sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Operação Regresso às Vitórias

O empate na última jornada teve claramente sabor a derrota. O FC Porto tinha tudo para conseguir os 3 pontos e sabia à partida que ficaria isolado no primeiro lugar, mas a partida de Carnaval estava preparada e ficou-se por uma má exibição e um resultado ainda pior.

Há que rapidamente regressar ás vitórias e nada como vencer já hoje o Beira Mar e não só manter o primeiro lugar como também subir os niveis de motivação e confiança para o confronto da próxima semana para a Champions.

O Beira Mar saltou para o lugar de despromoção na última jornada. Tem sido uma das equipas mais fracas deste campeonato, mas depois do pesadelo da última jornada no Dragão, e depois de já ter perdido 4 pontos, frente a Gil Vicente e Rio Ave, não se pode mais facilitar com equipas teoricamente e na prática, claramente inferiores.

Numa semana que fica claramente marcada pela confirmação da presença do FC Porto nas meias finais da Taça da Liga, ao contrário do que a própria Liga pretendia, Vítor Pereira teve a confirmação do regresso de James e Atsu aos disponiveis a ir a jogo. No sentido inverso, Varela ficou de fora, aparentemente devido a lesão, mas poderá estar apto para terça-feira, para a Champions.

É uma convocatória claramente virada para o ataque. Saiu um defesa das opções, Abdoulaye, e entrou mais uma solução ofensiva, o que transmite a ideia de um FC Porto ofensivo de inicio e com opções para claramente sufocar o adversário na seu reduto defensivo.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Sebá.

Os regressos de Atsu e James são claramente as grandes novidades. No caso de Atsu, o jogador vem com ritmo da CAN e deverá ser mesmo opção no onze inicial, já no que toca a James é uma icógnita, mas a avaliar pelo tempo de ausência não é credivel que Vítor Pereira aposte no jovem Colombiano de inicio frente ao Beira Mar.

Mas não deverá ser um FC Porto muito diferente dos últimos jogos. Vítor Pereira está já a pensar no Málaga, tal como os jogadores, mas o jogo de mais logo é para vencer e não deverá existir qualquer dúvida que os jogadores vão entrar em jogo para limpar a imagem deixada no último jogo no Dragão.

Ainda assim Vítor Pereira deverá proceder a algumas alterações. No sector defensivo, Maicon poderá surgir na equipa, fazendo descansar um dos centrais mais utilizados, e que deverão fazer dupla no jogo do Málaga. No meio campo, sem a opção Defour, Vítor Pereira deverá manter a tripla que lhe dá mais garantias, pelo menos no inicio do jogo. No ataque, Izmaylov e Atsu deverão avançar para o apoio a Jackson.

O mesmo esquema, com pequenas alterações, deverá ser assim o FC Porto mais logo em Aveiro, pequenas alterações mas com qualidade e vontade de regressar às vitórias.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, Atsu, Izmaylov e Jackson.

Neste estádio o FC Porto já venceu esta época e conquistou o primeiro título oficial. Será muito importante a presença dos adeptos para apoiarem a equipa. Não só porque vem de um resultado menos bom, mas também para a equipa não sentir que está a jogar futebol num estádio muito colorido mas completamente às moscas!

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Depois de um deslize que não estava nas previsões no jogo com o Olhanense e frente a um adversário que vai ter uma postura semelhante à equipa de Olhão, seria uma grande surpresa se assim não fosse - o sozinho na frente será Yazalde - é fundamental que o F.C.Porto não cometa os mesmos erros que lhe custaram 2 pontos na jornada anterior. Por isso, em vésperas do importante compromisso contra o Málaga para a Champions League, pede-se um Porto mais concentrado, mais rigoroso, humilde no respeito pela equipa aveirense, com o espírito e a atitude correcta, melhor qualidade e principalmente, mais eficácia. Se não for assim, se o jogo da próxima terça-feira pesar no subconsciente e pensarmos que não é preciso dar tudo na cidade da ria, entrarmos em ritmo baixo, em clima de poupança, corremos riscos e tal como aconteceu no jogo de domingo passado, podemos sofrer um dissabor que nesta altura não vem nada a calhar. O campeonato não tem a visibilidade, nem o prestígio da prova mais importante da época, mas é e isso é que importa, a primeira prioridade do F.C.Porto.

Nota final:
As grandes equipas e nós somos uma grande equipa, não perdem muito tempo a chorar sobre o leite derramado. Não, analisam, tiram conclusões, partem para outra, não cometem os mesmos erros. Espero ver isso refletido no Estádio Municipal de Aveiro.


Abraço

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Hoje temos a oportunidade de regressar às vitórias depois do empate, que em muito desiludiu, no Dragão.

Com Atsu e James, temos mais soluções para levar de vencida os aveirenses.

É obrigatório vencer para continuar na senda do título.

Abraço e bom fim de semana

Paulo