que o campeão em título tem logo acesso directo à final do ano seguinte e não joga qualificações. Está errado. Para além disso, as mesas não são seladas, como recomenda a Confederação Europeia de Bilhar. Jogar em pano usado altera a verdade desportiva, porque as mesas criam vícios, que dão vantagem a quem está há vários dias a treinar incessantemente – 10 horas por dia, segundo me disseram -, naquelas mesmas mesas."

Comportamento superior
"Enquanto nós vamos tentando essa adaptação às condições da mesa durante o jogo, os pontos vão passando e as dificuldades sobem de nível. Mesmo assim, há que dizer que a nossa equipa se portou de uma forma incrivelmente superior, com resultados técnicos invejáveis."

Prejudicados
"Só não ganhámos, primeiro por sortilégio de jogo, porque os outros também são bons – alguns adversários são dos melhores do mundo e eu não quero tirar o mérito a quem o tem -, mas também porque fomos altamente prejudicados pelas actuais condições em que se disputam estas finais. A verdade desportiva sai lesada e não podíamos deixar de dar voz a esta situação."

Mudanças urgentes
"O clube que ganha tem de ser sujeito ao crivo da qualificação no ano seguinte, como acontece em todos os desportos. Depois, o campeão não pode jogar sempre em casa, o local da final devia ser sorteado, e o pano das mesas tem de ser novo, a estrear, em todos os jogos, para que todos os competidores partam em igualdade de circunstâncias. São necessárias mudanças urgentes."

Somos Vice-Campeões Europeus, saímos de cabeça erguida pois a nossa equipa tudo fez para conquistar o ceptro europeu. 
Para o ano há mais!
Parabéns à equipa de bilhar do FC Porto, que honrou o emblema e a cidade.

2 comentários:

Rui Paiva disse...

Muito Bom este Post! É importante mostrar outras modalidades, Não perca Entrevista Exclusiva com Tengarrinha, jogador do Vit.Setubal, formado no FCP e no SLB, que já teve no Olhanense, Estrela da Amadora e Santa Clara! Declarações Bombásticas !

VEJA, COMENTE E PARTILHE !

Abraço e continuem o bom trabalho!

Dragus Invictus disse...

Bom dia Rui,

Obrigado pela tua visita a este espaço e pelas palavras de elogio.

Já visitei o teu blog contra-ataque1.blogspot.pt, e quero dar-te os parabéns pelo mesmo.

Tornei-me seguidor e adicionei à lista de blogs a visitar no nosso blogue.

Abraço

Paulo