sábado, 27 de abril de 2013

Obrigação natural de Vencer!

Com o avançar das jornadas e a diferença pontual a manter-se as esperanças de depender de si próprio para ser Campeão diminuem, mas ainda não terminaram. A equipa, desde o último desaire para a Liga nos Barreiros, venceu os 3 jogos seguintes e hoje tem a obrigação natural de vencer.

Independentemente do adversário directo ter uma saída complicada, alias, provavelmente o jogo mais complicado, com excepção do jogo no Dragão, até final da época, o FC Porto terá que ser competente e profissional colocando em campo a motivação e garra para vencer e convencer.

Na jornada passada assistiu-se às forças ocultas, tal como nos únicos títulos do actual presidente do clube do regime. Foi assim no ano do apito dourado, foi assim no ano do túnel e este ano, fica marcado pelo ano do Capela, que no espaço de uma semana, conseguiu o feito histórico, nem o Paixão conseguiu tal proeza, de impedir que mais um troféu fosse para o Dragão e que, o mesmo Dragão, não se tivesse aproximado e ficasse a depender de si próprio para conquistar o título.

Curiosamente, o observador deu uma nota positiva, curiosamente a FPF quer rever essa nota e admite suspender o observador. Ora, será isto normal no futebol? Das duas uma, ou o observador vê mal ou então a FPF é uma instituição corrupta! Há que clarificar, tal como era importante clarificar porque razão o melhor árbitro Português e dos melhores do mundo, para a UEFA e para a FIFA, foi colocado de parte nos grandes jogos!

Não há vitórias morais! Mas será no Dragão que o FC Porto,independentemente de vir a ser Campeão ou não, de demonstrar a todos, o porquê de não ter sido campeão.

Com a vitória na última jornada o Vitória de Setúbal deu um passo importante na manutenção no principal escalão. Com 5 pontos de vantagem, não está assegurada a permanência, mas claramente está bem posicionado, até porque abaixo vê ainda 3 equipas antes da liga de água, razão pela qual virá ao Dragão mais tranquilo.

Mas ainda assim não se espera um jogo fácil. Esperam todos os Portistas que Vítor Pereira perceba que vai ter mais um jogo com 2 autocarros à frente da baliza. E não será por falta de experiência deste tipo de jogos que o FC Porto deverá ser surpreendido.

Vítor Pereira fez regressar Varela aos convocados tal como Abdoulaye. No sentido inverso, Quino e Kelvin ficaram de fora.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Quanto à equipa, Vítor Pereira não deverá introduzir muitas alterações. A equipa em Moreira de Cónegos esteve bem, ainda assim, com pouca agressividade nas alas, forçando muito o jogo interior. Mais logo não poderá ser apenas assim, até porque espera-se um adversário muito fechado, sobretudo no centro, isto no caso de ter feito o trabalho de casa em condições.

Há já algum tempo que o FC Porto perdeu força nas alas. Com a saída de Hulk, quer James, quer Varela asseguraram a qualidade nos tempos seguintes, mas o decréscimo de qualidade de Varela e a irreverência de Atsu a baixar, levou o FC Porto a perder qualidade e poder de penetração nas alas. Izmaylov, que tem actuado nas alas, não veio trazer essa agressividade, veio sim reforçar ainda mais o centro do relvado, o que levou a equipa, desde Janeiro, a formatar um esquema de jogo sem grandes alternativas.

Mas logo é preciso um FC Porto forte no centro mas com alternativas nas alas. Não poderão ser os defesas a assumir o papel defensivo e de ala ofensivo, daí o desgaste que se constata em Danilo e Alex Sandro.

Não é previsível que Varela assuma hoje a titularidade, muito provavelmente Vítor Pereira deverá apostar no mesmo onze de Moreira de Cónegos, mas seria surpreendente pela positiva caso apostasse hoje em Liedson ao lado de Jackson, surpreendendo os Portistas e muito provavelmente o adversário.

É nisto que pecou Vítor Pereira e que o vai atirar para fora do FC Porto. Não soube gerir o plantel, alternando os jogadores, e qualidade tinha que o sustentasse, e surpreendendo o adversário com esquemas alternativos. Não, foi sempre o mesmo FC Porto, quase sempre forte, mas muito previsível.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, João Moutinho e Lucho, James, Atsu e Jackson.

O Jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Vai estar uma noite fria no Dragão, mas será o penúltimo jogo da época, e quem sabe a última possibilidade de o FC Porto chegar ao jogo do Dragão a depender de si próprio. Por isso, faz sentido acreditar e marcar presença no Dragão.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge


1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Mais logo não só a vitória importa, para não entregarmos já as fachas aos nossos adversários.

Temos portanto de lutar e cumprir com a nossa obrigação.

Abraço e bom fim de semana

paulo