quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Colorido a Preto e Branco…

Em menos de 1 semana o FC Porto conheceu o sabor amargo da derrota por duas vezes. E para além do sabor da derrota, perdeu igualmente um troféu. Semana negra quando até então o FC Porto era a única equipa na Europa sem derrotas e com mais pontos nas competições europeias.

E tal como na primeira derrota, mais um autogolo e mais uma falha defensiva… coincidências a mais, numa equipa que acusou e muito o peso da derrota e da eliminação em Braga. E mais uma vez fala-se de Braga porque sem sombra de dúvidas, começou nesse jogo esta derrota de hoje.

A equipa, falo nos jogadores, não perceberam a estratégia em Braga e claramente entraram neste jogo com indices de confiança muito baixos e isso notou-se na primeira meia hora de jogo, onde não conseguiu controlar o jogo, mesmo sem dominar, uma equipa baralhada de ideias, quando apresentou o onze habitual e o esquema habitual.

O adversário de hoje era forte mas tal como se demonstrou nos 90 minutos não foi assim tão forte como o peso de alguns nomes que tinha em campo. Vítor Pereira não alterou nada, também não era espectável, mas onde falhou claramente foi na motivação da equipa. A equipa esteve triste em campo, sem motivação, sem rumo em grande parte do jogo. Apenas se encontrou quando se viu a perder por duas vezes.

E nem mesmo durante o jogo Vítor Pereira conseguiu mudar o rumo do jogo. O golo do PSG advinhava-se e o golo logo a seguir do FC Porto poderia ter sido o tónico para a reviravolta e ambição da equipa em conseguir um bom resultado, mas até ao intervalo o jogo voltou a ficar morno.

Na segunda parte, o jogo foi dividido, o FC Porto esteve um pouco melhor e equilibrou, deu por vezes a sensação que queria tentar mais do que o empate, mas novamente um autogolo gelou a defesa do FC Porto, dos adeptos, da equipa técnica, de todos… Se faltava motivação e concentração o lance infeliz de Helton quebrou por completo.
A partir daqui foi mais como coração do que com a cabeça. A equipa entrou em modo piloto automático, saiu Fernando, entrou Defour, saiu Varela entrou Atsu, nada de novo,mais uma vez, as substituições que qualquer adepto faria. Pode ter sido por questões fisicas, mas começa a ser padrão estas substituições, sobretudo a troca de Varela por Atsu!

E aqui se vê que o FC Porto tem uma boa equipa, mas não tem soluções para algumas posições na equipa, nomeadamente no ataque. Falta um outro avançado de qualidade e falta um extremo que desiquilibre com mais regularidade. Nem Varela, nem Atsu conseguem assumir um lugar na equipa com regularidade, o primeiro porque aparentemente não aguenta 90 minutos, o segundo, por falta de experiência nem sempre brilha.

Perante isto, restou ao FC Porto falhar 2 boas oportunidades para empatar, tal como aconteceu em Braga, quando estava a perder. Mais uma coincidência, Lucho falhou em boa posição o golo do empate! E no último lance do jogo, Otamendi, em boa posição não fez melhor.

O empate até nem era um resultado injusto para o PSG, mas este FC Porto estava destinado à derrota, aliás, entrou como saiu de campo, derrotado!

 

Há que rever imediatamente os níveis de motivação da equipa. E para isso é preciso mudar peças do onze inicial. Fisicamente, nem pode haver desculpas, até porque a gestão de Braga deveria ter servido para alguma coisa, pelos vistos apenas serviu para o FC Porto perder um troféu!

Não é o fim do mundo, mas foi uma semana negra para o FC Porto. O próximo jogo é com o Moreirense, no Dragão, aparentemente, um jogo simples para voltar às vitórias, mas é preciso sangue novo na equipa.

Quanto á Champions o facto de ser primeiro ou segundo é praticamente a mesma coisa, com sorte, até ser Segundo será melhor do que ser Primeiro, mas se este FC Porto quer tentar passar, pelo menos, os oitavos de final, então, o mercado de inverno exige um reforço do ataque da equipa.

Última nota para Vítor Pereira. Espero que tenha apreendido a lição, afinal não valeu de nada as poupanças…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fiquei mesmo fodido com o resultado.
E não é por esta derrota nos ter deitado para o segundo lugar do grupo.
É me indiferente que calhe Barcelona ou qualquer outra equipa. Somos um dos maiores emblemas da Europa e por conseguinte entramos na champions para a vencer, e temos de ter estofo para vencer qualquer adversário.

Fiquei fodido, porque uma vez mais cometemos erros primários que em alta competição são imperdoáveis. Mais um golo sofrido de bola parada, falhar golos cantados e como se não bastasse mais uma desconcentração individual que resultou num frango.

Somos melhores que o PSG, e ontem mesmo com erros primários não merecíamos a derrota.

