quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Depois do Brasil, Dragon Force aposta em Moçambique

A Primeira-dama moçambicana Maria da Luz Guebuza, esteve de visita à cidade de Vila Nova de Gaia e do Porto, a convite de Luís Filipe Menezes.

Maria da Luz Guebuza visitou as instalações da Escola de formação de jogadores de futebol “Dragon Force” do Futebol Clube do Porto, onde se inteirou do funcionamento desta instituição, que gostaria de ver replicada em Moçambique. 

Assim com a assinatura do protocolo com o Clube Ferroviário de Maputo, está assim cumprido o desejo da Primeira-dama moçambicana Maria da Luz Guebuza. 

O Clube Ferroviário de Maputo, foi fundado em 1924, joga no Estádio da Machava com lotação de 30.000 espectadores e conta no palmarés com 20 títulos (8 Campeonatos Coloniais de Moçambique, 9 Ligas de Moçambique e 3 Supertaças de Moçambique).

Até 1976 era designado como Ferroviário de Lourenço Marques e jogava no Estádio Salazar.

O jogador mais famoso da sua história foi Costa Pereira, guarda-redes bicampeão europeu do Benfica entre 1954 e 1967.

O jogador actualmente mais conhecido e que saiu das escolas do clube moçambicano é Simão Júnior que depois de representar o Panathinaikos, joga na China ao serviço do Shandong Luneng.

De recordar que o Dragon Force tem vindo a reforçar a sua presença no mundo lusófono.


O FC Porto vai assinar, na sexta-feira, um protocolo de cooperação com o Clube Ferroviário de Maputo (Moçambique), que prevê a abertura de uma escola de futebol “Dragon Force”, anunciou hoje o clube português.
A escola de formação vai funcionar no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, e o acordo será firmado entre o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o vice-presidente do Ferroviário, Aníbal Aleluia, num ato que será apadrinhado pela primeira dama de Moçambique, Maria da Liz Guebuza, no Estádio do Dragão.

O acordo, que prevê a abertura de uma escola de futebol Dragon Force no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, será firmado no Estádio do Dragão, pelas 11h30, em conferência de imprensa a realizar na Tribuna VIP, com as presenças do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, de Maria da Luz Guebuza, primeira dama de Moçambique, e do arquitecto Aníbal Aleluia, primeiro vice-presidente do Clube Ferroviário de Maputo.

Esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos, mas sobretudo no plano social. A ideia é transportar os valores azuis e brancos para a nova escola e para os escalões de Formação do Ferroviário, havendo desde já a intenção de alargar o âmbito desta cooperação a outras províncias de Moçambique, estreitando cada vez mais as relações entre o FC Porto e aquele país.

O projecto agora a iniciar-se, que contribuirá também para vincar, de forma ainda mais expressiva, a marca do Dragão no continente africano, prevê ainda a revitalização das infra-estruturas do Clube Ferroviário. A este propósito, a comitiva moçambicana aproveitou esta quinta-feira de manhã para conhecer uma das infra-estruturas portistas, nomeadamente o Vitalis Park, casa-mãe da escola de futebol Dragon Force.

Sem comentários: