sábado, 11 de agosto de 2012

Pontapé de saída!

Arranca hoje a época 2012/2013, com o FC Porto pela sétima vez consecutiva, a disputar o troféu da Supertaça, um registo que em caso de vitória será mais um recorde batido de conquistas consecutivas deste troféu, a 4ª.

Desvalorizado por alguns, certo é que tal como Vítor Pereira disse, iniciar uma época com um troféu conquistado é muito motivante para o clube, equipa, adeptos, etc… no caso do FC Porto, em caso de vitória mais logo, será o 72º título oficial da história do clube, mais três do que o rival que vem logo abaixo.

A pré-época teve saldo positivo, apesar de nos últimos dois jogos e com adversários mais complicados o FC Porto não ter conseguido ganhar. Ainda assim, salta a vista a segurança defensiva mas também a pouca produção atacante, quer em oportunidades claras de golo e consequentemente na finalização das mesmas.

Até ao momento, a solução encontrada pela SAD, de nome, Jackson Martinez, continua adormecida, talvez ainda a libertar-se do peso chamado Falcão, talvez sim, talvez não!

Mas esta pré-época fica ainda marcada pela pouca movimentação no mercado. Até ao momento apenas 2 reforços, Fabiano Freitas, que tinha o empréstimo como destino, mas afinal, bastou alguns minutos para todos perceberem que era o nº 2 e Jackson Martinez, num total de 10M€. Um investimento controlado mas que não teve ainda a devida, esperada e necessária compensação a nível de receitas de venda de jogadores, ainda que a lista de dispensas seja extensa e conhecida há muito tempo.

Mais uma vez, chegamos a meados de Agosto e continuam inumeras indefinições no plantel. O facto do mercado fechar apenas no último dia de Agosto não é desculpa, existem cláusulas que se podem colocar nos contratos (o rival Sporting fá-lo e bem) que atenua a incerteza até ao último dia. No FC Porto não se faz isso, ficamos sem saber porquê!

O adversário é a Académica, que apesar da última época muito sofrida, no que diz respeito à Liga, terminou em grande estilo ao conquistar a Taça de Portugal, diga-se com muito mérito.

Se no caso do treinador, Pedro Emanuel dará continuidado ao trabalho da época passada, já no que diz respeito aos jogadores, algumas mudanças, que até ao momento ainda não é conclusivo dizer que está mais ou menos forte do que na época passada. Certo é que alguns bons jogadores já não estão lá, como são o caso de Adrien, Abdoulaye, Diogo Valente, Eder, entre outros.

No caso do FC Porto com um plantel que totaliza 28 jogadores, actualmente, Vítor Pereira, apesar de alguns dos jogadores estarem indisponíveis, ou nos jogos Olímpicos ou lesionados, fez a primeira selecção daqueles que, aparentemente lhes dá mais garantias. Sem grandes surpresas, Alvaro Pereira ficou de fora, Iturbe, que prometeu em alguns jogos voltou ao seu estado normal de não convocado e Kléber que protagonizou o episódio lamentável com Álvaro Pereira, foi reconhecido e está nos convocados!

Lista de convocados: Helton, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Djalma, Mangala, Fabiano, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.



Não mudou muito o estilo de jogo do FC Porto da época passada para esta. Aparentemente o meio campo está mais pressionante, mas também menos disponível para apoiar o ataque. E lá na frente, sem Hulk e Varela, que chegou mais tarde, e com James Rodriguez com muita liberdade para estar no centro, fez com que a produção ofensiva esteja menos activa.

Ainda assim, Vítor Pereira tem o onze praticamente definido, não se esperando novidades de última hora. Uma única dúvida, se João Moutinho será já titular ou se Defour avançará de inicio, uma vez que tem a vantagem de estar a trabalhar desde o inicio. Por outro lado, quem já viu Moutinho jogar não nota assim uma diferença tão grande para com o companheiro.

Equipa provável: Helton, Miguel Lopes, Mangala, Otamendi e Maicon, Fernando, João Moutinho e Lucho, James, Atsu e Jackson.

