sábado, 23 de fevereiro de 2013

Limitado? No Dragão é para vencer…

Depois de mais uma jornada europeia pautada por mais uma vitória, que coloca o FC Porto em melhor posição para alcançar os quartos de final da Champions, regressa hoje a Liga naquele que será o primeiro de dois confrontos directos com o Rio Ave e no Dragão.

O Rio Ave tem sido uma das melhores equipas deste campeonato. Na primeira volta conseguiu impor um empate em sua casa frente ao FC Porto, mas, não convém relembrar que nesse jogo o FC Porto esteve em vantagem e dois erros defensivos e uma má arbitragem fez com que saisse de Vila do Conde apenas com 1 ponto.

Mas tem sido uma equipa muito consistente esta do Rio Ave. Não tem grandes nomes, mas tem um colectivo muito unido e coeso que deixa tudo em campo. Não é uma equipa muito concretizadora mas consegue segurar muito bem o jogo a meio campo impedindo muitas vezes o adversário de ir mais além.

O jogo da Taça da Liga não irá interferir neste confronto para nenhuma das equipas. Quer FC Porto quer Rio Ave pretendem manter o mesmo nível na Liga e sim, na próxima quarta-feira irão discutir o lugar na final dessa prova.

O jogo a meio da semana poderá causar alguma mossa no rendimento da equipa, mas já se sabe que Vítor Pereira vai ter de mexer, pelo menos, em duas peças do onze que alinhou frente ao Malaga. Alex Sandro e Mangala, dois dos jogadores que têm estado em evidência nos ultimos tempos, não poderão jogar e Atsu é baixa de última hora. De saudar o regresso de Defour.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Kelvin, Otamendi e Defour.

Mas as limitações do lado esquerdo são evidentes. O processo de gestão de amarelos de Alex Sandro e Mangala não foi bem conduzido pela equipa técnica. Perder os dois jogadores em simultâneo, no mesmo jogo é possivel, a questão que se coloca foi porque motivo não se forçou um deles mais cedo?!

É uma incógnita o que Vítor Pereira irá fazer no lado esquerdo da defesa. Os centrais disponiveis são todos dextros e no meio campo as opções para o lado esquerdo de um sector defensivo são também limitadissimas. Será que a aposta é Quino?

Vítor Pereira deverá apostar em Abdoulaye para fechar o lado esquerdo da defesa. Será uma solução de recurso mas que poderá impulsionar Danilo para terrenos mais avançados, jogando cá atrás com 3 centrais. O Rio Ave tem como hábito povoar muito o meio campo e fará algum sentido o FC Porto apresentar-se mais reforçada no meio campo. Apostar em Quino é manter o mesmo esquema com a diferença que Quino não conseguirá fazer o jogo de qualidade ofensiva e defensiva que Alex Sandro faz.

Mas nem tudo são más noticias. James Rodrigues deverá avançar para a titularidade depois de ter voltado a ganhar minutos e ritmo na última partida. O sacrificado deverá ser Izmaylov que à partida terá mais dificuldades em recuperar num curto espaço de tempo.

Equipa provável: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Abdoulaye, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Este jogo antecede a visita do FC Porto a Alvalade pelo que é sem dúvida imperativo que a equipa consiga conquistar os 3 pontos para que chegue a Alvalade como lider.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Depois da Champions, onde a intensidade e a importância do jogo obrigaram a um grande desgaste físico e psíquico, mas que a exibição e a vitória, acredito, ajudaram a ultrapassar mais facilmente, o F.C.Porto com a moral e a confiança em alta, recebe o surpreendente e difícil Rio Ave. Vai, não tenho dúvidas, ser mais um jogo amarrado, de sentido único, que vai exigir da equipa portista mais um esforço, esforço que será maior ou menor, dependendo da forma como o conjunto de Vítor Pereira se apresentar. Se no relvado do Dragão estiver um Porto em bom nível, nem é preciso tão elevado como na terça-feira; se tivermos aprendido a lição e não cometermos os mesmos erros que cometemos frente ao Olhanense - na abordagem e na eficácia; com mais ou menos dificuldades, ganharemos. Se não for assim, corremos riscos e tal como aconteceu frente à equipa algarvia, podemos sofrer uma desilusão, perder pontos, o que nesta altura não viria nada a calhar... Como somos uma grande equipa, temos grandes jogadores e as grandes equipas e os grandes jogadores, aprendem com os erros, não perdem pontos em dois jogos seguidos em casa, acredito que vamos ganhar.

Nota final:
Vítor Pereira fez um apelo ao público para que compareça e apoie a equipa. Junto a minha à sua voz:
Meus amigos, os tempos estão muito difíceis, tendem a piorar e esta semana tem dois jogos. Mas quem puder, apareça, não fique em casa, só porque está chuva, frio, o quentinho do sofá e o jogo na televisão fazem hesitar. Este grupo merece o sacrifício.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Após uma excelente exibição diante do Málaga, onde só faltou a eficácia na finalização, defrontamos hoje uma das melhores equipas do nosso campeonato.

O Rio Ave é uma equipa com um misto de jovens valores e atletas experientes, bem organizada e bem orientada pelo nosso bem conhecido Nuno Espírito Santo.

Torna-se imperioso tentar resolver bem cedo a contenda, uma vez que com o decorrer da partida os minutos da champions pesarão nas pernas.

Sem dois dos melhores elementos da equipa, Mangala e Alex Sandro, VP terá de encontrar alternativas sem perder o equilibrio defensivo.
Abdoulaye ou Quino podem ser opção, e porque não o polivalente Defour na asa esquerda.
Maicon será o titular no centro da defesa.

Acredito na vitória e nem podemos pensar noutro resultado. Chegamos a uma fase do campeonato em que cada ponto perdido pode ser irrecuperável.

Que seja um excelente espectáculo com mais uma vitória do nosso Porto.

Abraço e bom fim de semana

Paulo