domingo, 22 de julho de 2012

O bombardeiro Maicon e a magia de Iturbe!

Por motivos pessoais não pude assistir à partida. Aqui fica a crónica desta excelente vitória, que aponta que estamos no caminho certo.

FC Porto 3 -Celta de Vigo 0

Jogo particular
21 de Julho de 2012
Estádio do Fontelo, em Viseu

Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Tiago Gonçalves e Pedro Ribeiro
Quarto árbitro: Jorge Tavares

FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Kleber e Christian Atsu
Substituições: Fabiano por Bracali (45m), Christian Atsu por Kelvin (54m), Kleber por Jackson (54m), Djalma por Sereno (63m), Fernando por Castro (63m), James por Iturbe (70m), Lucho por Pedro Moreira (70m), Otamendi por Mikel (81 m) e Defour por David (81 m)
Não utilizado: Kadú
Treinador: Vítor Pereira

CELTA DE VIGO: Javi Varas; Tuñez, Jonathan Vila (cap.), Bellvis e Jonny; Cabral, Natxo Insa e Dani Abalo; Bermejo, De Lucas, David.
SUBSTITUICÕES: Javi Varas por Sergio (45m), Tuñez por Hugo Mallo (45m), Jonathan Vila por Roberto Lago (45m), Bellvis por Catalá (45m), Jonny por Samuel (45m), Cabral por Bustos (45m), Natxo Insa por Alex Lopez (45m), Dani Abalo por Toni (45m), Bermejo por Joan Tomas (45m), De Lucas por Toni (45m) e David por Jota (45m)
Treinador: Francisco Herrera Lorenzo

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (66m), Maicon (76m) e Iturbe (77m)
Cartões amarelos: Poceiro (77m) e Kasunga (79m)

Crónica publicada no jornal "O Jogo"

Três golos fantásticos permitiram ao FC Porto somar a terceira vitória da pré-temporada na estreia de Jackson Martínez. Iturbe teve um momento à Messi.

Cada golo foi uma obra de arte à sua maneira.

O primeiro, de Lucho, um hino ao primeiro toque: El Comandante combinou com Jackson, que lhe devolveu a bola. Lucho tabelou depois com James, que o isolou de calcanhar para o toque de finalização.


A bola ainda bateu num defesa galego, mas isso não anula o efeito de uma jogada desenhada ao primeiro toque.

Havia mais para ver. Dez minutos depois, nascia outra obra de arte. A irreverência de Kelvin garantiu uma falta, ainda longe da baliza do Celta, mas não suficientemente distante para abalar a confiança de Maicon. O brasileiro está de pé quente nos livres: partiu para a bola com força, mas surpreendeu mais pelo jeito. Um arco improvável tornou esse pontapé num golpe certeiro, com a bola a entrar juntinho ao poste, de pouco valendo ao guarda-redes esticar-se. E, de repente, há especialista em livres no Dragão, coisa que não se via nos últimos anos...

Ainda os adeptos portistas recuperavam o fôlego desse lance e já os olhos se arregalavam outra vez. Um minuto depois do golo de Maicon, Iturbe roubou a cena. Mas, primeiro, roubou a bola. Arrancou com ela antes da linha do meio-campo, driblou um, dois, iludiu um terceiro e ainda um quarto adversário que procurava barrar-lhe a entrada na área. Tudo pela zona central do terreno. Deixados esses adversários para trás, bem ao jeito de Messi, Iturbe deu um toque subtil que tirou o guarda-redes do caminho.

Esses três momentos permitiram ao FC Porto somar a terceira vitória da pré-temporada, num jogo que até nem começou nada bem para os portistas. O relvado ajudava a explicar parte de um arraque discreto, mas não chegava para justificar tudo, porque o Celta, no mesmo relvado, conseguia criar algum perigo e, mais importante ainda, barrava as subidas de Mangala e sobretudo de Djalma, asfixiando o jogo dos dragões.

Vítor Pereira levantava-se e pedia um carrossel, que tinha movimentações de James, Atsu e também de Lucho e Defour, mas o jogo portista estava perro. Aos poucos, Djalma conseguiu libertar-se e, então sim, já na parte final da primeira parte, os dragões começaram a dar um ar da sua graça. Djalma e James tiveram as melhores oportunidades; Atsu justificava as razões da continuidade no onze e Fabiano também dava sinais de tranquilidade na baliza.

Pouco depois do intervalo, houve a estreia mais aguardada: Jackson substituiu um Kléber que estava algo perdido na área. O colombiano entrou a par de Kelvin e os dois começaram logo a agitar as coisas, com Jackson a participar, 12 minutos depois de entrar, no primeiro golo. Foi uma participação de raspão, é verdade, mas também conta. De Kelvin já se disse ter sido ele a arrancar o livre.

O Celta tinha mudado o onze todo, mas era o FC Porto, com menos alterações, quem mostrava frescura, dominando as operações.



Ainda sem parte do esqueleto principal (Hulk, Danilo, Moutinho...), este dragão dá sinais evidentes de ter alternativas de qualidade, o que também não deixa de ser animador para quem está sujeito aos movimentos de mercado. Há jovens com talento a pedir asas para voar...

"Eslalum" espectacular de Iturbe, dizem os espanhóis

Iturbe teve direito elogios na imprensa espanhola. Os sites do diário desportivo "As" e do jornal "La Voz de Galicia" coincidiram no adjetivo para qualificar o golo do argentino: "Espetacular", escrevem ambos. "Arrancou antes do meio-campo e desembaraçou-se de todos os que se lhe atravessaram pelo caminho", diz o "As", que regista o "domínio absoluto" dos portistas na segunda parte. O "La Voz de Galicia" regista também o "eslalum [vale a pena manter a expressão espanhola para slalom] espetacular" do argentino.



O golo chegou também ao Brasil. O Globoesporte dá destaque à jogada de Iturbe, com direito a vídeo. "Golaço do 'Novo Messi' do Porto", escrevem os brasileiros em título. "Nasceu na Argentina, é baixinho, canhoto e gosta de arrancadas driblando. Não demorou muito para que Juan Manuel Iturbe ser chamado de 'novo Messi' pelos hermanos. Neste sábado, o projeto de craque fez um golaço pelo Porto que vai render mais comparações com o camisa 10 do Barcelona", escreve o jornal brasileiro.





Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Sem comentários: