sexta-feira, 12 de abril de 2013

As Finais são para Vencer

Amanhã o FC Porto estará a disputar a 2º final da Taça da Liga, apenas a 2ª, muito pouco para o clube Português com mais títulos oficiais, mas se tivermos a falar da Taça mal amada, provavelmente justifica alguma coisa!

Numa época de extremos, na Champions boa caminhada na fase de grupos e o desastre nos oitavos de final, na Liga, quase sempre em primeiro lugar, recentemente deixou escapar 4 pontos para o adversário directo, na Taça de Portugal a eliminação consentida e na Supertaça o título já conquistado, é natural que amanhã seja importante, mais do que mais um título, o engrossar da lista de conquistas este ano, pois o outro título ainda possivel não está dependente da equipa do FC Porto.

Mas este ano, e independentemente da actual situação, o FC Porto mostrou sempre uma atitude diferente dos outros anos, sobretudo no 2º jogo da fase de grupos frente ao Estoril, onde a equipa apresentou-se com atitude para vencer.

Curiosamente, e pela segunda vez na história desta prova, a Liga, levantou questões acerca da irregular utilização de jogadores por parte do FC Porto. Tal como da primeira vez, esta nova investida da Liga, mais forte do que a anterior, voltou a esbarrar na FPF. Se calhar era pertinente a Liga rever/alterar os actuais regulamentos ou então acabar com uma competição, que de interesse tem muito pouco e cuja configuração de equipas, sorteio e datas, não acrescenta nada de mais valia ao futebol Português!

Mas as finais são para Vencer! E o FC Porto tem amanhã a oportunidade de vir a colocar no seu futuro Museu o único troféu oficial nacional que não detém.

O adversário de amanhã surge no caminho do FC Porto pela 4º vez esta época. Para o campeonato, 2 jogos, 2 vitórias para o FC Porto, enquanto que na Taça de Portugal, quem levou a melhor foi o SC Braga, ainda que tenha ficado pelo caminho na jornada seguinte.

Vítor Pereira já poderá contar com os ausentes do último jogo no Dragão, Mangala, Izmaylov e Varela, mas terá como baixa Maicon. De resto o FC Porto estará na máxima força.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira não deverá realizar muitas alterações na equipa. Á partida Mangala deverá ocupar o lugar de Maicon e deverá ficar por aí as alterações. Izmaylov e Defour são candidatos ao onze, mas a permanência de Defour tem mais força. Na baliza, fica a dúvida se Fabiano será o titular, a ideia dos guarda-redes trocarem em diferentes competições faz algum sentido, mas nas finais é para apresentar a melhor equipa, e aí, Helton é o nº1.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho, Defour, James e Jackson.

Não será o mesmo SC Braga do último jogo do Dragão aquele que se irá apresentar amanhã. O SC Braga do último jogo existiu nesse jogo, mas não é o verdadeiro SC Braga. Amanhã teremos um adversário com mais vontade de ganhar e irá correr os 90 minutos ao contrário do que aconteceu no último jogo, onde começou a correr, quando se viu a perder.
Por um lado será bom para o FC Porto, pois a equipa terá mais espaço para jogar e até o próprio jogo será bem mais interessante. Mas isto não significa que será um jogo mais simples, pelo contrário, o SC Braga tem a motivação extra de poder conquistar um título que tanto ambiciona há algum tempo.

Resta ao FC Porto fazer o seu jogo e colocar a sua mais valia em campo. Se assim for, quer seja um SC Braga mais defensivo ou ofensivo a vitória estará ao alcançe do Dragão.

É esperado amanhã em Coimbra um dia de festa. Estão programadas várias iniciativas durante o dia e com o tempo a ajudar é natural que o Municipal de Coimbra registe casa cheia.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Mais logo teremos a possibilidade de conquistar o troféu que falta no nosso palmarés, para tal é necessário que os jogadores sejam sérios e lutem por vencer.

Que seja acima de tudo uma grande festa de futebol e que os adeptos acorram em massa para apoiar a equipa.

Abraço e bom fim de semana

Paulo