terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Um Porto de Lucho com um Moutinho de classe!

Domínio e controlo absoluto, com laivos de classe, marcaram a vitória por uma bola a zero, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Champions, diante do "novo rico" da Europa - Málaga.

Foi uma vitória merecida para todos os portistas que em tempos difíceis, se deslocaram ao palco de magia para apoiar o seu clube.

As estrelas do Málaga nem cintilaram perante o domínio, controlo e classe do futebol portista.

Os andaluzes foram impotentes, e limitaram-se a ver jogar, nem um remate fizeram à baliza à guarda de Helton, e bem que se podem dar por satisfeitos por levar na bagagem uma derrota pela margem mínima.

Moutinho e Lucho no miolo foram gigantes, Alex Sandro espalhou magia pela asa esquerda, Izmaylov e Jackson foram formiguinhas de labor e colocaram a cabeça em água dos defesas contrários, mas na noite de hoje acima de qualquer destaque individual está sem dúvida o colectivo.

Fomos compactos e solidários a defender, executando uma pressão constante no portador de bola de saída andaluz.
Os sectores estiveram unidos, e tudo isto levou a que dominássemos por completo todos os momentos de jogo.


Se na primeira parte o golo teimou em não premiar o nosso futebol, quer por infelicidade ou porque havia sempre uma perna a interceptar o remate, eis que ao minuto 56, Alex Sandro numa impressionante arrancada, na qual aguenta duas cargas, bota os olhos na área e cruza para Moutinho empurrar com classe para golo, para infelicidade dos andaluzes e dos dois palhaços que comentam na TVI.
Estes dois bonecos da televisão das novelas, passaram o jogo numa ficção orgásmica em redor do possível fora de jogo no golo de Moutinho, e num devaneio celestial acerca de uma hipotética hipótese de reviravolta na segunda mão. Ridículos estes senhores!

Sem perder mais tempo com estes bonecos, voltando ao jogo, de referir que após o golo esperava-se uma reacção natural do Málaga, mas tal não sucedeu, e resignados os andaluzes limitaram-se a defender para segurar a margem mínima.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Com esta equipa podemos sonhar alcançar fases cimeiras da competição, para tal basta manter os predicados exibidos na noite de hoje.

Parabéns ao mister VP pelo excelente trabalho desenvolvido e pela união e solidariedade que criou no seio da equipa.

Vitória justíssima que peca por escassa no regresso o FC Porto às grandes noites europeias.

Força Porto!

Abraço e boa semana,

Paulo 

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Faltou Cha a um Porto de honra

42.209 espectadores, grande ambiente, muito entusiasmo, muito apoio do público portista, mas também de realçar o forte apoio ao Málaga, por parte de mais de 3000 espanhóis.
Jogo grande, de Champions, intenso, disputado, daqueles que o tempo passa a correr. Porto melhor, muito melhor, numa exibição de qualidade e que justificava, pelo menos, mais um golo.
Entrando forte, concentrado, organizado e pressionante, apesar de algum nervosismo atrás, no início do jogo e por parte de Mangala, o conjunto de Vítor Pereira dominou os 45 minutos iniciais e fez o suficiente para ir em vantagem para o descanso. Não foi, porque apesar de ser dono da bola, procurar atacar bem por ambos os lados, ter jogadas de belo efeito, como disse há dias atrás, falta à equipa portista a contundência no último terço do campo, o poder de fogo que ajuda a desbloquear as situações mais complicadas. Isso e hoje, um Cha Cha Cha, complicativo, abaixo das suas possibilidades e a tentar forçar nas jogadas individuais, quando se pedia toque, desmarcação e objectividade - tem a seu favor ter de lutar contra uma dupla de centrais fortes e que nunca lhe deram tréguas.

A etapa complementar foi muito parecida com a primeira, mas com duas nuances que merecem referência: uma, obviamente, o golo de Moutinho, o melhor jogador em campo - houve outros muito próximos na qualidade exibicional, mas fica mais lá para a frente. Outra, a partir do minuto 75 começou a faltar ao F.C.Porto a frescura física que teve até a esse momento. Normal, primeiro, porque foi a equipa portista que teve toda a despesa do jogo e isso desgasta. Segundo, porque jogos com este ritmo e intensidade são raros no futebol português, isso vira-se contra a equipa azul e branca. E assim, mesmo com técnico portista a mexer bem - apesar de me parecer que Izmaylov devia ter saído primeiro que Varela -, Atsu ter cumprido e James já ter dado um cheirinho da sua qualidade - Castro entrou já no fim -, já não havia a clarividência, nem a capacidade explosiva para ir mais longe.

De toda a maneira e apesar da superioridade do F.C.Porto merecer mais um golo, foi um resultado que permite encarar a segunda mão com optimismo e sonhar com a passagem aos quartos-de-final. Não vai ser fácil, a equipa espanhola a jogar em casa e apoiada pelo seu público - hoje deu para ver como será esse apoio...-, vai ser um adversário complicado, mas acredito na capacidade, qualidade e experiência do bi-campeão português para seguir em frente. Com o Málaga a ter de correr atrás do prejuízo e para isso ser obrigado a dar mais espaços, acredito na capacidade da equipa portista para marcar, mas para isso temos ser eficazes e aproveitar as oportunidades.

Abraço

Penta disse...



caro Paulo, caríssimas(os),

grande jogo! bravos heróis! valente Vítor Pereira!
(resultado só peca por escasso. e a «gloriosa» azia espanhola é... a cereja no topo do bolo)

ps:
mesmo com tal confiança, ainda faltam (espera-se que só) noventa minutos.


somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

Dragaoatento disse...

Caro Paulo!

Completamente de acordo com a sua análise! Grande jogo e grande exibição dos Dragões!

Abraço e boa semana tb para si

AM

Dragaoatento disse...

Grande exibição dos Dragões esta noite que não deram a mínima chance aos avançados do Málaga de chutarem com êxito à baliza do Helton!
Perante uma equipa, a do Málaga, recheada de grandes nomes do futebol mundial, a equipa portista mesmo sem esmagar provou para já, que é melhor equipa e ganhou o jogo com todo o mérito! Veremos no futuro, no próximo dia 13 de Março em Málaga, se se confirma ou não o meu raciocínio.
Hoje os portistas controlaram o jogo de princípio ao fim, não permitindo quaisquer veleidades aos contrários. Os Dragões foram neste jogo, uma equipa segura, consistente a defender e conseguiram produzir algumas jogadas muito bem concebidas e melhor postas em prática que só não surtiram o efeito desejado devido a alguma ineficácia no capítulo do remate, mas também falta de sorte, na finalização.
De louvar a atitude e o espírito colectivo da equipa. Hoje a equipa do FC Porto funcionou em bloco, jogando muito bem na defesa e no meio-campo, pelo que o adversário não teve oportunidade de mostrar o seu futebol, o qual se percebe por alguns rasgos exibidos por eles, que deve ser bastante perigoso se o deixarem explanar, ou seja, desenvolver. Já o ataque embora não se podendo dizer que jogou mal, não conseguiu contudo ser 100% eficaz.

Anónimo disse...

Analise ao jogo!
Comentem pff...
http://tertuliaportista.blogspot.pt/2013/02/porto-vs-malaga-visto-lupa-pos-match.html