Se defensivamente a equipa está bem, fica a espectactiva como a equipa reagirá a nível atacante neste primeiro desafio onde para ganhar certamente será necessário marcar golos.

É precisamente nas alas que o FC Porto está mais deficitário. Na defensiva, Miguel Lopes recupera o tempo de atraso relativamente aos restantes colegas e Mangala procura ganhar rotinas de subir no terreno. Já no meio campo, James continua a descair para a sua posição natural, o miolo do terreno enquanto que Atsu é o que ainda consegue criar alguns desequilíbrios.

Será fundamental mais logo que jogadores como Lucho, Moutinho ou Defour, possam ter um papel mais ofensivo criando os devidos espaços para os companheiros. Sem este apoio do meio campo, será complicado o FC Porto penetrar na defensiva da Académica, que certamente, irá apresentar-se em Aveiro com muitas cautelas ofensivas.

Ainda assim, o FC Porto é favorito, tem de assumir o favoritismo dentro de campo. Não será por falta de apoio que sentirá dificuldades uma vez que os bilhetes esgotaram e muito provavelmente alguns destinados ao adversário passarão para as mãos de muitos Portistas.

O futebol voltou! Nós queremos o 72º título da história do clube.

O jogo está marcado para as 20:45 e terá transmissão na RTP.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Mais logo oficialmente inicia-se a nova época com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, um dos troféus em que o FC Porto tem mais títulos e que coincide com o 25 de Abril do futebol português.

A imprensa fascista, centralista, de retrete e afiliados têm dado pouca importância a este troféu, mas isso é um factor de motivação extra para nós adeptos e para os jogadores caso vençam a valorosa Académica orientada pelo nosso Pedro Emanuel.

A Académica reforçou-se bem.
Apesar da saída de Diogo Valente, Adrien e Cédric, contratou um dos que irá ser uma das revelações do nosso campeonato, um miúdo de 19 anos chamado Salim Cissé.

Reforçou-se igualmente com os experientes avançados Carlos Saleiro e Edinho.

Manteve Peiser, Marinho, Hélder Cabral e João Real elementos experientes no plantel.

Para o meio campo contratou um excelente cabeça de área, que foi pena não ter singrado no nosso futebol, trata-se de Bruno China.

Ao FC Porto cabe o favoritismo que tem de confirmar em campo.

Contamos com a magia de James e Atsu, com a classe de Lucho, e com Jackson Martinez que poderá hoje abrir o activo.

O nosso elo mais fraco é nas defensivas direita e esquerda. Miguel Lopes não me convence, e entristece-me a dispensa de Sapunaru.

Espero mais uma conquista, mas acima de tudo que seja um bom jogo de futebol, pois já sinto falta e que haja uma bonita festa no estádio.

Abraço

Bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Chegou a hora do futebol a sério, agora não há mais tempo para ter tempo, experimentar, facilitar. Está em disputa um Troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira e é preciso manter a tradição que, salvo raríssimas excepções, dá ao universo portista o primeiro motivo para festejar. Vamos em três Supertaças consecutivas, num total de dezoito conquistadas, temos tantas sozinhos, como todos os outros juntos. É verdade que ainda não estamos no ponto, as razões são conhecidas e já apontadas, mas ainda assim somos superiores, somos favoritos. Mas superioridade e favoritismo, não se apregoam, praticam-se e se não formos competentes, tivermos o espírito correcto, podemos ter dissabores. Aliás, basta ver quem é o nosso adversário, a Académica, quando se esperaria o Sporting, para estarmos conscientes que temos de estar a um nível alto para derrotar uma equipa boa, bem orientada e que não tem nada a perder. Jogamos em Aveiro, onde temos sido muito felizes e estaremos acompanhados por milhares de portistas, prontos para apoiar e ajudar a conquistar a Supertaça. Vamos a eles Porto, vamos começar a época com o pé direito, vamos começar desde já a ganhar suporte moral para uma temporada muito difícil e onde seremos, claramente, o alvo a abater.

Abraço