sábado, 4 de maio de 2013

Somos Porto!

Está tudo resumido! Somos Porto! Faltam 3 jogos para o final da Liga, para o final da época desportiva e face ao cenário de o FC Porto não depender de si próprio, ainda que matemáticamente possa ser Campeão, resta aos jogadores, equipa técnica, SAD, cumprir com vitórias os jogos que faltam.

A concretizar-se este cenário, será sem dúvida um dos campeonatos mais frustrantes que os adeptos têm memória. No limite, terminar em segundo lugar a 1 ponto de ser Campeão, é no mínimo constrangedor sabendo que tudo poderia ser diferente em apenas 1 dos penaltis que foram falhados e que determinou a perda de 2 pontos!

Mais, caso o FC Porto vença os últimos três jogos somará mais 3 pontos do que a época passada, ou seja, terminará o campeonato sem a tal derrota que teve na época passada em Barcelos. E se analisarmos nesta perspectiva de comparação, claramente o FC Porto fará melhor do que a época passada, no que diz respeito a número de pontos. Mais, o FC Porto até ao momento conta com quase menos metade dos golos sofridos na época passada, em todas as competições, e está a 6 golos de igualar a marca dos golos marcados na época passada, ou seja, o FC Porto corre o risco de não ser Campeão, mas ter somado mais pontos, não ter perdido nenhum jogo, ter marcado tantos ou mais golos e ter sofrido metade dos golos da época passada!

No mínimo frustrante…

Claro que isto é possível porque o nosso adversário directo fez mais pontos do que a época passada, é verdade, mas no final veremos quantos mais fez e veremos se o jogo que até ao momento marca a verdade desportiva nesta Liga, terá ou não reflexo na classificação.

E é neste ambiente que hoje o FC Porto defronta o Nacional da Madeira. Jogo complicado, sobretudo porque o Nacional ainda tem uma pequena esperança de alcançar um lugar na Liga Europa. Complicado também porque na Madeira é sempre complicado, se bem que este ano o FC Porto já lá venceu 2 vezes, uma para a Taça de Portugal e outra para a Taça da Liga.

E se Somos Porto, então a equipa tem de estar motivada para ganhar o jogo, independentemente de nas últimas duas jornadas a esperança de chegar-se mais à frente ter escapado. Ainda faltam 3 jogos e se o FC Porto cumprir com o seu objectivo alicerçado na sua qualidade e garra, então temos Campeonato até à última jornada.

Vítor Pereira fez regressar Maicon mas por outro lado não tem Alex Sandro que não conseguiu recuperar, ao contrário de Maicon, da lesão que sofreu no último jogo.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.

Quanto à equipa, Vítor Pereira, à semelhança da convocatória, também não deverá mexer muito na equipa inicial. Já se sabe que Alex Sandro não vai a jogo, Mangala será o seu substituto e Maicon avançará para o centro da defesa, fazendo dupla com Otamendi, e é provável mais uma alteração no ataque, com a saída de Atsu e a entrada de Varela, que no último jogo, entrou muito bem no jogo e foi determinante para agitar o ataque Portista, numa altura em que não eram criados desequilíbrios.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi e Maicon, Fernando, Moutinho e Lucho, Varela, James e Jackson.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Ultima nota para as declarações de Vítor Pereira na antevisão deste jogo. Não sei se este campeonato está sujinho ou limpinho, agora que aconteceram, para o final, 3 situações muito estranhas e ao mesmo tempo coerentes, lá isso aconteceu. A forma forçada como o FC Porto perdeu a Taça da Liga (menos um troféu oficial e podendo o adversário mais directo alcançar o mesmo número de títulos oficiais este ano), a forma como o Sporting foi aniquilado pelo mesmo árbitro da final da Taça da Liga e a forma como os jogadores do Marítimo abordaram o último jogo, é denominador comum que alguém jogou num campeonato paralelo nas últimas jornadas, quando já se sabia, que no próximo fim de semana, existe o tal jogo no Dragão!

E quando as pessoas ligadas a esse clube, falam de época maravilha, e aproveitam o sucesso na Liga Europa para que os últimos jogos não sejam falados, então apercebemo-nos que essas pessoas são as mesmas que colocaram em causa, a época de 2003/2004, onde o FC Porto, não só foi campeão nacional como foi também campeão Europeu, tudo por causa de um jogo frente ao Estrela de Amadora e outro frente ao Beira Mar, que o FC Porto até empatou, jogos que foram analisados e nada de estranho se passou neles, mesmo tendo o árbitro do jogo com o Beira Mar ter ido a casa do nosso Presidente!
É caso para dizer, no ano do Apito Dourado, os Portugueses ouviram áudio, que estava em segredo de justiça, manipulado no Youtube. Este ano, os Portugueses viram em directo na Televisão!

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Com o campeonato quase entregue, resta-nos vencer TODOS os jogos até final e assim dignificar o emblema.

Hoje se vencermos, ainda quero acreditar que haja uma ténue hipótese de conquistar o título.
Para tal teríamos de vencer com um resultado convincente no Dragão que desmoralizasse os encarnados, e que aliado a uma possivel derrota dos encarnados na final da Liga Europa, iríamos ver se os encarnados aguentariam a pressão de ter de vencer na última jornada no seu reduto.

Este é um campeonato marcado por inúmeros casos estranhos, e que ficará marcado pela vergonhosa arbitragem de Capela.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Neste momento não interessa o que tem acontecido, se o Estoril tem ou não hipóteses de pontuar na Luz. Interessa é que na Choupana esteja um F.C.Porto capaz de ganhar um jogo muito complicado e cumprir a sua obrigação. Só assim, ganhando os nossos jogos, manteremos a pressão, poderemos no final do campeonato fazer as contas e então falar. Na época anterior, o clube do regime, jogadores, técnicos, dirigentes, adeptos e a máquina de propaganda vermelha, só falaram do lance de Maicon, mesmo que depois desse jogo o F.C.Porto tenha saído do estádio do Benfica com 3 pontos de avanço, quando faltavam 9 jornadas, ainda tenha perdido 4 pontos e acabado com 6 de avanço. Se cumprirmos o nosso dever e no final desta temporada a diferença for apenas 1 ponto, poderemos dizer uma coisa, se não for assim, teremos menos legitimidade para falar de capelas, capelinhas, contratações fantasmas, galos de barcelos e por aí fora.

Abraço

P. Ungaro disse...

Boas,

Com as contas do campeonato complicadas só nos resta fazer a nossa parte e ganhar ao Nacional, de preferencia com uma boa exibição.
De resto depois do estoril-gate, do campeonato dos tuneis, temos o campeonato das capelas, para< quem aos 7 ventos se anuncia porta estandarte da verdade desportiva os ultimos 2 e eventualmente este campeonato, só demonstram que não é dentro de campo que são melhores.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/