Os atletas tem de ter estofo e tranquilidade e assumir o peso da camisola que envergam, caso contrário qualquer adversário nos vencerá na próxima eliminatória.

Já em Braga, além da lentidão de leitura e reacção ao jogo de VP, os nossos atletas não tiveram a perspicácia de entender que havia um Larápio em campo, e que portanto é preciso ronha e manha.

Por falar em manha, ontem a TVI mais uma vez demonstrou que tem profissionais que prestam um péssimo serviço ao jornalismo desportivo. "Mute" foi a solução para poupar a minha paciência.

Os portistas presentes no estádio mereciam mais empenho e concentração.

Há que agora recuperar a equipa e olhar em frente.

Abraço e boa semana

Paulo



dragao vila pouca disse...

Perante o olhar de muitos observadores, sempre atentos ao melhor futebol da Europa, PSG e F.C.Porto discutiram no Parque dos Princípes cheio e com milhares de portugueses a apoiarem o campeão luso, o primeiro lugar do Grupo A. Venceu a equipa francesa e a vitória parece-me justa. O jogo foi interessante, bem disputado, mas faltou Porto, um Porto ao mais alto nível, quero dizer. Olhando para o resultado tangencial; ao jogo que foi equilibrado; se tivermos em conta o erro de Helton; e algumas oportunidades que desperdiçamos, podemos ser tentados a dizer que perdemos nesses pormenores, mas não, não foi só por isso que o Dragão hoje perdeu. Perdemos nos pormaiores, isto é, perdemos porque faltou gente e qualidade na exibição da equipa portista.

Entramos mal, nervosos - porquê? -, precipitados, sem conseguir ter e trocar a bola, nunca fomos capazes de responder à entrada forte, determinada, pressionante da equipa de Carlo Ancelotti, que tanto ameaçou que marcou. A perder, a equipa portista reagiu, soltou-se, passou a jogar melhor e empatou por Jackson, após excelente passe de Danilo. Com o empate e quando se pensava que o F.C.Porto podia crescer, voltamos a ver mais PSG e novamente um Porto trapalhão, complicativo, sem grande organização, sem capacidade para colocar em respeito a equipa francesa que voltou à mó de cima até ao intervalo.
1-1 na ida para o descanso, resultado que se aceitava, mas mais PSG.

Na segunda-parte e no início, muito parecida com a primeira, mais perigosa a equipa da capital de França, Porto com os mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais e novamente a sofrer um golo. É verdade que foi num frango de Helton, mas faltou matar a jogada antes, muitas cerimónias até Lavezzi rematar. A perder, voltou a haver mais Dragão, voltamos a jogar melhor, a ter possibilidades de empatar - Jackson na cara do guarda-redes e Lucho sozinho na recarga, podiam ter empatado -, mas faltou sempre qualquer coisa na forma como as jogadas eram construídas e resolvidas, nunca foi fluído e criativo o jogo do F.C.Porto.

Resumindo, perdemos e perdemos bem. E quando digo que faltou gente, refiro-me alguns jogadores que estiveram muito abaixo das suas possibilidades. Não houve Fernando, Lucho e Moutinho também não mostraram muito, James aquém do que se esperava, num jogo de grande visibilidade e Varela, como é possível ter estado em campo até aos 84 minutos? Jackson marcou e se falhou outro golo, fez uma exibição muito razoável. A defesa, Helton excluído e não foi só pelo segundo golo, esteve bem, melhor, é verdade, Alex Sandro - espero que a sua saída aos 85 minutos não tenha sido por lesão - que Danilo, bem Mangala e super-jogo de Otamendi, o melhor em campo e um dos poucos portistas que não merecia perder.

Notas finais:
Jogávamos pelo primeiro lugar, pelo prestígio e pelo dinheiro. O prestígio não ficou abalado, mas não saiu reforçado; o dinheiro foi-se; e o primeiro lugar também, sendo este facto o mais fácil de digerir. Atendendo às equipas que vão ficar em segundo e em primeiro, venha o diabo e escolha.

Da forma como o jogo decorreu, atendendo à dinâmica e velocidade com que o PSG jogou, é especulativo dizê-lo, mas se não temos poupado jogadores e vendo a falta de andamento de alguns jogadores portistas, não sei não...

Abraço

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Quando se joga para o empate, como penso que o FC Porto jogou, face às diferentes atitudes adoptadas, antes e depois de estar a perder, pelas duas vezes, arrisca-se a perder.

Essa máxima voltou a funcionar em pleno.

Efectivamente, os Dragões só mostraram o que valem nessa situação, o que convenhamos, não é a atitude certa para quem tem ambições europeias. Isso mais um conjunto de erros primários e fatais, que em alta competição se pagam caras ditaram a merecida derrota.

Esta equipa tem que ser mais consistente se quer continuar na prova. Eu acho que não está ainda suficientemente madura para ambicionar voos mais altos, qualquer que seja o próximo adversário.

Um abraço