sábado, 10 de novembro de 2012

Líder de volta ao Dragão…

O FC Porto entra amanhã no Dragão como líder da Liga e é nessa condição que vai querer manter no final do jogo. Para isso basta vencer, independentemente dos golos marcados ou sofridos, no mínimo, em caso de vitória, o FC Porto ficará sempre com os mesmos do primeiro classificado e isso, é o que conta!

Depois da goleada frente ao Marítimo no último jogo para a Liga e do apuramento para os oitavos de final da Champions, a equipa não pode estar mais motivada e confiante para o jogo de amanhã. Com o rótulo de equipa embatível na Europa, ainda não perdeu nenhum jogo oficial esta época, tem sido visivel nos ultimos jogos, uma qualidade de jogo pautada pela tranquilidade e assertividade dos sectores da equipa. Bem a defender, bem a atacar, muitos golos, muitos deles de grande qualidade técnica.

Mas mais importante tem sido mesmo os resultados. O FC Porto é líder na Liga, avançou na Taça de Portugal, já concretizou o primeiro e mais importante objectivo europeu, isto depois de já ter conquistado o primeiro troféu da época, a Supertaça.

Vítor Pereira está confiante. A Equipa está alegre dentro do campo, não temos visto nem entrevistas nem jogadores amuados, o público tem apoiado a equipa e o treinador, o nosso Presidente vibra com os jogos e alguns golos, portanto, tudo corre bem no seio do Dragão.

Amanhã o adversário é a Académica que até ao momento, o facto mais relevante foi mesmo a vitória na última jornada da Liga Europa ao 2º classificado da Liga Espanhola, o Atlético de Madrid!

Na Liga, a equipa não tem estado bem, está a 2 pontos da linha de água, mas mesmo sabendo que tem mais 1 ponto que o Sporting, nem isso permite concluir que a equipa está bem. Não tem a mesma qualidade da época passada, a nível atacante não produz tanto e tão bem e defensivamente, não é das equipas mais seguras do meio da tabela para baixo.

A juntar a esta irregularidade, vai estar privada de alguns jogadores importantes.
Mas tem um ponto forte, aliás sempre teve e provávelmente sempre terá, que é a história deste clube que o torna sempre especial e complicado de defrontar, quer quando está bem, quer quando está menos bem.

Vítor Pereira continua sem poder contar com alguns jogadores que têm sido muito importantes na equipa. Alex Sandro, Fernando e Maicon continuam indisponíveis e Kléber acabou por se juntar a Rafa no lote dos indisponiveis.

Mas se o grande desafio às ausências de Alex Sandro, Fernando e Maicon foi ultrapassado com sucesso, não será amanhã que o FC Porto se ressentirá destas ausências, até porque Abdoulaye, Defour e Mangala têm cumprido com qualidade e segurança.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira poderá fazer algumas alterações à equipa. No final do jogo de Kiev foi divulgado pelo próprio que Helton e Lucho jogaram com limitações, limitações que já vinham do jogo com o Marítimo. Não será de estranhar que ambos possam começar o jogo no banco, dando lugar a Fabiano e James, aliás, seria até prudente dar algum descanso a estes jogadores quando se sabe que quer Fabiano, quer James dão garantias de manter a qualidade da equipa.

Caso se confirme estas alterações, abre-e uma vaga no ataque. Atsu ou Iturbe poderão ser chamados à equipa. Á partida a escolha recairá por Atsu, mas Iturbe merecia uma oportunidade a titular.

Quem poderá também surgir no onze inicial é Miguel Lopes em detrimento de Danilo que tem feito muitos jogos a titular.

Equipa provável: Fabiano, Miguel Lopes, Otamendi, Abdoulaye e Mangala, Defour, Moutinho e James, Iturbe, Varela e Jackson.

A todos aqueles que possam estar no Dragão, não faltem. Vamos apoiar o nosso clube, são nestes jogos que o clube precisa de mais apoio.

O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não seria preciso que a Académica tivesse conseguido um feito digno de registo e derrotasse o Atlético de Madrid, que já não perdia para as provas europeias há muito tempo, 16 jogos?, para que o F.C.Porto estivesse prevenido e consciente das dificuldades que a equipa dos estudantes lhe vai criar. Não, já na época passada, quer para a Taça de Portugal - portistas derrotados em Coimbra por 3-0 e fora da prova -, quer para o campeonato - empate a um no estádio do Dragão -, a equipa de Pedro Emanuel não foi fácil de aturar. Por isso, no fim da tarde de hoje - 18 horas, uma hora, para mim, excelente para ir à bola -, temos de manter o nível dos últimos jogos, aproveitar e manter o entusiasmo e a confiança que temos sabido conquistar. Respeitar a equipa que nos visita, sim, mas com a certeza que se formos Porto, na atitude, na qualidade e no espírito de equipa, por mais problemas que a boa equipa da Académica nos crie, venceremos.
Os tempos estão muito difíceis, mas este Porto vale a pena o sacrifício. E como a hora é boa...

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Com o ataque súbito de lesões a algumas peças nucleares da equipa, hoje diante da Académica VP poderá fazer descansar alguns jogadores melindrados, sem perder garantias de qualidade de jogo da equipa.

Poderemos ter Fabiano na baliza, Danilo a 6 com Miguel Lopes na lateral direita.
Isto permitiria descansar Lucho, ficando o miolo entregue a Danilo, Defour e Moutinho.
Na frente de ataque penso que não deverá haver alterações.
Jackson, Varela e James estão numa excelente momento, pelo que seria imprudente mexer.

A Académica é uma equipa complicada. É organizada e tem a garra de Pedro Emanuel.
É uma equipa que conta do meio campo para a frente com jogadores rápidos, o que a torna uma equipa que privilegia o contra golpe.
Fez um excelente jogo em Madrid e perdeu, mas redimiu-se perante os seus adeptos com uma excelente vitória.
Trata-se portanto de uma briosa motivada a que vem ao Dragão.

Ao FC Porto cabe o favoritismo, e por conseguinte tem de entrar forte no jogo, e não esperar que o golo surja com o passar dos minutos.
Quanto mais cedo resolvermos, mais cedo VP poderá rodar mais atletas.

O jogo às 18h parece-me bem.
Na minha opinião o futebol deveria ser como Inglaterra, jogado aos domingos e sábados de tarde.

Com a ajuda dos adeptos estou convicto que conquistaremos mais uma vitória e colocaremos a batata quente nos pés dos lampiões.

Abraço e bom domingo

Paulo