sábado, 24 de novembro de 2012

Não vamos ficar com apenas 3 pontos de vantagem…

O treinador do SC Braga disse que não iam ficar a 9 pontos do FC Porto. Eu digo que não vamos ficar com apenas 3 pontos de vantagem.

Não sei se é confiança de José Peseiro ou os chamados Mind Games, mas do lado do FC Porto é sem dúvida confiança, justificada por ser lider na Liga e na Champions, é porque tem ganho a jogar muito bem, a jogar bem e a jogar menos bem, é porque tem marcado golos de belo efeito e porque a sensação que os adeptos têm tido, é que o golo vai aparecer e aparece.

E não é pelo facto do SC Braga ter sido eliminado da Champions e da Liga Europa ao mesmo tempo, que torna o jogo mais acessível. Não. O jogo será muito complicado porque o SC Braga tem uma boa equipa, uma equipa que tem sido regular, mas que nos jogos de grau de dificuldade maior, este ano, não tem vencido. Foi assim em Lisboa com o 2º classificado, foi assim em Lisboa com o actual 10º classificado.

Se Vítor Pereira estudou bem o SC Braga deve ter percebido os pontos fracos desta equipa, que tem um conjunto de individualidades e um colectivo forte e experiente, mas é um facto que nos confrontos com grandes equipas não tem conseguido vencer. E um dos pontos fracos é sem dúvida o sector defensivo. Se a equipa marcou até ao momento quase tantos golos como o FC Porto, já no que diz respeito aos golos sofridos, foi precisamente o dobro daqueles que o FC Porto sofreu.

Aos poucos Vítor Pereira tem vindo a recuperar alguns jogadores que estavam lesionados, com excepção de Maicon, que continua de fora, e irá permanecer ainda mais algum tempo, mas já se percebeu também que Abdoulaye ou Mangala ou mesmo Rolando, que não foi convocado, são opções igualmente fortes para manter a boa prestação defensiva do FC Porto.

Nada de novo nos convocados, Vítor Pereira manteve os mesmos do último jogo com o Zagreb como era esperado.

Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.




E se na lista de convocados nada de novo, no onze inicial Vítor Pereira também não deverá mudar. Com minutos e ritmo dado a Fernando e Alex Sandro é possivel que Fernando avançe mesmo para o onze inicial, uma vez que é um jogador mais rotinado e teve menos tempo parado do que Alex Sandro. A titularidade de Alex Sandro, para este jogo, dependerá mais da condição fisica de Mangala do que propriamente da de Alex Sandro. Neste caso é provável que, estando bem, Vítor Pereira opte por Mangala, pois Alex Sandro esteve muito tempo parado.

O grau de dificuldade do jogo e o próprio adversário não deverão mudar o esquema de jogo e a estratégia de Vítor Pereira, que deverá apostar no mesmo esquema, procurando a vitória como tem feito em todos os outros jogos. Com uma pequena diferença, uma atenção especial no sector do meio campo, que será determinante no resultado final do jogo, daí a consistência táctica de Fernando em detrimento da de Defour, menos rotinado nessa posição, mas que curiosamente, no ano passado, desempenhou o papel de Fernando na perfeição.

A outra dúvida prende-se com a titularidade de Varela ou Atsu. O jovem Ganês tem estado muito bem, mas Varela continua a fazer valer a experiência e já leva 5 golos oficiais esta época, pelo que a aposta deverá manter-se em Varela.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

São esperados muitos adeptos do FC Porto em Braga. O tempo não vai ajudar, é verdade, mas o jogo é fundamental para reforçar a posição do FC Porto como principal candidato ao título, as estatísticas já o dizem, mas também como forma de pressionar o novo confronto menos de uma semana depois, para a Taça de Portugal.

Para já é o jogo para a Liga, e ainda que o adversário mereça cautelas, o FC Porto tem todas as condições para vencer.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv1.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge


2 comentários:

dragao vila pouca disse...

S.C.Braga e F.C.Porto, equipas com diferentes estados de espírito, defrontam-se hoje, 20:15 no estádio Axa, também conhecido por Pedreira. Os portistas estão fortes, invictos, motivados, moralizados, já ganharam a Supertaça, continuam na Taça de Portugal, lideram o campeonato e o seu grupo na Champions, tendo já o apuramento para a fase seguinte garantido. Os minhotos, se também continuam na Taça e no campeonato não estão mal, esta semana sofreram um duro golpe, perderam frente ao Cluj e não só ficaram fora da prova mais importante da UEFA, como não conseguiram passaporte para a Liga Europa. Olhando para o que foi dito, até se podia pensar que as coisas vão ser mais fáceis para o bi-campeão. Não acredito e pelo que disse Vítor Pereira, na antevisão do jogo, também não acreditam o treinador e os jogadores. O Braga tem boa equipa, está bem orientado, tem o orgulho ferido, tudo vai fazer para mudar o rumo dos acontecimentos e para isso, há algo melhor que vencer a melhor equipa portuguesa? Não e portanto, no Axa tem de estar um grande Porto, um Porto dos melhores momentos, colectiva e individualmente forte, a trabalhar muito e bem, para continuar a ter "sorte" em Braga. Um Porto em que a disponibilidade física e mental, de todos, tem de ser total. E porque o Braga tem andamento de Champions, não sei se é o jogo ideal para os regressos de Alex Sandro e Fernando, ainda sem ritmo para um jogo destes. Eu não sei, nem tenho que saber, mas sabe Vítor Pereira, de certeza. Seja como for, com este ou aquele, acredito que estamos preparados para as dificuldades que temos de enfrentar e que temos condições para sairmos da cidade dos Arcebispos na liderança do campeonato - Liga Zon Sagres.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje na Pedreira vamos ter um jogo complicado.

O adversário é de qualidade, tem excelentes executantes, e trata-se portanto do primeiro grande desafio na Liga.

O adversário vem de uma derrota europeia pesada, e de uma humilhação por não ter conseguido o apuramento num grupo acessível.

O FC Porto por sua vez é uma equipa confiante, que joga com alegria e que vai querer manter a fasquia de qualidade dos últimos desafios.

Temos de ser concentrados e pro activos, não esperar que o golo surja.

Temos de lutar pelos 3 pontos com arreganho.
Somos favoritos e estou convicto de que se mantivermos a mesma atitude venceremos.

O árbitro foi o da pior espécie. É um dos mais criticados árbitros do nosso campeonato, que é capaz do bom e do péssimo.
Desejamos-lhe que faça uma boa arbitragem e que privilegie o espectáculo, pois ambas as equipas tem qualidade para o proporcionar.

Espera-se o apoio da massa adepta do FC Porto para nos empurrar para mais uma vitória.

Abraço e bom domingo.

Paulo