segunda-feira, 30 de julho de 2012

Natação * Open de Portugal - Tetra na Taça de Portugal

No final da última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que decorreram na piscina do Jamor, foi entregue a Taça de Portugal referente à época de 2011/2012 que agora termina. 

Esta competição premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.

A Taça de Portugal foi ganha pelo FC Porto, que somou 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886) e o Clube Natação da Amadora (1517). 

É a 4ª vez consecutiva que o FC Porto ganha esta competição.


Balanço final dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal:

Durante os quatro dias de competição na Piscina do Jamor, foram alcançados onze recordes nacionais, quatro absolutos, por intermédio de Angélica André (800 e 1500 livres), Victoria Kaminskaya (200 estilos) e Patrícia Conceição (50 livres), dois seniores (FC Porto nos 4x50 e 4x100 livres masculinos), um de juvenis (Sporting (4x200 livres femininos), dois do escalão juvenil A (Amorense, 4x100 e 4x200 livres masculinos) e dois de juvenis B (Sporting, 4x100 estilos masculinos e FC Porto, 4x100 livres masculinos).

A nível individual, o nadador mais medalhado foi o sueco Josefin Lindkvist, com um total de nove medalhas (sete de ouro e duas de prata), seguido do sportinguista Gustavo Santa, com oito (seis de ouro e duas de prata), da sueca Henrietta Stenkvist, também com oito (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e do sportinguista Alexis Santos, com nove (cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).

Em termos colectivos, a equipa vencedora foi a Selecção da Suécia, com um total de 17 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e três de bronze). No 2.º lugar ficou a equipa gaulesa Ile de France, com 16 pódios (oito de ouro, três de prata e cinco de bronze) e no 3.º o Sporting com 20 medalhas (sete de ouro, seis de prata e sete de bronze).

Galeria de imagens da competição.

1 comentário:

Anónimo disse...

A natação é presentemente a modalidade olímpica do F C porto e só isso diz tudo. Estamos hoje com a Sara, apesar de não esperarmos nada acima das suas possibilidades, mas uma digna representação.

Em vista disso, para um vislumbre do historial da secção, postamos uma singela mas justa homenagem à natação do FCP, em

Sara Oliveira: Nadadora representante Olímpica do F.C. Porto em Londres/2012
http://memoriaporto.blogspot.pt/2012/07/sara-oliveira-nadadora-representante.html