quarta-feira, 14 de abril de 2010

16 de Maio lá estaremos na Final...

in "o jogo"

O FC Porto, garantiu hoje um lugar na final da taça de Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, final que será disputada frente ao Desportivo de Chaves.

Pela convocatória de Jesualdo Ferreira antevia-se algumas alterações no onze, mas foram mais do que talvez muitos imaginavam. Desde logo, a estreia de Addy, primeiro jogo oficial com a camisola do FC Porto, Valeri surgiu a titular e uma nova dupla de ataque, constituída por Farias e Orlando Sá. Aqui foi talvez a grande surpresa, a aposta em 2 avançados de área, que regressaram recentemente de lesões.

O FC Porto alinhou com: Beto, Fucile, Addy, Bruno Alves e Maicon, Fernando, Belluschi, Valeri e Ruben Micael, Farias e Orlando Sá.

Numa primeira parte, que registou algum atrevimento do Rio Ave, na fase inicial, o FC Porto equilibrou o domínio do jogo e até marcou cedo, por Belluschi, numa boa execução técnica de um livre. A partir do golo, o domínio do FC Porto acentou-se e numa falta indiscutível sobre Valeri, dentro da área, Farias não aproveitou para fazer o 2º golo. Há que rever a marcação de penaltis, pois já são vários os falhados este ano. Ainda na primeira parte, Beto teve oportunidade para fazer uma grande defesa, evitando o golo do empate, talvez no único lance de registo de perigo da equipa de Vila do Conde.

Na segunda parte, e sobretudo após as entradas de Hulk e Falcão e mais tarde de Guarin, o domínio do jogo foi ainda mais intenso e as trocas de bola com mais qualidade, pelo que não foi surpresa o 2º golo, num belo remate de Guarin, logo seguido de mais uma arrancada de Hulk a permitir o 3º golo a Ruben Micael, e já nos descontos, Falcão, que até tinha, poucos minutos antes, atirado ao poste, numa boa jogada individual, a marcar o 4º golo, num belo cabeceamento.

Foi uma exibição tranquila, mais bem conseguida na 2ª parte, mas no geral, a equipa esteve bem, boa troca de bola, sobretudo no meio campo, onde Belluschi e Ruben Micael combinaram bem, mais uma vez. A destacar igualmente a alegria da equipa, nos 4 golos marcados, deu para perceber que a equipa está unida, e mesmo a 11 pontos do 1º classificado e 5 do 2º classificado na Liga, não se viu uma equipa sem motivação e sem prazer a jogar à bola, pelo contrário, a exibição foi crescendo à medida que o jogo ia avançando.

Destaque para a estreia do jovem Addy, que foi crescendo ao longo do jogo, mas deu para perceber que procura sempre apoiar o ataque, contudo no sector defensivo demonstrou alguma fragilidade e falta de agressividade.

Ultima nota para a equipa de arbitragem teve alguns lances complicados para analisar, lances discutíveis como a falta que dá o primeiro golo ao FC Porto e 2 possíveis penaltis sobre o Fucile, um já perto do intervalo e outro na segunda parte, mas globalmente até passou despercebido, o que é sempre bom sinal.

O FC Porto, registou a 5ª vitória oficial, consecutiva, melhor este ano, foi entre 20 de Janeiro e 10 de Fevereiro, onde registou 6 vitórias consecutivas. Esperamos todos, que esta série de vitórias apenas termine no dia 16 de Maio, com a conquista da 15ª Taça de Portugal e o 65º título da história do FC Porto.

Até lá, vamos continuar a acreditar, que ainda é possível subir na classificação da Liga, apoiando o nosso clube nos próximos jogos, mesmo que este domingo, face a uma possível vitória do 1º classificado, termine o sonho de ser penta campeão.

