sexta-feira, 16 de abril de 2010

"O FC Porto é o reino da organização e daí para baixo estão os outros" Jorge Valdano


Ao FC Porto é lhe reconhecido internacionalmente, os pergaminhos na excelência da gestão desportiva.
Em termos de gestão de futebol e modalidades, medicina desportiva, formação, somos hoje um clube modelo a nível mundial.


Os detractores tentaram denegrir a nossa imagem, mas em vão.

Somos o melhor clube do mundo, porque temos o melhor gestor desportivo do mundo, de seu nome Jorge Nuno Pinto da Costa, que desde 17 de Abril de 1982 gere este clube de forma exemplar.
É um líder carismático, e fez se sempre acompanhar em todas as áreas da gestão desportiva de pessoas com altas competências, tais como Teles Roxo, Pedroto, Prof. Hermâni Gonçalves, Dr. Domingos Gomes, Dr. José Carlos Esteves, Dr. Nélson Puga, Rodolfo Moura, José Mario, José Luís, Prof. Jorge Araújo, Alberto Babo, António Livramento, Ílidio Pinto, Antero Henrique, Reinaldo Teles, Luís Castro, Urgel Martins, Artur Jorge, Ivic, Robson,Mourinho, Prof. Jesualdo Ferreira entre muitos outros, que sob a sua direcção escreveram páginas de glórias na história do clube.

Teve sempre o condão de contratar os melhores futebolistas, mediante as limitações financeiras do nosso clube, e valorizar esses activos.
Jogadores como Emerson, Futre, Madjer, Jardel, Lucho, Licha, Deco, Bosingwa, Maniche, Costinha, Derlei, Paulo Ferreira, Zahovic, Drulovic, Anderson e muitos mais, são o exemplo disso.
Nas modalidades também escolheu sempre atletas de eleição, tais como Victor Hugo, Pedro Alves, Paulo Alves, Franklin, Carlos Realista, Tó Neves, Pedro Gil, Reinaldo Ventura, Filipe Santos, Eddo Boch, Paulo Pinto, Nuno Marçal, Jared Miller, Carlos Resende, Filipe Mota, Petric, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Adérito Chaves, Teresa Figueiras, Daniel Sanchez, entre muitos outros.

São várias as individualidades mundiais a confirmar esta evidência, que só os cegos não querem ver.

Ancelotti esta época disse na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Chelsea "O F.C. Porto é como as melhores equipas inglesas"

Mas este grande treinador italiano não é o primeiro a elogiar a qualidade do nosso grandioso clube...recordemos então:

Lennart Johansson, Antigo Presidente da Uefa

"O futebol português sempre foi dominado por três clubes: dois de Lisboa, o Benfica e o Sporting, e um do Porto o F.C. do Porto. Desde que se tornou presidente em Abril de 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa conseguiu treze títulos de Campeão Nacional, oito taças de Portugal e treze Supertaças. O mapa do futebol foi virado de pernas para o ar. O domínio dos clubes lisboetas foi apagado.

E se acrescentarmos a este resultados duas Taças dos Campeões Europeus, uma Intercontinental (talvez duas brevemente), Uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia, podemos facilmente concluir que o mapa do futebol europeu está a deslocar-se para Sudoeste.

Jorge Nuno Pinto da Costa é verdadeiramente um homem de excepção. Na família do futebol, o seu carisma, a sua personalidade poderosa e a sua singular argúcia geraram controvérsia, mas, acima de tudo, uma enorme admiração. O F.C. do Porto sempre foi a sua prioridade. Ele pertence verdadeiramente ao restrito grupo dos grandes criadores de impérios, ao escasso número de grandes presidentes, juntamente com algumas lendas do futebol das gerações passadas, como Santiago Bernabeu e Ângelo Moratti."

Joseph Blatter, Presidente da FIFA em 16 de Fevereiro de 2006

O presidente da FIFA surpreendeu o presidente do FC Porto ao aproveitar a presença deste em Zurique para lhe entregar as insígnias da FIFA em ouro. Um gesto que deixou sensibilizado o mais bem sucedido dirigente desportivo português

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, aproveitou a presença de Pinto da Costa na reunião do Comité de Organização do Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu na FIFA House, em Zurique, para surpreender o presidente do FC Porto com a atribuição das insígnias do organismo que tutela o futebol a nível mundial em ouro maciço. Numa cerimónia curta e informal, realizada antes do início da reunião, Blatter proferiu algumas palavras de circunstância, destacando o contributo de Pinto da Costa para o desenvolvimento da modalidade e o seu papel como dirigente a nível europeu, antes de proceder à entrega das insígnias da FIFA em ouro ao presidente portista.

O gesto do dirigente máximo da FIFA não deixou o dirigente do FC Porto indiferente, até porque a homenagem decorreu na presença de algumas figuras distintas do futebol mundial como são os casos de Viacheslav Koloskov, presidente da Federação Russa de Futebol, e Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. "Trata-se de uma distinção que muito me honra", referiu. "Estou feliz, foi uma surpresa bonita do senhor Joseph Blatter", acrescentou já no final da reunião. A homenagem de Blatter, que se estendeu a José Maria Aguilar, presidente do River Plate, não estava prevista na agenda do dia, que seria preenchida pela reunião do Comité de Organização do Campeonato do Mundo de Clubes.


Christian Constantin, presidente do FC Sion.

"O modelo a seguir é o FC Porto. O clube não está situado na capital de Portugal, não dispõe de meios financeiros para competir com os clubes ingleses, espanhóis ou italianos e todas as épocas é obrigado a vender alguns dos seus melhores jogadores mas continua competitivo na Liga dos Campeões. Aprecio bastante o trabalho deles. É muito bem feito.""


