segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Final comandada à distância!

Relativamente ao jogo, pouco há a dizer. Quando duas boas equipa se defrontam e uma delas fica sem 1 jogador durante muito tempo de jogo, é normal que o desequilíbrio surja e que ganhe aquela que ficou em superioridade numérica. Aliás, são raros os casos em que se defrontaram duas das melhores equipas do Campeonato e ganhou aquela que estava em inferioridade numérica durante tanto tempo como ontem!

E ontem não foi só a questão da inferioridade numérica. Num só lance, o SC Braga marcou o único golo do jogo, ficou a jogar com mais uma unidade, durante 45 minutos, e ainda viu o seu adversário, que estando a perder precisava de atacar mais, ter que retirar um jogoador do meio campo para equilibrar a defesa.

Nos primeiros 45 minutos viu-se até um FC Porto mais dominador, tendo tido uma excelente oportunidade por James logo ao inicio, e um SC Braga, menos defensivo, mas sem criar grande perigo a Fabiano. O que desiquilibrou foi mesmo o lance de Abdoulaye, que toca em Mossóro é um facto, mas também é certo que dali nada iria surgir e por isso mesmo, inteligente o jogador do SC Braga, tirou partido do lance. O árbitro foi rigoroso e justo e apitou, e expulsou Abdoulaye, rigor este que exigia que fosse seguido em lances de agarrões em cruzamentos para a área (o chamado agarrão normal de um jogo de contacto fisico), ou então o tão rigoroso e justo no tempo de compensação que deu (4 minutos), e tão rigoroso e justo no branqueamento de minutos e minutos de tempo parado por parte dos jogadores do SC Braga.

O problema é que para o final do jogo, começaram a inverter a tendência do rigor e da justiça, beneficiando em lances ridiculos o FC Porto! Se fossem profissionais da mentira tinham mantido a coerência de todo o jogo, mas não, quiseram mostrar que também erraram a favor do FC Porto, e até encostaram o SC Braga lá atrás, ou seja, coisas de árbitros inexperientes comandados à distância!

Mas até isto o FC Porto deveria estar prevenido e se foi surpreendido, então não fez o TPC!

Qual a justificação para Pedro Proença ter sido nomeado para o FC Porto-SC Braga da última jornada da Liga? Não deveria o melhor árbitro estar na final? Será que Vítor Pereira, o presidente do Conselho de Arbitragem, também opta, na Taça da Liga, por dar o lugar a outros, como se de um guarda-redes se tratasse?

Não acredito! E não acredito porque este filme passou-se em Setúbal! Pedro Proença não podia apitar o Benfica-FC Porto então foi nomeado para o jogo do FC Porto na jornada anterior. Pedro Proença não podia apitar a final da Taça da Liga então foi nomeado para o FC Porto-SC Braga da jornada anterior.

E não podia apitar a final porquê? Ele até apitou bem para a Liga!!!

Não podia, porque a final estava encomendada! O FC Porto não podia ganhar! Alguma vez o FC Porto iria ganhar uma Taça quando andou com processos contra a própria instituição que organiza a prova?! Quando a Liga colocou o FC Porto fora da competição e a FPF decidiu a favor do FC Porto?!

Se Pedro Proença fosse o árbitro, nem Vítor Pereira, o Presidente do Conselho de Arbitragem, nem ningúem do sector e da Liga, conseguiria manipular seja o que fosse, até porque já se percebeu que Pedro Proença, e bem, está fora do sistema.

Logo, com Pedro Proença na final, ontem, o FC Porto teria mais hipóteses de ganhar, tal como ganhou categoricamente à mesma equipa, 1 semana antes.

E se ganhasse, automaticamente garantia que no final da época, continuaria a ser o clube com mais títulos oficiais em Portugal. E é aqui que começamos a falar de outras entidades externas.

E estas entidades externas beneficiáram como? Primeiro, pela possivel quebra animica que qualquer derrota numa final gera, o que dá a entender que não estão assim tão seguros que vão ser campeões! Segundo, porque sempre é menos 1 título oficial para o adversário.

E se ligarmos estes pontos, percebe-se porque razão Pedro Proença não apitou o Benfica-FC Porto. E só apitará o FC Porto-Benfica, caso o Benfica chegue ao Dragão com no minimo 4 pontos de vantagem. Fica a aposta!

No fundo, no fundo, a questão principal é mesmo: Afinal que dominio é que Pinto da Costa tem no futebol Português? Foi o facto de ter influenciado a FPF a estar na final, quando a Liga a retirou abruptamente e sem vergonha? Grande influência esta de Pinto da Costa. Há uns anos atrás dizia-se que os títulos do FC Porto eram conquistados com mentira, agora vamos falar que as idas às finais são conquistadas com mentira!


Voltando ao jogo, pouco mais há a dizer. Sobre a equipa do FC Porto, desta vez, não percebo os protestos dos adeptos. Fez sentido sim, na Madeira, em Alvalade, e mesmo frente ao Málaga, agora ontem, não faz sentido. A equipa jogou 45 minutos acima do seu limite, houve jogadores como Moutinho, Fernando, Mangala, Danilo, Alex Sandro, etc… que deram tudo, tudo o que tinham. Na primeira parte, não se pode dizer que estiveram mal, não consentiram dominio ao SC Braga, e estávamos a falar de uma final, onde o primeiro tempo é sempre importante dominar.

