sexta-feira, 29 de março de 2013

Tolerância Zero!

Vítor Pereira afirmou na conferência de ontem para o jogo da Académica mas já o devia ser antes do último jogo com o Marítimo! Depois de uma série de vitórias que colocou o FC Porto no primeiro lugar, os jogos com Olhanense e Marítimo, e a eliminação tão constrangedora da Champions, ficam para já na página mais negra desta época.

Curiosamente, nestes jogos com o Olhanense e Marítimo, para além de muita apatia e muita desconcentração, foram falhados 2 penaltis que seriam decisivos para a vitória do FC Porto, sobretudo neste último jogo, quando já faltava muito pouco para o final.

Por tanto desperdicio neste momento a equipa atravessa uma tolerância zero e consequentemente uma pressão anormal, para quem já mostrou tanto esta época. Amanhã, o jogo será complicado por várias razões. A Académica é sempre um adversário complicado, precisa de pontos e o FC Porto está altamente pressioando para não falhar, alías, mais uma falha aproveitada pelo adversário, antes do penultimo jogo no Dragão e poderá ser mesmo a perda do título.

Mas o problemas não é só os penaltis falhados! É a total desconcentração da equipa, a falta de comando de Vítor Pereira durante os jogos e sobretudo as inumeras más opções nos últimos jogos. É isto que tem de mudar já!

Agora que até final da época já não há mais jogos da selecção, nem Champions, haverá um último jogo a meio da semana para a Taça da Liga, a desculpa do cansaço fisico deixa de fazer sentido. O FC Porto tem a obrigação de ganhar todos os jogos até final da época, sabendo já que nem isso será suficiente para ser campeão, mas tem de ser este o único objectivo desta equipa, juntamente com a conquista da Taça da Liga que será apenas mais uma pequena compensação pela eliminação da Taça de Portugal.

A equipa está limitada a nível de jogadores para as alas. Curiosamente os únicos extremos de raiz, se assim se pode dizer, estão impedidos por lesão de ajudarem a equipa.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi e Defour.

Será que Vítor Pereira, de uma vez por todas, altera o sistema de jogo e irá apostar num esquema de 2 avançados?
Será que a promessa inicial de rotinar Jackson e Liedson vai ter efeito prático amanhã?

Se não for amanhã, então não fará mais sentido! Utilizar James e Izmaylov como falsos extremos a apoiar Jackson é apresentar um modelo sem profundidade e atrofiar o jogo atacante pelo centro do relvado, tal como aconteceu no último jogo na Madeira. A equipa precisa de sangue novo e novas dinamicas. A entrada de Liedson, não só irá baralhar o adversário como permitirá a James ter espaço para jogar onde mais gosta e rende. Isto é potenciar os jogadores e Vítor Pereira tem de perceber que a equipa precisa de mudar, não basta só trocar o jogador A pelo jogador B na mesma posição.

É previsivel que Vítor Pereira altere também algo na defesa. Otamendi esteve desastrado na Madeira, duas falhas quase que deram um golo e naquele momento a vitória ao Marítimo. É certo que tem estado invariávelmente bem, contudo, faz sentido apostar em Maicon, que é uma mais valia no jogo áereo e na marcação de bolas paradas.

No meio campo o regresso de Moutinho é a principal novidade e caso Vítor Pereira aposte em Jackson e Liedson, este meio campo poderá ser reforçado com James para acções ofensivas.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Fernando, Moutinho, Lucho e James, Jackson e Liedson.

Ainda que seja um fim de semana festivo é muito importante que os adeptos possam apoiar a equipa amanhã em Coimbra. Não é uma deslocação próxima, sobretudo para a maior parte dos adeptos que costumam apoiar a equipa, mas é uma oportunidade dos adeptos Portistas do centro do país, irem apoiar a equipa.

Uma vitória amanhã irá trazer mais motivação e moral para a equipa, que nos últimos 2 jogos fora de casa não conseguiu vencer.

O jogo está marcado para as 18:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

5 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Com margem de tolerância zero e á espera que os outros percam pontos só temos uma possibilidade ... a vitoria, de preferência com uma exibição convincente, plena de querer e raça para demonstrarmos que ainda é preciso contar connosco.

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

dragao vila pouca disse...

Diz a história dos confrontos entre a Académica e F.C.Porto, que em Coimbra e para o campeonato, os Dragões não perdem com a Briosa há mais de 40 anos. Numa altura em que só resta ao bi-campeão ganhar e ganhar, seria uma pena, para ser moderado, que logo agora, numa altura decisiva da época, a tradição fosse quebrada. Como tenho a certeza que todos os profissionais portistas têm consciência do que está em jogo, acredito que na cidade dos estudantes estará um Porto de bom nível, com a atitude correcta, a determinação e qualidade necessárias para vencer e continuar a pressionar a liderança. E não é preciso acrescentar mais nada.

Abraço

Anónimo disse...

Feliz Páscoa!

Neste período de renovação da natureza e celebração da vida, com os sentidos preenchidos por ancestrais práticas e costumes que preenchem o imaginário da Páscoa tradicional, desejamos uma passagem da Páscoa à medida de nossos mais profundos anseios, em quanto significa todo o imaginário relacionado com esta festa de ano, por quanto transmitem as cruzes enfeitadas e a costumada Visita Pascal, do Compasso tão enraizado em boas partes do norte de Portugal, como saudação de Aleluia.

Aos meus amigos e companheiros da Blogosfera Portista, desejo uma feliz e santa Páscoa, vivida em espírito tradicional e afetivo.

- E, como tem de ser, para ser uma Boa Páscoa: com (mais uma) vitória do F. C. Porto...!

Armando Pinto
Memória Portista

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Hoje não podemos falhar uma vez mais, sob pena de ser o adeus definitivo ao título.

Há que ser sérios, e com garra e ambição de bicampeões, vencer para continuar na senda do tri.

Abraço e boa páscoa

Paulo

Dragaoatento disse...

Viva Paulo!

Os Dragões já há algum tempo que vêm a denunciar alguma falta de velocidade...!

E mais, a mim parece-me que o James apesar de já ter jogado melhor do que no jogo anterior, ainda não estará na sua melhor forma.
O Moutinho por sua vez, jogou bem mas também me pareceu ter acusado algum desgaste.
Jackson idem aspas.
Realmente o facto do Mangala não jogar contra o Braga cria alguma preocupação. Esperemos que o Maicon surja confiante e eficaz.
O Alex Sandro neste momento parece ser mais eficaz ofensivamente do que o Danilo. O qual marcou um bom golo, o que me leva a pensar que se calhar o homem é mais médio do que lateral.
O Castro pela sua atitude em jogo, sempre que entra nota-se o seu empenho (esforço)! Quer-me parecer que com o tempo desde que continue assim, é capaz de vir a dar craque

Abraço e boa Páscoa