Didier Deschamps, treinador do Marselha
O Jogo; 08/07/2009

Já na altura (final da Liga dos Campeões, que perdeu contra o FC Porto, quando orientava o Mónaco) o FC Porto tinha inúmeros jogadores de qualidade, como Maniche, Deco, Carvalho, Derlei, Costinha, por exemplo. Hoje, o FC Porto continua a ser uma fábrica de bons jogadores. Trabalham imenso na prospecção e na formação e isso dá os seus frutos.

"Com certeza que têm bons jogadores no plantel, mas não nos podemos esquecer que vivemos num quadro económico que nos impede de realizar os nossos sonhos todos. O presidente do FC Porto sabe o que tem. É uma pessoa com 'metier', muita experiência, duro a negociar."

Jorge Valdano, ex-director desportivo do Real Madrid
O Jogo 24/05/2008

"Não me surpreende que uma boa gestão termine a conseguir bons resultados desportivos. É impossível uma equipa competitiva dentro de um clube desorganizado. O FC Porto é o reino da organização e daí para baixo estão os outros."

Sergei Iuran
2/2008 A Bola

"No Dragão há disciplina e rigor. No Benfica não há espírito de união e alguns jogadores só pensam em dinheiro

No FC Porto sente-se o espírito de família. Quando a união é uma realidade no dia-a-dia o sucesso está quase sempre garantido. E aí o FC Porto não dá hipóteses à concorrência

Quando estive nas Antas, o presidente deslocava-se ao balneário inúmeras vezes para falar com os jogadores, incentivando e apoiando ao máximo o plantel.

No dia que cheguei ao Porto, Pinto da Costa disse-me: «neste clube todos trabalham com o objectivo de ganhar e só depois estão autorizados a pensar em dinheiro. Se tens esse espírito, muito bem, és bem-vindo. Tens dois dias para pensar nisso e só depois assinas contrato». É esta a diferença entre FC Porto e Benfica."

Ivic
2/2008 O Jogo

"O FC Porto tem uma estabilidade criada pelo seu presidente. O Benfica já experimentou várias direcções e inúmeros treinadores e isso só tem perturbado a equipa. Os presidentes são como os jogadores e, como Pinto da Costa, não há igual na Europa. Ele sabe escolher os jogadores, formando uma equipa forte, e pegar num simples treinador e fazer dele um técnico de classe mundial. Exemplos não faltam."

Camacho, ex. treinador do Benfica
3/12/2007

Se queremos demonstrar que somos uma grande equipa, temos de procurar uma vitória depois da derrota», afirmou o técnico espanhol, utilizando como exemplo a seguir o FC Porto: «Demonstrou que é uma grande equipa e nós temos de fazer o mesmo.

Kulkov, ex. jogador do FC Porto e Benfica
31/03/2007

"O presidente era e penso que ainda é muito importante para equipa do FC Porto. O FC Porto tem muita sorte em ter Pinto da Costa.

No FC Porto não há grupos. Há disciplina. É uma família desde o presidente aos empregados. Assim se explicam os títulos nacionais, Liga dos Campeões, Taça UEFA... Pelo contrário, no Benfica, quando lá estive, existiam grupos."

Erwin Staudt, presidente do Estugarda
DN, 11/2007

"O FC Porto tem sucesso na Europa. Mas para o conseguir abriu os horizontes, formou talentos e vendeu-os bem. É uma boa forma de trabalhar

No mundo dos negócios, é muito normal olhar para o que os outros fazem bem e aprender com eles. No futebol, porém, fazer isso parece um sinal de fraqueza. Não é. É um sinal de força", defendeu Staudt a propósito do modelo do FC Porto como exemplo a seguir."

Sir Bobby Robson, O Jogo

"Só o FC Porto sobreviveria na Liga inglesa"


Jorge Nuno Pinto da Costa, prometeu e cumpriu!





2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro Dragus, belo serviço, pena que alguns portistas reflectivos, que se atrevem a dizer, pasma, que o único clube português com prestígio europeu é o Benfica, não venham aqui ler isto. Mas não importa, acho que portistas que dizem isso, não conhecem o F.C.Porto, ou então, a blogosfera permite tanta coisa, nem são portistas.

Um abraço

pois disse...

Caro Dragus,
Como diz Vila Pouca, belo serviço, mas vou ser sincero o que os outros dizem vale-me pouco, o que importa realmente é o que você diz, é oque diz Vila Pouca e o que dizemos todos nós. E o que já festejamos todos e o regalo de ganharmos a Champions e a UEFA e Supertaças e Intercontinentais. E a chatice de levarmos 5 do Arsenal mas estarmos lá e de irmos ganhar à rússia e a qualquer lado.
Na altura que fomos à final da Taça das Taças que ganhou a Juventus sabe Deus como ( e o falecido Zé Beto também) havia uma musica assim:
"O PORTO foi considerado
no europeu com futebol mais bem jogado
até à russia soube ganhar
e na italia também merecia passar
E o Juventus equipa de selecção
estev a tremer com o nosso campeão". Mais coisa menos coisa.
Já nesta altura tremiam os adversários em frente ao PORTO e nós a assistir e a pensar ainda não foi desta. Mas faltava pouco. Porque jogadores como Zé Beto, João Pinto, E. Luis, Jaime Magalhães Sousa, Gomes...não poderiam passar por uma final sem vencer e ficar por aí. E mais o trabalho de J. M. Pedroto muito doente e A. Morais ( que viria a falecer depois) não poderia ficar parado, pelo contrário foi um ponto de partida para O QUE ASSISTIMOS daí para frente. Porque a diferença entre nós e os tais é que assistimos a derrotas, algumas marcantes, mas também assistimos a vitórias todas muito marcantes.