Ricardo Jorge

Resumo do jogo



Declarações do Prof. Jesualdo Ferreira




Homem do jogo:
Valeri 


Valeri
  4 (44%)
Fernando
  0 (0%)
Maicon
  0 (0%)
Belluchi
  3 (33%)
Ruben
  0 (0%)
Falcao
  0 (0%)
Guarin
  2 (22%)
Beto
  1 (11%)

Votos apurados: 9

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo na integra a análise aqui apresentada.
Uma coisa que me intriga e revolta ao mesmo tempo é ver que o belluschi tem mais que qualidade para jogar mais frequentemente.È sem dúvida o mais criativo no meio-campo que temos.

Bem haja

dragao vila pouca disse...

Primeira-parte fraquinha, segunda-parte ia pelo mesmo caminho, mas...entraram os agitadores e tudo melhorou com um final de jogo empolgante. E como as últimas imagens é que contam...

Pulguedo, aí vamos nós!!!

Um abraço

pois disse...

Mais uma vitória, mais uma entrada lenta com ascendente do adversário. Não havia necessidade da marcação da falta que dá o primeiro golo, porque não existiu, porque não fazia falta, porque era muito melhor que não fosse marcada.
Quatro grandes golos, 3 grandes pontapés e mais uma grande cabeçada de um grande jogador - tanta letra de slbs e acho que o jogador que tem mais mercado, assim quisesemos, era Falcão. O regresso de Fucile e do sossego e o regresso à liga contra o Guimarães deve ser bem mais complicado. GRANDE, GRANDE SÓ A CLAQUE SEMPRE DE PÉ NA TÁBUA. Saudações Portistas

Dragus Invictus disse...

Foi um jogo tranquilo.

Na primeira parte um Rio Ave mais atrevido, mas nunca sem criar grande perigo.

O FC Porto não fosse Carlos ter defendido bem o penalti de Farias, e não fosse Orlando Sá ter falhado o golo isolado frente a Carlos, poderíamos ter partido para o intervalo com 3 a 0.

Com a entrada de Falcao, Hulk e Guarin, fizemos um fase final de jogo com um ritmo forte e marcamos 3 golos em 10 minutos.

Destaco o nosso meio campo, com Valeri a efectuar o melhor jogo desde que chegou ao Dragão.

Belluchi e Ruben a combinar muito bem.

Grande jogo de Fernando e Maicon.

Addy um jogador muito bom tecnicamente, rápido, mas ainda com falta de entrosamento, e não como o idiota do Valdemar Duarte vaticinou "defende mal".

Valdemar Duarte sempre a dizer Fussile em vez de Fucile, enerva um santo!

Aliás este idiota estava sempre com a "merda" na boca.

Falou do 27 golos marcados de Falcao, mas teve de falar na "merda" do Cardozo pelo meio.

Depois quando a nossa claque começou a cantar o habitual "SLB filhos da puta SLB", sentiu-se ... e disse que o Benfica está sempre em todo o lado... como diz o ditado "quem não sente não é filho de boa gente" e ele é mesmo filho....

Mais uma transmissão à lá TVI.

Rage disse...

Não foi um grande jogo, como já se previa, mas deu para perceber que a nossa equipa esta numa fase mais confiante e unida. Não podemos pedir exibições de gala quando não lutamos por muito, embora ache que mesmo com as roubalheiras encornadas mas sem túneis pelo meio estaríamos a disputar taco a taco este campeonato. Vamos lá ver se os Benfiquistas de tão embalados com o título não escorregam em Coimbra e vêem o Braga a morder-lhes os calcanhares.
Há já algum tempo que uma duvida me persegue….Não sei se prefiro um Benfica campeão e o Porto no segundo lugar com uma forte possibilidade de o Prof. Jesualdo continuar ou ficar em 3.º com o Braga em primeiro com uma clara aposta num novo treinador e uma limpeza de balneário.


Cumprimentos

pois disse...

Rage,
Percebo a tua questão más há uma dúvida que nunca tenho, nunca prefiro um slb em primeiro lugar - porque ser campeão é outra estória...