domingo, 29 de julho de 2012

Natação * Open de Portugal - FC Porto colecciona títulos e recordes

Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal


1ª. Jornada
O 1º dia dos Campeonatos Nacionais de Verão que decorrem até domingo no Jamor encerraram da melhor forma para o FC Porto com a obtenção de um recorde nacional. Os portistas Paulo Santos (23.42), Fábio Figueira (23.35), João Carvalho (23.14) e Israel Murat atingiram um novo recorde nacional do escalão sénior na prova de 4x50 livres, com a marca de 1:32.94. O anterior máximo já pertencia ao FC Porto desde 2010 e situava-se em 1:33.18. Pelo meio, excelentes resultados conseguidos pelos nossos nadadores, em especial no escalão juvenil.


2ª. Jornada
Enquanto Sara Oliveira ficou aquém das expectativas ao ficar fora das meias finais dos 100m mariposa, com um tempo longe do seu melhor, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos o FC Porto continua a colecionar vitórias e recordes nacionais. Além de 2 novos máximos no escalão sénior (4x50m e 4x100m livres), a estafeta juvenil B masculina (João Ascenção, Eduardo Ramos, Jorge Nunes, Ruben Lopes) bateu o recorde nacional deste escalão nos 4x100m livres. Ainda no primeiro ano do escalão juvenil, é a terceira vez esta época que estes jovens nadadores batem o recorde nacional da distancia.

3ª. Jornada  
Na 3.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que estão a decorrer na Piscina do Jamor foi estabelecido mais um recorde nacional absoluto, com Patrícia Conceição (Amadora) a mostrar que é a mais rápida de Portugal nos 50 metros livres.

A nadadora amadorense, que já detinha o anterior recorde desde 2009, retirou dez centésimos de segundo à sua marca, que datava de 2009 (25.83), ao terminar em 25.73. Patrícia Conceição é também jogadora de pólo aquático e na época passada sagrou-se campeã nacional pela Amadora.  


O outro destaque do dia foi para Victoria Kaminskaya, do Pimpões/Cimai que se sagrou campeã nacional dos 200 bruços com o tempo de 2:30.92, que corresponde à segunda melhor marca nacional de sempre, só superada pelo recorde nacional de Diana Gomes (2:29.51), e a mínimo B que lhe teria dado acesso aos Jogos Olímpicos de Londres. A nadadora de origem russa tinha como recorde pessoal 2:33.18, obtido em Agosto do ano passado, no Mundial de juniores disputado em Lima (Peru). 

Sem comentários: