quinta-feira, 7 de junho de 2012

A RTP e o FC Porto

A RTP ao longo dos anos, tem discriminado sucessivamente o FC Porto, em inúmeras ocasiões, quer seja nas conquistas no desporto rei, quer nas modalidades.

Carlos Daniel, o benfiquista de Paredes, deambula entre os programas desportivos da RTP Informação, libertando o seu aziúme a cada conquista do FC Porto. É bem conhecida a sua ligação à estrutura encarnada, e os banquetes no Restaurante do famoso Barbas com Jorge Jesus e Hélder Conduto, sim o Hélder que fez à dias aquela entrevista ao Scolari, que pela forma que foi conduzida, era notória a preparação da mesma, no único sentido de denegrir o FC Porto, o seu Presidente e Vítor Baía, este último que nos passados dias tem sido alvo das atenções pela imprensa de retrete.

O conhecido benfiquista de Paredes convida os seus amigos de emblema, como João Gobern, que foi dispensado pela direcção de informação da RTP, depois de ter sido filmado a festejar um golo do Benfica no programa "Zona Mista" da RTP Informação, para os programas desportivos, sempre no intuito de vangloriar o seu clube de coração e mediante a cartilha do “Leitor”, mera palha, que não mata a fome a burros, mas que vai entretendo as hostes encarnadas, enquanto o FC Porto conquista títulos.

A RTP deve prestar um serviço destinado aos cidadãos enquanto cidadãos e menos enquanto consumidores. A televisão pública deve procurar a expectativa do cidadão, independentemente das audiências que são geradas.
Por conseguinte, apesar do FC Porto não gerar iguais audiências como o seu maior rival, deve ser tratado com igualdade, pois este é um principio constitucional sob o qual foi fundado a televisão pública portuguesa.
RTP é obrigada a pautar a sua programação, com respeito pelo interesse do público, por exigências de qualidade e de diversidade e contribuir para a informação público em geral, no respeito pela identidade dos portugueses que a financiam com taxas de contribuição audiovisual, com taxas à Sociedade Portuguesa de Autores e com transferências estatais para pagar os ordenados chorudos de Malatos e companhias LDA.

O FC Porto para suprir esta lacuna informativa nacional acerca do clube, comprou o Porto Canal, mantendo-o como um canal dedicado à região, com programas generalistas, e aliou a vertente desportiva através da criação de programas dedicados ao clube, que pouco espaço ocupam na grelha de programação semanal.
A gestão do Porto Canal assenta em dois princípios: a informação e programação não desportiva por um lado e a desportiva por outro, com Rui Cerqueira a assegurar esse campo, estando prevista uma maior cobertura de diversas modalidades desportivas do FC Porto.
Nestas condições de desigualdade, o FC Porto no âmbito da excelência da sua gestão estará a estudar a possibilidade de investir na RTP.

O grande desígnio da RTP Internacional, aquando da sua criação era a divulgação da nossa língua e cultura nos PALOP, na Europa e Américas.
Todavia no que respeita à divulgação dos acontecimentos desportivos, e mais em concretamente no que toca ao FC Porto, tem existido uma desigualdade de tratamento.

O FC Porto é o clube Português mais titulado e com maior dimensão internacional.
E em países de destino da nossa emigração, a falange de apoio ao FC Porto cresce dia após dia entre os mais jovens, que se revêem na mística azul e branca, e que rejubilam com as vitórias internacionais do FC Porto diante dos clubes onde são residentes.
Ora, a RTP não se pode alhear deste facto, deve respeitar o FC Porto, divulgando as suas conquistas aqui e além fronteiras.

Alguém viu nos blocos informativos da RTP 1 e RTP 2, por exemplo (clica nos textos a azul, para acesso aos conteúdos multimédia):






Etc, etc etc ...

Quem não viu e enjoou o tratamento jornalístico ao internamento de Eusébio?


2 comentários:

Anónimo disse...

Dragus Invictus,

Em relação a S.Tomé: a divulgação e a aproximação de uma instituição a naturais de ourtas partes, pode ser feita por vários meios, nomeadamente, com motivos alusivos ao clube (esferográficas, lápis, bonés,bolas,etc. Por que não lançar um gesto de solidariedade com estas crianças/adultos?
http://www.casafizdomundo.org/

joao moreira

Dragus Invictus disse...

Boa noite amigo João Moreira,

É um facto que a política de marketing para divulgação da marca FC Porto além fronteiras, e principalmente nos PALOP'S tem inexistido.
É uma das falhas da gestão da SAD que deveria ser colmatada.
Tem toda a razão pois o FC Porto poderia juntar o útil ao agradável, e num gesto de solidariedade distribuir motivos alusivos ao clube, dando às crianças dos PALOP'S uma alegria imensa.

http://www.fcplink.com/uploads_user/1000/163/2673.jpg

Abraço e bom fim de semana

Paulo