sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Campeão volta ao Dragão

Depois do teste positivo no campo do principal adversário na luta pelo título, o FC Porto regressa ao Dragão onde vai defrontar uma das equipas sensação deste campeonato, o Paços de Ferreira.

Para além da excelente campanha na Liga, esta equipa tem pautado pelo bom futebol em todas as frentes. Recentemente eliminado da taça da Liga, por uma questão de golos (quando até venceu o primeiro classificado), esta equipa, apurou-se esta semana para as meias finais da taça de Portugal, o que claramente é um sinónimo de qualidade de jogo.

Jogo dificil amanhã no Dragão, é que para além da qualidade do adversário, o FC Porto continua com muitas lacunas no sector atacante. James ainda não recuperou, Atsu e Iturbe continuam nas selecções, no caso do Ganês, começa este fds a CAN 2013, Kléber continua lesionado mas a saída está iminente, pelo que resta as opções Jackson, Varela, Izmailov, Kelvin e Sebá.

Mas estas lacunas quase que passaram despercebidas no último jogo, com o FC Porto a realizar uma boa exibição, bem sustentada com um sector defensivo e um meio campo muito forte e muito concentrado. A qualidade de jogo e de passe, mesmo sem soluções ofensivas, poderá criar as necessárias oportunidades de golo. Contudo, face a uma equipa perigosa como o Paços de Ferreira é preciso redobrar a atenção no sector defensivo, pois um golo do adversário poderá criar dificuldades e ansiedade a uma equipa que não tem, de facto, soluções de qualidade idêntica aos que vão entrar de ínicio, no banco para lançar em jogo.

A semana de trabalho trouxe de volta Maicon aos convocados. Neste periodo que esteve fora da equipa mal se notou a ausência, do até então, melhor defesa do FC Porto, sinal que quer Otamendi quer Mangala são igualmente centrais de muita qualidade.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.



Vítor Pereira não deverá mudar a equipa que apresentou em Lisboa, no fim de semana passado. A grande dúvida é se irá manter Defour no onze, ou irá arriscar um pouco mais colocando Kelvin ou mesmo Sebá.

Jogando no Dragão, e uma vez que já foram dadas oportunidades a Kelvin, penso que é o jogo ideal para apostar em Sebá no onze inicial e na posição onde mais gosta de jogar, numa das alas, preferencialmente do lado direito. A juventure e a motivação de andar nas ultimas semanas com a equipa A, poderá ser sinónimo de um grande jogo por parte do jovem Brasileiro que parece estar a convencer Vítor Pereira.

O regresso de Maicon aos convocados é de saudar, contudo, a dupla rotinada e com ritmo de jogo deverá manter-se frente ao Paços de Ferreira.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, Sebá, Varela e Jackson.

O tempo não vai ajudar mas aqui fica o apelo a todos que possam estar no Dragão a apoiar o nosso FC Porto naquele que é o jogo que fecha a primera volta do campeonato, até então imaculada no que diz respeito a derrotas.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O clássico já lá vai, saímos por cima e com as aspirações reforçadas, se ganharmos o jogo em atraso e que se disputa na próxima quarta-feira. Mas antes do Vitória temos o Paços de Ferreira, equipa bem organizada, com um bom meio-campo, difícil, a sensação do campeonato e portanto, vai ser preciso um Porto de qualidade e que junte à qualidade, a atitude e o espírito que apresentou na Luz. Como já disse, mas reforço, tudo indica que este campeonato vai ser muito equilibrado, disputado até ao fim e ficará mais próximo de alcançar os objectivos quem for capaz de não perder pontos frente a estas equipas. Se no domingo fizemos o nosso jogo, mas também tivemos a preocupação de evitar os pontos em que o nosso rival é mais forte, frente à equipa da Capital do Móvel seremos obrigados a toda a despesa, teremos menos espaço, mais dificuldades, precisamos de ser mais rápidos, mais criativos, mais contundentes. Se for assim, como acredito que vai ser, teremos mais possibilidades de ganhar, manter bem no alto a confiança, a chama, continuaremos a trilhar o rumo certo.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após o clássico na Luz que culminou com um empate que soube a pouco face à nossa supremacia, hoje temos um duro teste diante de uma equipa que tem sido a revelação neste campeonato.

O Paços de Ferreira é uma equipa ambiciosa, aguerrida, organizada que conta nas suas fileiras com atletas de valor tais como os ex-portistas Josué e André Leão.

Vai ser portanto um jogo complicado, mas que é primordial vencer antes da deslocação ao Bonfim para acertar calendário.

Se vencermos, o Benfica entrará em Braga obrigado a vencer.

Mais logo a incógnita será de Sebá jogará de início para dar mais profundidade ao nosso jogo atacante.

Oxalá as condições climatéricas não estraguem o desafio.

Se jogarmos com a atitude patenteada na última jornada, com maior ou menor dificuldade e com o apoio da massa associativa, iremos vencer.

Abraço e bom fim de semana

Paulo