Mas também ocorreram más decisões do lado do FC Porto. É certo que Otamendi, há alguns jogos para cá vinha a cometer erros infantis, frente ao Marítimo, e frente ao SC Braga para o campeonato. Vítor Pereira castigou-o, mas castigá-lo numa final, quando a opção era Abdoulaye, não fez qualquer sentido. Retirar Lucho não foi assim tão errado, mas se o FC Porto já ia entrar na segunda parte a perder e com menos 1 jogador, porque não manter a equipa, recuando Fernando para central e recuando Defour, menos criativo do que Lucho para o lugar de Fernando?

Depois as alterações ofensivas foram as possiveis. De facto este não era o jogo para Liedson entrar, mas fazer entrar Kelvin e Atsu, dois jovens inexperientes tendo Varela e Izmaylov, sobretudo este último, disponivel, não fez muito sentido. É certo que na semana passada, a aposta em Kelvin resultou em cheio, mas quem acompanha este jogador de perto, percebe que Kelvin foi um heroi improvável na semana passada, logo, repetir a mesma façanha era no minimo sinal de um talento ignorado por Vítor Pereira este tempo todo!

O FC Porto perde este ano 2 competições por erros próprios, sobretudo, curiosamente com o mesmo adversário. Na Taça de Portugal, desvalorizou em plena casa do adversário, ontem foi ingénuo na leitura do que estava para acontecer.
Vítor Pereira perdeu este ano a grande oportunidade de mostrar trabalho que justificasse a renovação do contrato. Não soube gerir o plantel. Apresentou sempre a melhor equipa, com jogadores bons no banco que podiam e deviam ir rodando na titularidade. Resultado: os melhores jogadores chegam a esta altura para além do limite fisico e animico, quando o principal objectivo está por conquistar!

Para a SAD fica a sugestão. Desistam da Taça da Liga. É uma palhaçada, nos primeiros anos desvalorizaram a competição, este ano valorizaram e lutaram para chegar à final. Conclusão: quando o FC Porto tinha os campeonatos ganhos desvalorizou quando não têm já dá valor. Há que tomar uma decisão definitiva, e neste momento, só há um caminho a seguir, desistir de competir nesta prova!

Ultima palavra para os adeptos, não encheram Coimbra, talvez algo cépticos face à final, mas os que lá estiveram apoiaram a equipa quase até ao apito do árbitro. Eu estive lá e acreditei até ao último lance.

Agora, bom, agora é vencer os 5 jogos que faltam. Não há mais contas, e o jogo de ontem não interfere nada com o objectivo da Liga. Descansar? Estamos a falar de 1 semana de intervalo para o próximo jogo, pelo que não pode haver desculpas para não se ganhar em Moreira de Cónegos.

PS: Para a SAD e para Vítor Pereira, caso não tenham ainda percebido, a noticia de hoje do Jornal do clube do Regime que noticia que o Barcelona manifestou interesse na contratação de Jackson, não é mais do que o alimentar da destabilização da equipa. Muito provávelmente, até final desta semana, serão outros a estar já contratados por outras equipas!

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Só pude ver parte da segunda metade do jogo, mas pelo que vi, foi mais do mesmo. Trapalhões na generalidade, sem imaginação, com Fabiano a impedir um resultado mais pesado, e com Fernando uma vez mais a demonstrar que dignifica a camisola que enverga.
Mossoró conquistou bem o penalti perante o jovem Abdoulaye.

Parabéns ao Braga pelo troféu, e quanto a nós, iremos, por muito difícil que nos seja, continuar a apoiar a equipa.

Abraço e boa semana

Paulo

Dragaoatento disse...

Bom dia Paulo!

De acordo com a excepção do penalti...
Eu acho que foi forçado, o Abdoulaye não toca no adversário é este que se atira para cima dele, o Mossoró é mestre nestas cenas teatrais e atirou-se para a piscina, acho que o Mossoró conseguiu influenciar o Capela porque este já estava predisposto a prejudicar o FCP à mínima. Aliás não gostei do comportamento dos jogadores bracarenses que passaram o tempo a dar pancada e ainda por cima a armarem-se em vítimas! E nós sabemos que se fosse contra os lampiões não só não teria sido penalti como o Mossoró teria sido advertido com o respectivo cartão amarelo por simular...
Na minha opinião o VP tem razão ao afirmar que o árbitro decidiu o jogo, porque não foi só o penalti, ao expulsar o Abdoulaye fez inclinar o campo para o Braga, disto não tenho dúvidas.

Abraço,
AMonteiro

Dragaoatento disse...

Vítor Pereira perdeu este ano a grande oportunidade de mostrar trabalho que justificasse a renovação do contrato. Não soube gerir o plantel.

Neste capítulo também estou de acordo.

Vítor Pereira dá mostras de não ter capacidade de liderança para manter o Plantel em forma...

Abraço,

AM