sábado, 8 de dezembro de 2012

Confiança nos Limites?!

As declarações de Vítor Pereira fizeram capa de jornal, onde justifica de certa maneira as duas derrotas consecutivas, com o facto de ter cumprido com o objectivo na Champions e o primeiro lugar na Liga. Nunca até hoje Vítor Pereira teve necessidade de reforçar essa posição, sobretudo quanto à Liga, uma vez que está em primeiro sim, mas com a diferença de 1 golo!

Pode ler-se entre linhas que a equipa não está bem, e Vítor Pereira tremeu com estas duas derrotas, pode, mas ainda assim, não deveria ter sido exposto na opinião pública. Não é assim que funcionam as coisas... no FC Porto!

As derrotas são passado e se no caso na Taça de Portugal determinou o afastamento da prova, já no caso da Champions ditou que irá defrontar nos oitavos de final um dos primeiros classificados, que em teoria é mais complicado, mas que na prática pode, curiosamente, ser mais acessível.

Agora a competição é a Liga. Esta jornada o FC Porto defronta um dos últimos classificados e o seu rival directo defronta o Sporting, ainda que debilitado, fraco, cansado, é o Sporting e é em Alvalade pelo que uma escorregadela dos visitantes nunca será uma surpresa!

O facto do FC Porto jogar primeiro pode ser uma vantagem, mas o importante nesta jornada é mesmo a equipa de Vítor Pereira voltar às vitórias, com boa exibição e com muitos golos. Só assim poderá apagar a imagem de uma equipa derrotada, debilitada e desmotivada como surgiu em certos periodos em Paris.

Vítor Pereira fez apenas duas alterações na convocatória. Sairam Fernando e Castro e entraram Iturbe e Kelvin. As entradas dos dois jovens faz todo o sentido, se alguns mais graúdos não dão resposta, nem com equipas mais acessíveis, há que apostar nos jovens e esperar que evoluam. Não se pode esperar, jogando escassos minutos, que Iturbe ou Kelvin, façam logo grandes exibições. Há que dar rotina de equipa A ainda que joguem também pela equipa B.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Miguel Lopes, Alex Sandro, Otamendi, Abdoulaye, Mangala, Defour, Moutinho, Lucho, Kelvin, Iturbe, Varela, Atsu, James, Kléber e Jackson.



É claramente uma convocatória de ataque. Finalmente Vítor Pereira percebeu que convocar os 5 médios do plantel, sempre, para uma esquema de 4X3X3, quando James poder ser também um dos médios, não faz sentido. Mas desta vez, deixou de fora Fernando e Castro, o que poderá significar uma pequena surpresa no onze inicial, ficando Lucho inicialmente no banco, e avançando James para o vértice de um meio campo invertido, com Moutinho e Defour.

Quererá Vitor Pereira potenciar James no centro do terreno, onde estará um forte dispositivo defensivo do Moreirense, e manter 2 verdadeiros alas para rasgar a defesa?

Talvez, faz sentido… mas só mais logo teremos a certeza. Que este Moreirense vai fechar-se a 7 chaves cá atrás isso ninguém terá dúvidas pelo que é bom que Vítor Pereira aposte numa estratégia para rapidamente quebrar a muralha defensiva e não apresentar o tradicional e esperar que surja o tal golo, que, no caso da Liga, felizmente tem surgido.

É também provável que Miguel Lopes assuma a titularidade. Não só pelo momento menos bom de Danilo, mas sobretudo para dar frescura fisica às alas.

Equipa Provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Defour, Moutinho e James, Varela, Atsu e Jackson.

Vítor Pereira não tem dúvidas. Os adeptos também não têm. O FC Porto vai ganhar porque tem de ganhar, e tem de ganhar independentemente de vir de duas derrotas ou se viesse de duas vitórias.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Depois de duas derrotas seguidas, uma das quais que nos retirou a possibilidade de disputar um troféu, hoje temos uma prova de fogo no Dragão.

O Moreirense tem dado provas de ser uma equipa disciplinada em campo, e que conta com jogadores audazes e que brilharam nos jogos diante dos nossos rivais.

Só a vitória nos interessa. O passado já lá vai, e hoje há que lutar com afinco pelos 3 pontos.

Abraço e bom fim de semana

Paulo