quarta-feira, 10 de abril de 2013

Herói Improvável!

O FC Porto teve neste jogo frente ao SC Braga um dos jogos mais complicados desta época. E por incrível que pareça, este SC Braga jogou menos futebol do que muitas equipas da segunda divisão no Dragão.

É esta a equipa que quer ir à Champions? O 4º lugar, atrás de um Paços de Ferreira, justifica muita coisa! Foi constrangedor a forma com o SC Braga se apresentou no Dragão. Claramente com uma postura destrutiva, hiper defensiva, sem interesse por ir à procura da vitória e curiosamente, ainda empatado começou a queimar tempo, claramente satisfeito com o resultado.

Pois bem, quem geralmente tem esta postura arrisca-se a morrer na praia e foi isso que aconteceu ao SC Braga, como foi visivel, quando Kelvin marcou o 2º golo, e fez um KO total no adversário.

O FC Porto até entrou bem no jogo. A controlar e à procura do golo madrugador, mas quem o fez foi mesmo o SC Braga, numa apatia generalizada da defesa, que permitiu a 2 jogadores do SC Braga tabelarem dentro da área, perante vários jogadores do FC Porto.

Com o golo, o SC Braga ainda intensificou mais a postura defensiva e destrutiva. O controlo cada vez mais intensificava-se por parte do FC Porto, mas perigo, só mesmo em remates fora da área. As linhas estavam cortadas, aliás, mais de metade do jogo, o SC Braga teve os 11 jogadores atrás da linha da bola, numa táctica que mais parecia andebol do que propriamente futebol!

E o golo só podia mesmo surgir num remate fora da área e numa desatenção da defensiva do adversário. E que golo! A jogada foi boa e James fez um grande golo, poder e colocação no remate que deixou Quim sem hipóteses de defesa.
O FC Porto foi para intervalo com um resultado que já parecia injusto face a tanto dominio, mas verdade seja dita, que oportunidades de golo não surgiram e a mais flagrante até foi mesmo do SC Braga.

O regresso dos balneários fez-se com uma alteração forçada na equipa. Maicon lesionado saiu e entrou Abdoulaye. E provavelmente, se Vítor Pereira soubesse o que se ia passar na segunda-parte, até teria metido um jogador de meio campo ou ataque, pois, se a primeira parte viu-se um FC Porto instalado no meio campo do SC Braga, a segunda ainda foi superior o dominio territorial do Dragão.

O FC Porto jogou mais rápido e conseguiu criar mais dificuldades ao adversário, mas até o poste e a barra ajudaram o SC Braga a retardar aquilo que parecia o óbvio e sobretudo o justo.

Vítor Pereira colocou em campo os jovens Atsu e Kelvin, para claramente conseguirem criar os desiquilibrios nas alas. Mas curiosamente, foi no meio da ataque que apareceu Kelvin para fazer o mais que justo golo, num remate muito bem colocado.

O KO foi tão evidente na equipa do SC Braga que o FC Porto se tivesse mais tempo, teria feito mais golos. Fez mais um, também por Kelvin, que permitiu à equipa carimbar os 3 pontos e dizer que temos campeonato até ao fim.

Foi uma demonstração de grande carácter e determinação por parte dos jogadores do FC Porto, que sempre acreditaram, que lutaram até ao fim e tiveram a merecida recompensa. Foi evidente esse entusiasmo no 3º golo de Kelvin.

O jogo acabou por ter um Herói Improvável, mas foi Herói, Kelvin.

Vitória muito importante, não só porque coloca o FC Porto na luta mas também coloca pressão na próxima jornada, onde o nosso rival directo terá o jogo mais complicado antes da visita ao Dragão.

Até lá, temos mais um troféu para conquistar, já no próximo sábado.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi uma vitória justíssima perante um SC Braga que a partir da vantagem se limitou a defender o resultado.

Após uma primeira parte deprimente, na segunda metade por via das alterações operadas, conseguimos a viravolta no marcador, sendo o resultado de 3-1 lisonjeiro para o que o Braga apresentou.

Resta-nos continuar a acreditar, e esperar um tropeção do rival, para assim conquistarmos o tão ambicionado Tri.

Abraço

Paulo