domingo, 31 de março de 2013

Exame Aprovado

O FC Porto voltou ontem às vitórias e às boas exibições. Foi um jogo onde foi visível uma mudança clara de atitude perante o jogo. Aparentemente a equipa esteve tranquila, controlou o jogo, não foi ansiosa à busca do golo mas também não teve uma postura expectante à espera que o mesmo surgisse.

Vítor Pereira tinha prometido uma mudança de atitude e na prática aconteceu mesmo, ainda que a equipa se tenha mantido a mesma. Nem com a ausência de extremos de raiz, Vítor Pereira entendeu apostar num claro 4X4X2, com a tal promessa feita há algum tempo, de colocar Jackson e Liedson lado a lado. Não, entendeu apostar novamente num esquema que na apresentação da equipa é um 4X3X3, mas que dentro de campo, nem é uma coisa nem outra, com James e Izmaylov, muitas vezes, a surgirem os dois, ou no meio, ou no mesmo flanco!

Ontem correu tudo bem. O adversário também não criou grandes dificuldades, mal pressionou defensivamente e no ataque esteve muito apagado. O FC Porto foi crescendo e o golo madrugador de Mangala ajudou e muito para o jogo que se desenrolou até final.

O dominio foi tão claro na primeira parte que o mais estranho é mesmo o facto de o FC Porto ter ido para intervalo apenas com a vantagem mínima no marcador. Positivo foi mesmo a pressão alta que a equipa fez, mostrando por um lado uma boa condição física, por outro, uma atitude de querer ganhar.

Na segunda parte, tudo se manteve, com a diferença que a finalização esteve mais afinada.

Com o ritmo mais lento, valeu a qualidade do passe e da troca de bola que o meio campo fazia e numa boa abertura de Lucho, Danilo fez o segundo golo e trouxe a tranquilidade necessária para a equipa.

A partir daqui Vítor Pereira entrou em acção e começou a gerir a condição física da equipa.

As entradas de Defour e Castro para os lugares de Lucho e James, foi um sinal claro de fazer descansar duas peças fundamentais na equipa, ainda que fosse previsível que João Moutinho acompanhasse James na saída.

Mas o internacional Português esteve em muito bom nível, a defender a atacar e ainda teve a capacidade de ir gerindo a sua própria capacidade física, de tal forma, que se manteve os 90 minutos em campo, e no final, foi notório o sorriso pela vitória e pelo golo do colega e amigo Castro, já perto do final do jogo.

E quando se previa a alteração de Jackson por Liedson, Vítor Pereira optou pela saída de Danilo, aparentemente por questões fisicas.



Em resumo, não se pode condenar Liedson de não ter jogado numa perspetiva de suplente, mas este era claramente o jogo para ele aparecer e somar minutos até para a mais que previsível ida a jogo na próxima quarta-feira frente ao Rio Ave na meia final da Taça da Liga.

Assim não entendeu Vítor Pereira!

O objectivo na Liga foi cumprido. Faltam 6 jogos para o fim da prova e o FC Porto apenas tem de ter um único objectivo: ganhar todos os jogos até ao fim!

Quanto à Taça da Liga, é com alguma expectativa que os adeptos vão aguardar pelo jogo e pela forma como a equipa se vai apresentar. Uma segunda equipa em campo não faz sentido, depois de tudo o que esta prova já fez ser escrito em primeiras páginas. Ainda que exista o confronto no dia 8/4 com o SC Braga, é importante a equipa avançar para a final da prova, mais uma vez é um troféu que a equipa entendeu participar e sendo oficial é para ganhar.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Foi com uma exibição qb, que conseguimos o mais importante - regressar às vitórias e não deixar o Benfica descolar de vez.

Há que manter a atitude, pois só assim podemos ambicionar mais.

Abraço e boa semana

Paulo